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HP personalizada e Inventário
2 participantes
Página 1 de 1
HP personalizada e Inventário
Eu estou com dúvida em fazer uma barra de vida personalizada na vertical. Já consegui fazer na vertical já consegui fazer personalizada mais não consigo fazer as duas juntas.
E o inventário é um grande problema pra min pois todas engines que eu consegui eu não entendi e por isso não consegui aplicar nos meus jogos, vi diversos tutoriais também e não deu muito certo.
Se alguém conhece algum tutorial que ache bom, ou uma engine prática de inventário por favor mandem pra min.
Abraço.
E o inventário é um grande problema pra min pois todas engines que eu consegui eu não entendi e por isso não consegui aplicar nos meus jogos, vi diversos tutoriais também e não deu muito certo.
Se alguém conhece algum tutorial que ache bom, ou uma engine prática de inventário por favor mandem pra min.
Abraço.
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Re: HP personalizada e Inventário
Para o inventário baixe essa engine :
Engine por Jiraya
Exporte os scripts da engine e importe no seu jogo, crie um objInv, nele coloque no Create :
No Global Left Press :
No Global Right Press :
E Por final NESSE OBJETO coloque no draw :
Agora crie um objeto Uva :
No create :
Vá em Add Event > Other > User Defined 0 :
Por final vá no objeto player e coloque na colisão com o objeto Uva ou no step com alguma condição e coloque :
Está pronto seu inventário. Ps : Precisa possuir um objeto para cada item que você quer criar, mas todas as imagens deles podem estar na mesma imagem, pois basta você mudar o image_single para 1 ou 2...
Engine por Jiraya
Exporte os scripts da engine e importe no seu jogo, crie um objInv, nele coloque no Create :
- Código:
mochila=inv_create(5,2);//cria um inventário com 5 slots na horizontal e 2 na vertical
inv_set_grid_size(mochila,32,32); //32 é o tamanho de cada quadro do inventário, pode mudar, mas repare que no jogo os slots mudam o tamanho.
No Global Left Press :
- Código:
if (inv_catch(mochila,"Uva"))//checa se clicou no item Uva
{
if (show_question("Comer Uva?"))
{
inv_item_delete(mochila,"uva",1);//delete 1 item Uva do inventário
hp+=5
show_message("Você recuperou 5hp");
break;
};
}
No Global Right Press :
- Código:
//você pode usar a função inv_catch para checar se o mouse esta em cima do item
if (inv_catch(mochila,"Uva"))//checa se clicou no item Uva
{
if (show_question("Destruir Uva?"))
{
inv_item_delete(mochila,"Uva",1);
break;
};
}
E Por final NESSE OBJETO coloque no draw :
- Código:
draw_sprite(spr_Inv,-1,view_xview+5,view_yview+5)
inv_draw(mochila,10,10);//desenha o inventorio na tela
//desenha as barras de hp/mp
Y=10+inv_get_height(mochila)+2;
draw_healthbar(10,Y+3,10+inv_get_width(mochila),Y+8,hp,c_black,c_red,c_red,0,1,1);
draw_healthbar(10,Y+13,10+inv_get_width(mochila),Y+18,mp,c_black,c_blue,c_blue,0,1,1);
//===
Agora crie um objeto Uva :
No create :
- Código:
image_single=0; //Esse comando serve como o image_index=0 e image_speed=0 juntos, o 0 é o número da imagem em uma sprite
name="Uva"//O nome do objeto (isso é muito importante)
Vá em Add Event > Other > User Defined 0 :
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("F")){
if (!inv_place_free(objInv.mochila,"Uva"))exit;//checa se tem espaço para o Uva
inv_add(objInv.mochila,sprite_index,image_index,"Uva",1);//adiciona 1 Uva no inventario
instance_destroy();
}
Por final vá no objeto player e coloque na colisão com o objeto Uva ou no step com alguma condição e coloque :
- Código:
with(other)event_user(0)
Está pronto seu inventário. Ps : Precisa possuir um objeto para cada item que você quer criar, mas todas as imagens deles podem estar na mesma imagem, pois basta você mudar o image_single para 1 ou 2...
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