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Save/Load
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Save/Load
Tive a testar as funções de save e load do GM e devo dizer que gostei muito delas gravam praticamente tudo, uma coisa que reparei que não guardavam era o sistema de particulas, como gravar o sistema de particulas, com as funções de save ou load do gm, ou simplesmente como gravar o jogo com o sistema de particulas...
Trimaster- Data de inscrição : 01/09/2012
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Re: Save/Load
vc tem algum Objeto que cria um 'Sistema' , e quando vc Recarrega o jogo salvo o 'Sistema de particulas não aparece , é isso?
ou os atributos do Tipo de particula que vc criou não são salvos?
tente por alguma Condição de alguma variável global para poder
"criar o efeito" ou não.
ou os atributos do Tipo de particula que vc criou não são salvos?
tente por alguma Condição de alguma variável global para poder
"criar o efeito" ou não.
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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Re: Save/Load
eu crio o sistema no evento creat e depois com as variaveis faço o emiter no step, axo que tou a ver o problema, o load carrega o ficheiro mas o objeto não executa o evento creat pq ele já foi executado uma vez quando o bojeto fora criado, deve ser por isso???
Soluções???
Soluções???
Trimaster- Data de inscrição : 01/09/2012
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Re: Save/Load
Bem olá faz o seguinte:
no ev keyboard press letra S (por exemplo) metes
este codigo serve para gravar o jogo com a extenção continuacao.sav
e depois para tens de recarregar o jogo faz o seguinte:
no ev keyboard press l (por exemplo )
esto é se existir um ficheiro com a extenção continuacao.sav ele vai carregalo e executar o codigo do sistema de particulas.
simples
Espero ter ajudado
no ev keyboard press letra S (por exemplo) metes
- Código:
game_save("continuacao.sav")
este codigo serve para gravar o jogo com a extenção continuacao.sav
e depois para tens de recarregar o jogo faz o seguinte:
no ev keyboard press l (por exemplo )
- Código:
if (file_exists("continuacao.sav")){
game_load("continuacao.sav")
//o codigo que metes-te no creat para criares as particulas
}
esto é se existir um ficheiro com a extenção continuacao.sav ele vai carregalo e executar o codigo do sistema de particulas.
simples
Espero ter ajudado
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: Save/Load
Não necessariamente, pois assim daria erro, você provalvemente usa uma variável para a PT, nesse caso ele reportaria um erro que a variável não existe, uma solução seria usar antes de salvar, um:
Flw's!
- Código:
alarm[0]=1 game_save(file)
Flw's!
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: Save/Load
eae obrigado
@Kadini
Funciona na perfeição:
o codigo que usei foi este para carregar
@Thiago_o_programador:
Obrigada tambem, uma pergunta tu escreveste acima "pois assim daria erro" que tipo de erro pode dar está a funcionar na perfeição ???
EDIT: tive a fazer mais uns teste e ambos fazem a mesma coisa, ha des testar tas a jogar tipo a direito e gravas e depois mais a frente o jogo fica cheiro de efeitos particulas a virem de outros objetos, depois fazes load e o jogo carrega naquela parte a direito mas o sistema de particulas que tem lifes ainda está em cena pois as pasticulas ficaram com vida....
e ambos os codigos acontece isso
@Kadini
Funciona na perfeição:
o codigo que usei foi este para carregar
- Código:
if (file_exists("continuacao.sav")){
game_load("continuacao.sav")
scr_sys_particle_2()
}
@Thiago_o_programador:
Obrigada tambem, uma pergunta tu escreveste acima "pois assim daria erro" que tipo de erro pode dar está a funcionar na perfeição ???
EDIT: tive a fazer mais uns teste e ambos fazem a mesma coisa, ha des testar tas a jogar tipo a direito e gravas e depois mais a frente o jogo fica cheiro de efeitos particulas a virem de outros objetos, depois fazes load e o jogo carrega naquela parte a direito mas o sistema de particulas que tem lifes ainda está em cena pois as pasticulas ficaram com vida....
e ambos os codigos acontece isso
Trimaster- Data de inscrição : 01/09/2012
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Re: Save/Load
bem tive a ver e basta fazeres o seguinte:
depois de fazer o load tens de destruir as particulas e crialas logo a seguir, e para isso usa a função part_system_destroy()
ficando algo deste genero:
acho que é isto
provalvemlemte vai persisar de uzar este codigo caso o sistema de particulas estiver em outros objetos
depois de fazer o load tens de destruir as particulas e crialas logo a seguir, e para isso usa a função part_system_destroy()
ficando algo deste genero:
- Código:
if (file_exists("continuacao.sav")){
game_load("continuacao.sav")
part_system_destroy(ini);
//sitema particulas
}
acho que é isto
provalvemlemte vai persisar de uzar este codigo caso o sistema de particulas estiver em outros objetos
- Código:
if(instance_exists(objeto que tem o sistema)){// o codigo para apagar o sistema }
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: Save/Load
valeu mano é mesmo isso... bem obrigado
Trimaster- Data de inscrição : 01/09/2012
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Re: Save/Load
uma pergunta tu escreveste acima "pois assim daria erro" que tipo de erro pode dar está a funcionar na perfeição ???
Veja só, tu dissestes antes que talvez o GM não carregasse as configurações originais do create, mas veja só, você provalvemente usa:
- Código:
var=part_system_create()
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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