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[Duvida] Problema com spites, image_index
3 participantes
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[Duvida] Problema com spites, image_index
Eu estava a programar a parte das sprites e surgiu-me um problema, imaginando a sprite tem 30 frames, e eu quando clicar numa tecla eu queria que ele executa-se a animação tuda e quando chega-se ao ultimo frame a imagem para-se (neste caso frame 29). eu fiz este codigo mas não dá a animação corre mas volta ao inicio.
eu não consigo perseber qual é o problema, se alguem encontrar uma solução agradeço...
- Código:
if (keyboard_check(ord("A")))
{if !(sprite_index=spr_descer){sprite_index=spr_descer}
if (image_index=29){image_index=29}}
eu não consigo perseber qual é o problema, se alguem encontrar uma solução agradeço...
Última edição por kadini em Ter 11 Set 2012, 09:06, editado 1 vez(es)
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: [Duvida] Problema com spites, image_index
Bom, é o seguinte: image_index é a atualizado a cada step baseado no image_speed, e como esta alteração ocorre antes do seu código (ou depois, vou fazer um benchmark no GM), essa linha aí praticamente não tem efeito.
Ao invés de fazer essa condição, use a pseudo-var image_single e defina-a como 0. Você pode mexer no image_speed também, mas tenho preferência pela anterior.
Abraços e bom desenvolvimento!
Ao invés de fazer essa condição, use a pseudo-var image_single e defina-a como 0. Você pode mexer no image_speed também, mas tenho preferência pela anterior.
- Código:
if (keyboard_check(ord("A")))
{
if !(sprite_index=spr_descer)
{ sprite_index=spr_descer }
image_single = 0
}
Abraços e bom desenvolvimento!
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Re: [Duvida] Problema com spites, image_index
era isso mesmo, mas tive de modar o codigo para ficar a funcionar como eu queria.... image_single vou me lembrar... para ocasiões futuras obrigado...^
Não existe algum codigo para desativar image_single?? eu estou a uzar isto
ele faz o que eu quero e quando muda para a spr_parado ele não executa amis a condição de baixo pq???
eu vou fazer mais uns teste mas se souberes a resposta agradeço
EDIT:
Revolvi o problema mas não da maneira que eu queria (o efeito é o mesmo mas a verdade é que a função image_index ganhou a batalha...)
tive de criar um sprite a parte com uma só imagem
se alguem souber pode responder se não podem trancar o topico
Não existe algum codigo para desativar image_single?? eu estou a uzar isto
- Código:
if (vspeed<1 and vspeed>-1){sprite_index=spr_parado}
if (vspeed>=1)
{
if !(sprite_index=spr_descer)
{ sprite_index=spr_descer }
if (image_index = 29){image_single = 29}
}
ele faz o que eu quero e quando muda para a spr_parado ele não executa amis a condição de baixo pq???
eu vou fazer mais uns teste mas se souberes a resposta agradeço
EDIT:
Revolvi o problema mas não da maneira que eu queria (o efeito é o mesmo mas a verdade é que a função image_index ganhou a batalha...)
- Código:
if (vspeed>=1 and !(sprite_index=spr_descer_1))
{
sprite_index=spr_descer
if (image_index=29) {sprite_index=spr_descer_1}
}
tive de criar um sprite a parte com uma só imagem
se alguem souber pode responder se não podem trancar o topico
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: [Duvida] Problema com spites, image_index
Amigo, tente assim:
Flws!
- Código:
if (keyboard_check(ord("A")))
{
if !(sprite_index == spr_descer)
{
sprite_index = spr_descer
}
if (floor(image_index) == 29)
{
image_speed = 0;
image_index = 29;
}
}
Flws!
Re: [Duvida] Problema com spites, image_index
obrigado, pela logica deve estar bem.
floor(image_index) então as image_index podem ser numeros decimais???
o floor poem qualquer numero decimal em numero inteiro né???
só la para as 7 horas (PT) vou poder testar
floor(image_index) então as image_index podem ser numeros decimais???
o floor poem qualquer numero decimal em numero inteiro né???
só la para as 7 horas (PT) vou poder testar
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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