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Eventos dos Objetos
5 participantes
Página 1 de 1
Eventos dos Objetos
Boa Noite,
Gostaria que alguém explicasse para mim quando cada evento dos objetos e disparado.
Gostaria que alguém explicasse para mim quando cada evento dos objetos e disparado.
Re: Eventos dos Objetos
Aqui está a descrição dos eventos:
Create Event (Evento de Criação): Quando o objeto for criado que vão acontecer certas ações.
Destroy Event (Evento de Destruição): As ações acontecerão quando o objeto for destruído. Para ser mais preciso, depois de ser destruído.
Alarm Events (Eventos de Alarmes): Há dois “relógios”. O alarme é como um contador. Você determina quantos passos ele terá (30 passos por segundo), 100, por exemplo. Então quando o “contador” chegar a 0, vai acontecer as ações que estão no alarme que você definiu. Veja o exemplo abaixo.
Uma bomba, por exemplo. Quando ela for criada, ela começará com 280 passos (cerca de 9 segundos, sendo 30 passos por segundo). E quando chegar a 0, irá para as ações do alarme 0.
Quando o contador chegar a 0, as ações do alarme 0 serão efetuadas, como mostra abaixo.
O mesmo se aplica a inimigos ou coisas assim. Quando chegar a determinado tempo do jogo (30 segundos por exemplo) irá criar inimigos mais potentes.
Step Events (Eventos de Passo): Este evento acontece quando o jogo estiver rodando. Aqui você coloca as ações que serão executadas continuamente. Por exemplo: Você pode colocar uma ação para criar fumaça. Então quando o objeto estiver “vivo” a fumaça sempre estará ativa. Basicamente as três funções são iguais. Mas incentivamos você a usar o evento Step.
Collision Events (Eventos de Colisão): Quando duas instâncias colidirem. Mais especificamente os sprites. Então, quando este objeto colidir com o outro que você definir, ele executará as ações. Quando você clica neste evento, aparecerá um menu com os objetos que você deseja que quando colidir, faça tal coisa.
Keyboard events (Eventos de Teclado): Quando a pessoa aperta uma tecla, as ações são realizadas. Mas você pode definir se vai ser Key Press, Key Release, ou Keyboard.
Key Press: Acontece quando a tecla for pressionada uma vez. Daí a pessoa deve apertar várias vezes para as ações serem rezlizada.
Key Release: Acontece quando a pessoa solta a tecla depois de apertá-la.
Keboard: São as teclas normais. Se a pessoa deixar a tecla apertada, as ações serão realizadas várias vezes.
Mouse events (Eventos do Mouse): As três mesmas coisas que o teclado. Só que estes eventos só acontecem se o botão for pressionado em cima do objeto (do sprite dele). Mas se você não quiser isso, é só escolher Global mouse. E é possível também, definir botões de Joystick.
Other events (Outros Eventos): Estes eventos acontecem quando determinadas coisa no jogo todo acontece.
Outside Room: Acontece quando a instância sai da tela do jogo. É um bom momento para destruí-la.
Intersect Boundary: Acontece quando o objeto alcança o limite da fase.
Views: São ações usadas nas visões de suas fases. Estes eventos acontecem quando o objeto está dentro de uma visão ou no limite dela.
Game Start: Acontece quando o jogo começa.
Game End: Acontece quando o jogo termina.
Room start: Acontece quando o objeto entra em uma fase nova.
Room end: Acontece quando o objeto sai de uma fase.
No more lives: O Game Maker tem um sistema de vidas. Então quando as vidas acabarem as ações serão executadas.
No more health: O Game Maker tem um sistema de saúde. Então quando a saúde acabar as ações serão realizadas.
Animation end: Acontece quando a animação do sprite correspondente chegar ao fim.
End of path: Acontece quando o objeto termina um caminho.
Close Button: Acontece quando a pessoa clica o botão do jogo.
User defined: Você determina o que irá acontecer com uma peça de código.
Draw event (Evento de Desenho): As ações são executadas instantaneamente. Você coloca o que quiser que desenhe na tela.
[url=afingamemaker.blogspot.com.br]aqui[/url]
Create Event (Evento de Criação): Quando o objeto for criado que vão acontecer certas ações.
Destroy Event (Evento de Destruição): As ações acontecerão quando o objeto for destruído. Para ser mais preciso, depois de ser destruído.
Alarm Events (Eventos de Alarmes): Há dois “relógios”. O alarme é como um contador. Você determina quantos passos ele terá (30 passos por segundo), 100, por exemplo. Então quando o “contador” chegar a 0, vai acontecer as ações que estão no alarme que você definiu. Veja o exemplo abaixo.
Uma bomba, por exemplo. Quando ela for criada, ela começará com 280 passos (cerca de 9 segundos, sendo 30 passos por segundo). E quando chegar a 0, irá para as ações do alarme 0.
Quando o contador chegar a 0, as ações do alarme 0 serão efetuadas, como mostra abaixo.
O mesmo se aplica a inimigos ou coisas assim. Quando chegar a determinado tempo do jogo (30 segundos por exemplo) irá criar inimigos mais potentes.
Step Events (Eventos de Passo): Este evento acontece quando o jogo estiver rodando. Aqui você coloca as ações que serão executadas continuamente. Por exemplo: Você pode colocar uma ação para criar fumaça. Então quando o objeto estiver “vivo” a fumaça sempre estará ativa. Basicamente as três funções são iguais. Mas incentivamos você a usar o evento Step.
Collision Events (Eventos de Colisão): Quando duas instâncias colidirem. Mais especificamente os sprites. Então, quando este objeto colidir com o outro que você definir, ele executará as ações. Quando você clica neste evento, aparecerá um menu com os objetos que você deseja que quando colidir, faça tal coisa.
Keyboard events (Eventos de Teclado): Quando a pessoa aperta uma tecla, as ações são realizadas. Mas você pode definir se vai ser Key Press, Key Release, ou Keyboard.
Key Press: Acontece quando a tecla for pressionada uma vez. Daí a pessoa deve apertar várias vezes para as ações serem rezlizada.
Key Release: Acontece quando a pessoa solta a tecla depois de apertá-la.
Keboard: São as teclas normais. Se a pessoa deixar a tecla apertada, as ações serão realizadas várias vezes.
Mouse events (Eventos do Mouse): As três mesmas coisas que o teclado. Só que estes eventos só acontecem se o botão for pressionado em cima do objeto (do sprite dele). Mas se você não quiser isso, é só escolher Global mouse. E é possível também, definir botões de Joystick.
Other events (Outros Eventos): Estes eventos acontecem quando determinadas coisa no jogo todo acontece.
Outside Room: Acontece quando a instância sai da tela do jogo. É um bom momento para destruí-la.
Intersect Boundary: Acontece quando o objeto alcança o limite da fase.
Views: São ações usadas nas visões de suas fases. Estes eventos acontecem quando o objeto está dentro de uma visão ou no limite dela.
Game Start: Acontece quando o jogo começa.
Game End: Acontece quando o jogo termina.
Room start: Acontece quando o objeto entra em uma fase nova.
Room end: Acontece quando o objeto sai de uma fase.
No more lives: O Game Maker tem um sistema de vidas. Então quando as vidas acabarem as ações serão executadas.
No more health: O Game Maker tem um sistema de saúde. Então quando a saúde acabar as ações serão realizadas.
Animation end: Acontece quando a animação do sprite correspondente chegar ao fim.
End of path: Acontece quando o objeto termina um caminho.
Close Button: Acontece quando a pessoa clica o botão do jogo.
User defined: Você determina o que irá acontecer com uma peça de código.
Draw event (Evento de Desenho): As ações são executadas instantaneamente. Você coloca o que quiser que desenhe na tela.
[url=afingamemaker.blogspot.com.br]aqui[/url]
Re: Eventos dos Objetos
luiz_eldorado escreveu:'-' Olha que eu achei googlando: here. Cara, pra isso serve o GOOGLE
Eu sei que tem o google. MAS, SE A FUNÇÃO DO FORÚM É ESSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Re: Eventos dos Objetos
Postar uma pergunta no fórum é o último recurso, primeiro você deve pesquisar no Google, no fórum (apesar de que, pesquisando no Google, você já está pesquisando no fórum), pesquisar em inglês, perguntar aos seus amigos nerds que fazem jogos,Diego Moreno escreveu:Eu sei que tem o google. MAS, SE A FUNÇÃO DO FORÚM É ESSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
#PS: Não quero fazer uma discussão xD
Re: Eventos dos Objetos
luiz_eldorado escreveu:Postar uma pergunta no fórum é o último recurso, primeiro você deve pesquisar no Google, no fórum (apesar de que, pesquisando no Google, você já está pesquisando no fórum), pesquisar em inglês, perguntar aos seus amigos nerds que fazem jogos,Diego Moreno escreveu:Eu sei que tem o google. MAS, SE A FUNÇÃO DO FORÚM É ESSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!perguntar por MP (no, no), ver tutoriais, e por último, postar uma pergunta no fórum (se não achar nada é claro).
#PS: Não quero fazer uma discussão xD
A forma que cada um escolhe para sanar suas dúvidas é algo pessoal.
E, também o assunto desse tópico não é esse, e já fui respondido sobre o que eu queria. Então é melhor encerrar essa discussão aqui, pois, cada um tem o seu ponto de vista, e os moderadores pode não achar bom fazer isso.
Re: Eventos dos Objetos
Eu não me queria estar a meter mas, Diego, fizeste poluição do forum, o que tu fizes-te foi simples mente isso, e depois ainda defendes como sendo a atitude certa????!!!
Eu acho que a função do forum é ENSINAR a arte de programar no game maker, e para isso casa usuario registado pelo menos deveria ver os tutoriais do FORUM, isso supostamente é o minimo pedido, acho eu..
se tivesses feito isso este topico agora não estava cá, pensa nisto
Diego Moreno escreveu:
Eu sei que tem o google. MAS, SE A FUNÇÃO DO FORÚM É ESSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu acho que a função do forum é ENSINAR a arte de programar no game maker, e para isso casa usuario registado pelo menos deveria ver os tutoriais do FORUM, isso supostamente é o minimo pedido, acho eu..
se tivesses feito isso este topico agora não estava cá, pensa nisto
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: Eventos dos Objetos
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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