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como colidir com objeto não solido?
4 participantes
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como colidir com objeto não solido?
Ola,
Existe alguma maneira de meu personagem (obj_player) colidir com um objeto não solido (obj_contact)?
Resolvido
Agradecimentos:
Agradeço pela atenção e tempo de todos vocês.
Existe alguma maneira de meu personagem (obj_player) colidir com um objeto não solido (obj_contact)?
Resolvido
Agradecimentos:
Agradeço pela atenção e tempo de todos vocês.
Última edição por BrunoSA em Sex 21 Set 2012, 12:43, editado 2 vez(es)
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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Re: como colidir com objeto não solido?
Objetos sólidos e não-sólidos colidem normalmente. "solid" é só uma variável usada pelo game maker pra definir o que acontece em algumas colisões (por exemplo, fica mais simples evitar que os objetos fiquem sobrepostos se um deles for sólido).
Eu negritei o "fiquem" acima pra esclarecer uma coisa: no jogo, a colisão pode ser entendida como SOBREPOSIÇÃO. É o que acontece, na verdade. Os objetos se sobrepõem e o evento de colisão acontece.
Só que, como o GM é voltado pra aprendizado, ele tem uma engine nativa que faz com que objetos sólidos, ao se sobreporem, voltem até o ponto de sobreposição, dando mesmo a impressão de que eles SÃO sólidos DE VERDADE (o que, obviamente, não é o caso).
Então, pra responder totalmente sua pergunta, eu preciso entender qual o conceito que você tem, atualmente, do que é uma colisão. Acho que o que você quer é um efeito de fazer o objeto quicar no outro (que é possível sim). Mas até o momento, colisão é sobreposição, pra mim.
Eu negritei o "fiquem" acima pra esclarecer uma coisa: no jogo, a colisão pode ser entendida como SOBREPOSIÇÃO. É o que acontece, na verdade. Os objetos se sobrepõem e o evento de colisão acontece.
Só que, como o GM é voltado pra aprendizado, ele tem uma engine nativa que faz com que objetos sólidos, ao se sobreporem, voltem até o ponto de sobreposição, dando mesmo a impressão de que eles SÃO sólidos DE VERDADE (o que, obviamente, não é o caso).
Então, pra responder totalmente sua pergunta, eu preciso entender qual o conceito que você tem, atualmente, do que é uma colisão. Acho que o que você quer é um efeito de fazer o objeto quicar no outro (que é possível sim). Mas até o momento, colisão é sobreposição, pra mim.
saim- Games Ranking :
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Re: como colidir com objeto não solido?
Ola saim,
O que acontece é o seguinte, o meu personagem deve colidir com um objeto invisivel e não solido para que haja a execução de um outro objeto.
Por exemplo:
Quando um personagem passar por um determinado local, um bloco de pedra cai encima dele.
O que acontece é o seguinte, o meu personagem deve colidir com um objeto invisivel e não solido para que haja a execução de um outro objeto.
Por exemplo:
Quando um personagem passar por um determinado local, um bloco de pedra cai encima dele.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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Re: como colidir com objeto não solido?
então nesse caso pra facilitar você poderia colocar no bloco de pedra:
- Código:
if obj_player.y>y {//garantir que o player vai estar embaixo
if place_meeting(x,obj_player.y,obj_player {//ação de cair}
Thiago_o_programador- Games Ranking :
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Re: como colidir com objeto não solido?
Ola Thiago,
Funcionou perfeitamente, porem eu precisava ter conhecimento de um código que possibilitaria a troca de objetos. Existe algo do gênero? Algum código que execute a mesma ação do "main1>change instance into"?
boa noite.
Funcionou perfeitamente, porem eu precisava ter conhecimento de um código que possibilitaria a troca de objetos. Existe algo do gênero? Algum código que execute a mesma ação do "main1>change instance into"?
boa noite.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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Re: como colidir com objeto não solido?
Amigo, verifique o comando instance_change(obj, perf) e dê uma boa lida no manual.
Flws!
Flws!
Re: como colidir com objeto não solido?
Ola vinians,
Eu não sabia da existencia de um manual, sempre fui muito daqueles que aprendiam com o famoso metodo de "tentativa e erro", mas agradeço pela sua dica e seu tempo.
Eu não sabia da existencia de um manual, sempre fui muito daqueles que aprendiam com o famoso metodo de "tentativa e erro", mas agradeço pela sua dica e seu tempo.
BrunoSA- Data de inscrição : 18/09/2012
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