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Como fazer uma HUD personalizada?
4 participantes
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Como fazer uma HUD personalizada?
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
o que é um hud???
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
É um placar!
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
HUD,pelo q eu saiba, são os marcadores que aparecem na tela,como por exemplo... energia,vida, tempo....
Tudo o q está na tela indicando ou contando algo.
( É isso,né? XD )
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
Mais ou menos isso SIGLISO!
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
ai vc precisa gravar tudo ne uma variavel global...
ex:
EDIT:
esse tutorial é para fazer uma esecie de placar!
ex:
- Código:
global.pontos = score
global.vidas = número de vidas
global.nome = "nome da fase"
global.tempo = tempo
- Código:
draw_text(x,y,'tempo: ' + string(global.tempo))
draw_text(x,y+22,'nome da fase: ' + string(global.nome))
draw_text(x,y+44,''vidas: ' + string(global.vidas))
draw_text(x,y+66,'total de pontos: ' + string(global.pontos))
EDIT:
esse tutorial é para fazer uma esecie de placar!
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
Poderia explicar dereito?
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
makgamer escreveu:ai vc precisa gravar tudo ne uma variavel global...
ex:ai cria uma room chamada hud cria um objeto e poem no draw dele:
- Código:
global.pontos = score
global.vidas = número de vidas
global.nome = "nome da fase"
global.tempo = tempoentendeu?
- Código:
draw_text(x,y,'tempo: ' + string(global.tempo))
draw_text(x,y+22,'nome da fase: ' + string(global.nome))
draw_text(x,y+44,''vidas: ' + string(global.vidas))
draw_text(x,y+66,'total de pontos: ' + string(global.pontos))
EDIT:
esse tutorial é para fazer uma esecie de placar!
Super Games, se você quiser eu explico:
Bom no começo, como você deve saber, ele mostrou um jeito de guardar os valores de cada ítem que conterá na sua HUD, por exemplo, se nela conter pontos, você cria uma variável no create que guardará os pontos, se tiver energia, uma variável para a energia e assim sucessivamente.
Depois vem uma parte um pouquinho mais complicada, que é para desenhar os valores na tela. Para isso, usamos o evento draw e suas funções.
A mais utilizada para isso é a função draw_text que como o próprio nome diz, desenha um texto na tela no lugar que você quiser. A estrutura desse código é assim:
draw_text(x,y,string)
É bem básica. O x e y como você deve saber é a posição, e na string você coloca o que vai ser desenhado nessa posição. Pode ser um texto, um valor de uma variável, ou os dois juntos.
Se for um texto, deve-se colocá-lo entre aspas. Se for uma variável, deve-se colocar string(nome da variavel). Se for os dois, pode usar os atributos acima, mas deve-se colocar o sinal de mais (+) entre eles para que não haja erros.
Espero que tenha explicado o suficiente.
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
Sei ja disso souzalucasjose!O Que eu quero é saber em que objeto coloca isso e onde coloca os codico(Em qual Evento)
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Re: Como fazer uma HUD personalizada?
cria um objeto e poem isso no create e no draw!
onde define as variaveis se poem no create e os draw_text no draw!
onde define as variaveis se poem no create e os draw_text no draw!
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