GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


como colidir com objeto não solido?

4 participantes

Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA Qua 19 Set 2012, 21:23

Ola,

Existe alguma maneira de meu personagem (obj_player) colidir com um objeto não solido (obj_contact)?

Resolvido

Agradecimentos:



Agradeço pela atenção e tempo de todos vocês.


Última edição por BrunoSA em Sex 21 Set 2012, 12:43, editado 2 vez(es)
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por saim Qui 20 Set 2012, 08:11

Objetos sólidos e não-sólidos colidem normalmente. "solid" é só uma variável usada pelo game maker pra definir o que acontece em algumas colisões (por exemplo, fica mais simples evitar que os objetos fiquem sobrepostos se um deles for sólido).

Eu negritei o "fiquem" acima pra esclarecer uma coisa: no jogo, a colisão pode ser entendida como SOBREPOSIÇÃO. É o que acontece, na verdade. Os objetos se sobrepõem e o evento de colisão acontece.
Só que, como o GM é voltado pra aprendizado, ele tem uma engine nativa que faz com que objetos sólidos, ao se sobreporem, voltem até o ponto de sobreposição, dando mesmo a impressão de que eles SÃO sólidos DE VERDADE (o que, obviamente, não é o caso).

Então, pra responder totalmente sua pergunta, eu preciso entender qual o conceito que você tem, atualmente, do que é uma colisão. Acho que o que você quer é um efeito de fazer o objeto quicar no outro (que é possível sim). Mas até o momento, colisão é sobreposição, pra mim.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA Qui 20 Set 2012, 13:13

Ola saim,

O que acontece é o seguinte, o meu personagem deve colidir com um objeto invisivel e não solido para que haja a execução de um outro objeto.

Por exemplo:
Quando um personagem passar por um determinado local, um bloco de pedra cai encima dele.
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por Thiago_o_programador Qui 20 Set 2012, 14:08

então nesse caso pra facilitar você poderia colocar no bloco de pedra:
Código:
if obj_player.y>y {//garantir que o player vai estar embaixo
if place_meeting(x,obj_player.y,obj_player {//ação de cair}
ou se quiser fazer como você está fazendo basta adicionar uma sprite e setar o objeto como visible=0, vai funcionar do mesmo jeito.
Thiago_o_programador
Thiago_o_programador

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - C - D - C
Data de inscrição : 14/05/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 713
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA Qui 20 Set 2012, 18:53

Ola Thiago,

Funcionou perfeitamente, porem eu precisava ter conhecimento de um código que possibilitaria a troca de objetos. Existe algo do gênero? Algum código que execute a mesma ação do "main1>change instance into"?

boa noite.
BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por vinians Qui 20 Set 2012, 19:16

Amigo, verifique o comando instance_change(obj, perf) e dê uma boa lida no manual.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por BrunoSA Qui 20 Set 2012, 23:56

Ola vinians,

Eu não sabia da existencia de um manual, sempre fui muito daqueles que aprendiam com o famoso metodo de "tentativa e erro", mas agradeço pela sua dica e seu tempo.

BrunoSA
BrunoSA

Data de inscrição : 18/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : como colidir com objeto não solido? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

como colidir com objeto não solido? Empty Re: como colidir com objeto não solido?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos