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A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
GRÁFICOS: Este é o jogo que define o conceito de "pixel art", segundo a wikipédia: "O pixel art é uma forma de arte digital na qual as imagens são editadas a nível de pixels. É criada pintando-se individualmente cada pixel em programas de edição de imagens raster (como o Microsoft Paint ou o Photoshop)."
Nota-se um trabalho esmerado no trabalho pixel a pixel dos sprites e tiles, a combinação de cores é simplesmente perfeita. Impressinante a quantidade de sprites que o jogo possui (e olha que por enquanto eu cheguei apenas ao mundo 4).
A qualidade das animações também são algo que precisa ser mencionado, o Kiiro salta, gira, olha pra cima, se desequilibra, abre o baú, lança bumerange e tudo com sua animação específica. Todos os personagens do jogo tem um ótimas animações, você não fica com aquela impressão de: Eu acho que o autror quiz fazer isto. Não, a todo momento você vê a ação se desenrolar como deveria.
Os gráficos mantém sempre o mesmo estilo, não vemos coisas reaproveitadas de outros jogos já existentes.
Qualidade realmente impressionante, jogue com os olhos bem abertos pra poder perceber todos os pequenos detalhes, afinal devem ter dado muito trabalho e levaram muito tempo para serem produzidos.
SONS: Todas as ações do gameplay tem efeitos sonoros próprios, bem escolhidos por sinal, algumas partes do jogo não tem música ou efeitos, mas essa é uma versão inacabada do jogo, isto é perfeitamente compreensível, na primeira fase do mundo 2 a música não toca. A música é característica da era 8 e 16 bits, muito envolvente e cai como uma luva no game, empolga a música que acompanha a invencibilidade.
CONTROLES: O teclado é usado para executar as ações do game, mas como eu não jogo game de ação no teclado, optei pelo emulador "joytokey", utilizei um joystick de Xbox360, a primeira impressão: Este jogo tem que ter suporte a joystick!
Verdadeiro show jogando com o joystick, o kiro é realmente um rato esperto, é só pressionar o botão que ele faz, parecia até que o comando era mental (no primeiro mundo é claro, depois o bicho pega). Nada de lags ou bugs de colisão tudo fluído e muito dinâmico. Agora com teclado não sei dizer, teste quem quizer, se teclado fosse feito pra jogar, o video game teria sido inventado junto com a máquina de escrever.
GAMEPLAY: Você pode escolher entre os dois personagens, supostamente com a Mizu o jogo é mais fácil, ela usa uma espada e avança sozinha. Se escolher o Kiiro ela vai acompanhá-lo tentando ajudar, é bem engraçado quando ela tenta atingir o inimigo antes da gente e quando estamos sem bumerangue ela quebra o galho matando os bichos. O jogo tem um infinidade de coisas, se eu fosse escrever sobre tudo ninguém ia ler a avaliação de tão comprida. Vou citar o que mais chama a atenção, o resto vocês jogam pra descrobrir. Jogue com Kiiro, é muito mais divertido, os baús espalhados pelo jogo contém diversos itens, inclusive o bumerangue, arma mortal do Kiiro, são vários tipos de bumerangue, além de matar os inimigos eles coletam moedas de lugares inacessíveis. Existem itens pra invecibilidade, vida extra e outros. Existem umas penas douradas no jogo que dão novos poderes, não vou dizer como é, joguem pra decobrir.
As plataformas são um show a parte, tudo muito colorido e você vai encontrar vários tipos durante o jogo, quando acha que já pegou o jeito vem uma fase com tudo novo. O estilo do gameplay é o mais puro arcade. Durante a minha curta existência já joguei alguns milhares de jogos, não me lembro de nenhum jogo que a ação fosse sempre vertical, tinha o Alex kid do mega drive que ia descendo, mas subindo não me lembro. Se alguém se lembrar de um jogo inteiro de ação vertical subindo, me refresque a memória porque me parece ser inédito. Somente um desgosto no Gameplay, o caça níqueis, devo ter puxado aquela alavanca umas 20 vezes e não ganhei nada.
CONCLUSÃO: Este é o tipo de jogo em que vale a máxima: "Se melhorar, estraga." Tudo é perfeito.
No final do ano passado (setembro de 2011) eu estava procurando algo pra fazer, havia me acidentado e tinha que ficar em casa em repouso até o começo de 2012 quando faria uma cirurgia. Resolvi fazer um jogo, eu já estava cansado de jogar, queria saber como era fazer um game. Fui fazer umas pesquisas na internet pra procurar as ferramentas e adivinhem o que tinha na primeira página que eu abri? Isto mesmo, era o projeto deste jogo, as telas postadas no tópico foram a primeira impressão do game maker que eu tive. Me chamou muito atenção a qualidade dos desenhos (sou artista gráfico), decidi na hora: "Vou fazer um jogo com este tal de Game Maker". Alguns meses depois já fiz alguns jogos e já estou até desenvolvendo pro mercado de smartphones.
Um jogo que inspira alguém a tentar algo novo somente pelas imagens, só pode merecer um A. (Isto porque não tem "S" senão seria "Special".
Nota A.
Obs. Alguns podem dizer: Mas o jogo está inacabado. Respondo: Ele é perfeitamente jogável da maneira que se encontra e aproveite pra jogar esta versão, porque se esta é a versão "garagem", a versão full provávelmente você pode ter que pagar pra jogar.
Ia me esquecendo de dar algumas sugestões:
-Deixe a o caça níqueis mais fácil, coloque prêmios em todas as rodadas, senão ninguém vai atrás do bonus.
-Nas fases das bolhas (acho que é o terceiro mundo) com as plataformas elásticas, você poderia fazer um sprite com uma animação curva como estivesse afundando pra aparecer debaixo dos pés do kiiro quando ele tocasse o chão, somente para o jogador entender que tudo ali dá impulso.
-E sem dúvida alguma coloque suporte a joystick, principalmente pelo potencial comercial que o jogo tem.
Nota-se um trabalho esmerado no trabalho pixel a pixel dos sprites e tiles, a combinação de cores é simplesmente perfeita. Impressinante a quantidade de sprites que o jogo possui (e olha que por enquanto eu cheguei apenas ao mundo 4).
A qualidade das animações também são algo que precisa ser mencionado, o Kiiro salta, gira, olha pra cima, se desequilibra, abre o baú, lança bumerange e tudo com sua animação específica. Todos os personagens do jogo tem um ótimas animações, você não fica com aquela impressão de: Eu acho que o autror quiz fazer isto. Não, a todo momento você vê a ação se desenrolar como deveria.
Os gráficos mantém sempre o mesmo estilo, não vemos coisas reaproveitadas de outros jogos já existentes.
Qualidade realmente impressionante, jogue com os olhos bem abertos pra poder perceber todos os pequenos detalhes, afinal devem ter dado muito trabalho e levaram muito tempo para serem produzidos.
SONS: Todas as ações do gameplay tem efeitos sonoros próprios, bem escolhidos por sinal, algumas partes do jogo não tem música ou efeitos, mas essa é uma versão inacabada do jogo, isto é perfeitamente compreensível, na primeira fase do mundo 2 a música não toca. A música é característica da era 8 e 16 bits, muito envolvente e cai como uma luva no game, empolga a música que acompanha a invencibilidade.
CONTROLES: O teclado é usado para executar as ações do game, mas como eu não jogo game de ação no teclado, optei pelo emulador "joytokey", utilizei um joystick de Xbox360, a primeira impressão: Este jogo tem que ter suporte a joystick!
Verdadeiro show jogando com o joystick, o kiro é realmente um rato esperto, é só pressionar o botão que ele faz, parecia até que o comando era mental (no primeiro mundo é claro, depois o bicho pega). Nada de lags ou bugs de colisão tudo fluído e muito dinâmico. Agora com teclado não sei dizer, teste quem quizer, se teclado fosse feito pra jogar, o video game teria sido inventado junto com a máquina de escrever.
GAMEPLAY: Você pode escolher entre os dois personagens, supostamente com a Mizu o jogo é mais fácil, ela usa uma espada e avança sozinha. Se escolher o Kiiro ela vai acompanhá-lo tentando ajudar, é bem engraçado quando ela tenta atingir o inimigo antes da gente e quando estamos sem bumerangue ela quebra o galho matando os bichos. O jogo tem um infinidade de coisas, se eu fosse escrever sobre tudo ninguém ia ler a avaliação de tão comprida. Vou citar o que mais chama a atenção, o resto vocês jogam pra descrobrir. Jogue com Kiiro, é muito mais divertido, os baús espalhados pelo jogo contém diversos itens, inclusive o bumerangue, arma mortal do Kiiro, são vários tipos de bumerangue, além de matar os inimigos eles coletam moedas de lugares inacessíveis. Existem itens pra invecibilidade, vida extra e outros. Existem umas penas douradas no jogo que dão novos poderes, não vou dizer como é, joguem pra decobrir.
As plataformas são um show a parte, tudo muito colorido e você vai encontrar vários tipos durante o jogo, quando acha que já pegou o jeito vem uma fase com tudo novo. O estilo do gameplay é o mais puro arcade. Durante a minha curta existência já joguei alguns milhares de jogos, não me lembro de nenhum jogo que a ação fosse sempre vertical, tinha o Alex kid do mega drive que ia descendo, mas subindo não me lembro. Se alguém se lembrar de um jogo inteiro de ação vertical subindo, me refresque a memória porque me parece ser inédito. Somente um desgosto no Gameplay, o caça níqueis, devo ter puxado aquela alavanca umas 20 vezes e não ganhei nada.
CONCLUSÃO: Este é o tipo de jogo em que vale a máxima: "Se melhorar, estraga." Tudo é perfeito.
No final do ano passado (setembro de 2011) eu estava procurando algo pra fazer, havia me acidentado e tinha que ficar em casa em repouso até o começo de 2012 quando faria uma cirurgia. Resolvi fazer um jogo, eu já estava cansado de jogar, queria saber como era fazer um game. Fui fazer umas pesquisas na internet pra procurar as ferramentas e adivinhem o que tinha na primeira página que eu abri? Isto mesmo, era o projeto deste jogo, as telas postadas no tópico foram a primeira impressão do game maker que eu tive. Me chamou muito atenção a qualidade dos desenhos (sou artista gráfico), decidi na hora: "Vou fazer um jogo com este tal de Game Maker". Alguns meses depois já fiz alguns jogos e já estou até desenvolvendo pro mercado de smartphones.
Um jogo que inspira alguém a tentar algo novo somente pelas imagens, só pode merecer um A. (Isto porque não tem "S" senão seria "Special".
Nota A.
Obs. Alguns podem dizer: Mas o jogo está inacabado. Respondo: Ele é perfeitamente jogável da maneira que se encontra e aproveite pra jogar esta versão, porque se esta é a versão "garagem", a versão full provávelmente você pode ter que pagar pra jogar.
Ia me esquecendo de dar algumas sugestões:
-Deixe a o caça níqueis mais fácil, coloque prêmios em todas as rodadas, senão ninguém vai atrás do bonus.
-Nas fases das bolhas (acho que é o terceiro mundo) com as plataformas elásticas, você poderia fazer um sprite com uma animação curva como estivesse afundando pra aparecer debaixo dos pés do kiiro quando ele tocasse o chão, somente para o jogador entender que tudo ali dá impulso.
-E sem dúvida alguma coloque suporte a joystick, principalmente pelo potencial comercial que o jogo tem.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Valew pela avaliação cara! Fico muito feliz em saber que o Kiiro pôde te ajudar de alguma forma, servindo como inspiração para que iniciasse seus trabalhos na área de games.
Na época em que produzia esse game nada conseguia tirar meu ânimo, cada fase, detalhe foi feito com total dedicação pois eu acreditava de verdade que haveria retornos positivos. O fato de eu ter perdido o projeto apenas serviu como um combustível mais forte, para recriá-lo da melhor maneira possível.
Para mim, Kiiro não se trata apenas de um game, e sim de um personagem, algo "real", um pequeno rato amarelo que carrego para todos os cantos, criando aventuras e desafios para que ele possa enfrentar, e encantar pessoas por todas as partes.
E digo uma coisa: Se a Garage Version tem muitas coisas para oferecer, esperem pelo jogo atual: Teremos pelo menos o triplo de ação e elementos novos pra tornar a aventura inesquecível. Até o world 3, já existem pistas de patinação, subchefes, helicópteros de flores, bosses.... Enfim, não se trata de um jogo detalhado, e sim de um trabalho onde a paixão e gosto pela criação o tornam forte. Quando criarem um game, qualquer coisa, ponham paixão. É isso que faz de qualquer coisa uma coisa bem feita.
Ahh sim! O jogo foi inspirado desde o início em um game de arcade onde a fase se desenrolava na vertical, subindo o cenário. Chama-se Rainbow Islands, sucessor do clássico Bubble Bobble.
Na época em que produzia esse game nada conseguia tirar meu ânimo, cada fase, detalhe foi feito com total dedicação pois eu acreditava de verdade que haveria retornos positivos. O fato de eu ter perdido o projeto apenas serviu como um combustível mais forte, para recriá-lo da melhor maneira possível.
Para mim, Kiiro não se trata apenas de um game, e sim de um personagem, algo "real", um pequeno rato amarelo que carrego para todos os cantos, criando aventuras e desafios para que ele possa enfrentar, e encantar pessoas por todas as partes.
E digo uma coisa: Se a Garage Version tem muitas coisas para oferecer, esperem pelo jogo atual: Teremos pelo menos o triplo de ação e elementos novos pra tornar a aventura inesquecível. Até o world 3, já existem pistas de patinação, subchefes, helicópteros de flores, bosses.... Enfim, não se trata de um jogo detalhado, e sim de um trabalho onde a paixão e gosto pela criação o tornam forte. Quando criarem um game, qualquer coisa, ponham paixão. É isso que faz de qualquer coisa uma coisa bem feita.
Ahh sim! O jogo foi inspirado desde o início em um game de arcade onde a fase se desenrolava na vertical, subindo o cenário. Chama-se Rainbow Islands, sucessor do clássico Bubble Bobble.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Seu jogo ta muito legal e divertido,principalmente na parte musical,sonora e grafica.Na minha opinião,o jogo daria ate pra por num NDS.
Eu ate agora não encontrei esse bug,mas encontrei outro,eu acho que é na world 2,que no começo a musica para de tocar,daí quando morri a mus voltou.Mas nada que acabe com o game.SIGILOSO escreveu:O world 3 é meio penoso pro pessoal passar. Os que conseguem, zeram o resto sem problema, kkkk
O game tem alguns erros de colisão, esse da plataforma provavelmente é um deles.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Esse bug acontece porque as fases teriam uma intro, como no world 1 (com o Kuro fugindo com a Momoiro). Você pode reparar que nessa fase do world 2 aparece um número dois no canto da tela. A intro do world 7, que já está pronta, começa sem música e volta depois, a causa pra que nos outros worlds a primeira fase comece sem música. Você pode pausar e despausar o jogo também, que a música volta o/
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Encontrei outro bug de colisão,raro,mas bem estranho.
O Kiiro ficou dentro da parede.
O Kiiro ficou dentro da parede.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Chega a ser engraçado, ahuah >,<
Pra não ocupar tanta memória, só coloquei os objetos sólidos (chão e parede) nas extremidades das plataformas. Nesse caso, as plataformas são "ocas" por dentro, e se esse bug (realmente raro) acontecer, ele fica preso.
Tratei disso com uma atenção especial na engine nova e não está mais acontecendo.
Pra não ocupar tanta memória, só coloquei os objetos sólidos (chão e parede) nas extremidades das plataformas. Nesse caso, as plataformas são "ocas" por dentro, e se esse bug (realmente raro) acontecer, ele fica preso.
Tratei disso com uma atenção especial na engine nova e não está mais acontecendo.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
O jogo esta ótimo cara.
Só alguns pequenos bugs de colisão que ja foram citados antes, tirando isso:
Efeitos sonoros bem encaixados.
Música bem encaixada.
Graficos feito para o jogador babar.
Riquíssimo em cores, muito agradante aos olhos.
Realmente mereceu estar no Hall of Fame.
Mas isso não quer dizer que você tenha que deixar os bugs.
Só alguns pequenos bugs de colisão que ja foram citados antes, tirando isso:
Efeitos sonoros bem encaixados.
Música bem encaixada.
Graficos feito para o jogador babar.
Riquíssimo em cores, muito agradante aos olhos.
Realmente mereceu estar no Hall of Fame.
Mas isso não quer dizer que você tenha que deixar os bugs.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Valew! A questão dos bugs de colisão já estão todos reparados na nova engine, assim como outros presentes na Garage. E os gráficos estão ainda mais vivos e detalhados.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
SIGILOSO escreveu:Valew! A questão dos bugs de colisão já estão todos reparados na nova engine, assim como outros presentes na Garage. E os gráficos estão ainda mais vivos e detalhados.
SIGILIOSO, vejo algumas linhas nos graficos, espero que resolva isso.
parabens pelo jogo.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
willcraft2 escreveu:SIGILOSO escreveu:Valew! A questão dos bugs de colisão já estão todos reparados na nova engine, assim como outros presentes na Garage. E os gráficos estão ainda mais vivos e detalhados.
SIGILIOSO, vejo algumas linhas nos graficos, espero que resolva isso.
parabens pelo jogo.
Will isso não é problema no gráfico,e sim do seu monitor,acontece em alguns jogos do game maker aqui, mas para resolver,tem duas maneiras:
Atualizar a placa de vídeo (ou diminuir o tamanho da visualização do monitor) ou na room mudar umas configurações na view.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Eu gostei do jogo, realmente esta de parabéns amigo! Bem essa versão eu achei cool! Dahora! mas andei vendo que algumas fases não toca música, só toca quando você morre e retorna para a fase, eu gostei mais jogando com os dois do que separados, a fase 3 borrachuda é meio chatinho, tem aqueles palhaços infernais que parecem aqueles koopas do jogo do mario que fica jogando pic e aqueles cangurus, obviamente que notei muita coisa de mario rsrs... aquele pulo na parede, o poder especial da estrelinha xD. Eu pensei que tinha boss nessa versão, quando chegava lá no topo, eu já pensava que ia ter um chefe em cima, poderia ter um save geral do jogo ou um password.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Na verdade tem uns "rascunhos" de bosses na engine do jogo, só que não cheguei a colocá-los pra funcionar pelos bugs que iam causar.
Os palhaços são sim uns encapetados, kkkkk.. A intenção era criar um inimigo que todo mundo detestasse. Bem, acho que consegui. O jogo tem várias influências, Mario é uma delas. Que bom que gostou do game cara õ/
Os palhaços são sim uns encapetados, kkkkk.. A intenção era criar um inimigo que todo mundo detestasse. Bem, acho que consegui. O jogo tem várias influências, Mario é uma delas. Que bom que gostou do game cara õ/
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Já que seu jogo está simplesmente perfeito e bom.
porquê você não faz o Kiiro Kuro 2 com certeza vai chamar atenção dos que gostaram do antecessor
porquê você não faz o Kiiro Kuro 2 com certeza vai chamar atenção dos que gostaram do antecessor
Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Calma meu garoto, o primeiro nem tá pronto ainda, kkkk
Aliás, para os... han... "fãs" do Kiiro, coisas grandes estão para acontecer em 2013. GRANDES.
Aliás, para os... han... "fãs" do Kiiro, coisas grandes estão para acontecer em 2013. GRANDES.
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Nossa cara,gostei bastante do seu jogo.
Me lembra bastante jogos Snes(e os Nes "melhorzinhos").
Está de parabens em!
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Está de parabens em!
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Nossa cara,gostei bastante do seu jogo.
Me lembra bastante jogos Snes(e os Nes "melhorzinhos").
Está de parabens em! Happy
Me lembra o SNES também, e um pouquinho de GBA
Eu achei que tinha acabado o Kiiro Kuro
Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Essa Garage Version é incompleta, não cheguei a finalizar o game. Aí então tô refazendo o jogo, com muitas e muitas novidades. Eu quis manter esse estilo retrô, pra se parecer ao máximo com SNES, megadrive, apesar de na Garage Version ter usado algumas funções de brilho, transparência...
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
lol
o jogo é muito massa principalmente os gráficos bem merecido o jogo do ano parabéns
FLW;)
o jogo é muito massa principalmente os gráficos bem merecido o jogo do ano parabéns
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Nossa cara, que jogaço o seu! Como vc faz estes gráficos magnificos O.O?
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Re: A- KIIRO KURO - GARAGE VERSION
Muito bom o jogo! (principalmente por ser original.) é um grande exemplo para todos os Game Makers.
O estágio que eu consigo chegar é no máximo 3-2, eu não consigo passar porquê ao colidir com o chão e meio que dou um pulinho (como se fosse uma cama elástica.) e isso atrapalha muito na hora de pular e colidir com paredes.
O estágio que eu consigo chegar é no máximo 3-2, eu não consigo passar porquê ao colidir com o chão e meio que dou um pulinho (como se fosse uma cama elástica.) e isso atrapalha muito na hora de pular e colidir com paredes.
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