GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

5 participantes

Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por vinians Sáb 27 Mar 2010, 00:08

Nome Ordem dos Eventos
Plataforma Geral
Descricao Tutorial sobre a ordem exata dos principais eventos do Game Maker.
NivelIniciante
EVENTOS
Como todos sabemos, o Game Maker é um criador de jogos orientado a Eventos.
Muitos desses eventos são bem simples de entender porque acontecem imediatamente após algum fator externo como Moventação e Click do Mouse, ou de alguma coisa importante como o Fim de uma Animação (Animation END), fim de uma path (End Of Path) etc.
Porém existem Eventos que são disparados por fatos da própria Engine como o Evento CREATE, o STEP, o DRAW etc. Saber a ordem EXATA disso é muito importante quando estamos criando algum projeto/game mais avançado.
Quantas vezes por exemplo você já tentou inicializar alguma coisa no Evento Game Start e depois deu problema no Evento Create dizendo que uma variável não tinha sido definida??? Isso é porque ao contrário do que parece o Evento CREATE acontece ANTES do evento Game Start!!.
Esse tutorial é um resumo gráfico dos principais Eventos de Engine do GM. Na figura abaixo, resumi esses Eventos pra que você tenha conhecimento exato do que está acontecendo em seu jogo veja:
[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos OrdemdosEventos

Os outros Eventos como No More Lives, Outside Room, Intersect Bondary etc só acontecem quando ocorrem fatos especiais que os desencadeia.
Então é isso ai, boa sorte na criação do seu game!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 20 Jul 2011, 15:26

Oi vinians! Uma pergunta... os eventos de teclado, o Key Release não é conferido antes do Key Press?? Achava que a ordem era Key normal, depois release depois press...

Valeu!blz
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por .:Allison:. Qua 20 Jul 2011, 15:31

Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.
.:Allison:.
.:Allison:.

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 630
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 14 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://clubmaker.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por Mr.Brum Qua 20 Jul 2011, 15:36

.:Allison:. escreveu:Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.

E entre os dois que vc citou , fica o key_check , pois após pressionar será verificado se o usuário mantém o botão pressionado ou se liberou ele!

então fica assim:

PRESSED
CHECK
RELEASED
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 20 Jul 2011, 15:39

.:Allison:. escreveu:Não, key_pressed é execultado antes, pois ele checa se foi pressionado e key_release checa se foi solto, como que ele vai chegar se foi solte se ainda nem foi pressionado? Então o key_pressed é primeiro e depois o key_release.

Do seu ponto de vista então como ele checa se há algo pressionado (Key Normal) se ainda não foi pressionado? (Key Press)

A ordem não é necessariamente de acordo como deveria. Se num mesmo passo fosse possível fazer um key press e um key release em seguida, serão dois eventos executando juntos, concorda?

mrbrum22 escreveu:
E entre os dois que vc citou , fica o key_check , pois após pressionar será verificado se o usuário mantém o botão pressionado ou se liberou ele!

então fica assim:

PRESSED
CHECK
RELEASED

Não sei dizer, acho que não. Se fosse assim haveriam dois eventos executando de uma só vez, seriam o pressed ou o released executando juntos com o check...
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por Mr. Kaleb Qua 20 Jul 2011, 16:30

Mais o pressed é checado primeiro porque a ação ocorre uma única vez. Se você colocar assim:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_left)
{x-=5}
Ele vai andar esse 5 pixels e vai parar. Vai ter que ficar apertando.
Mr. Kaleb
Mr. Kaleb

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por vinians Qua 20 Jul 2011, 16:42

Amigos, o que ocorre que o evento de teclado funcoina assim.
-Primeiro o Pressed
-Depois o Released.
Entretanto se você mesmo "perguntar" em um Evento STEP vc passa por cima do evento automático, nesse caso a ação ocorre na hora que você checa.
Se você estiver no seu evento STEP e colocar duas checagens, uma para Pressed e outra para Released com certeza essa ordem vai ser seguida. Ou seja, SEMPRE o Pressed acontece antes do RELEASED pois nao é possivel soltar ANTES de pressionar.
So pra reforçar, não confunda a sua checagem manual em um sscript no STEP com o Evento gerado pela engine do GM.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 20 Jul 2011, 17:05

Entendi.

Na verdade o motivo que era a minha dúvida é se era realmente necessário ter havido um evento press para que houvesse um released válido. Por isso a confusão na ordem. No caso do step, claro, é checado na hora.

Porque se fosse, seria bem provável que se eu iniciasse o jogo com uma tecla já pressionada, o primeiro evento released dela não executaria (sei lá), ou algo assim.

Obrigado pela explicação!
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos Empty Re: [XCREATOR] Tutorial sobre o Funcionamento dos Eventos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos