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Plataformas de criação de jogos
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Plataformas de criação de jogos
Eu uso o Game Maker a anos, e sou um eterno defensor desta plataforma para criação de jogos independentes (os famosos indie games). Porem venhamos e convenhamos que o Game Maker é ainda um pouco amador e perfeito apenas para criação de jogos casuais como Angry Birds, Cut the Rope, Cover Orange, Jetpack Joyride e outros, porem jogos indie games mais profissionais como Super Meat Boy, Fez, Braid, etc. Não é possível fazer-los no Game Maker, pois embora ele seja extremamente completo ele ainda é muito limitado, como por exemplo:
-Não faz jogos para rodar no Xbox 360;
-Não suporta com facilidade jogos com resoluções altas (como o full HD);
-Entre outras coisinhas que parecem ser bestas mas que fazem uma grande diferença no resultado final...
Estava pensando em estudar também o XNA que é da própria Microsoft e faz jogos para windows, Xbox 360...
Então eu queria saber, do pessoal que quer trabalhar MESMO com a criação de jogos independentes, o que querem fazer futuramente? Trocar de plataforma e usar o GM apenas para criação de jogos individuais? Para que plataforma mudar? Existe softwares não necessariamente mais simples porem mais potentes para criação de jogos individuais?
Queria ouvir a opinião do pessoal
-Não faz jogos para rodar no Xbox 360;
-Não suporta com facilidade jogos com resoluções altas (como o full HD);
-Entre outras coisinhas que parecem ser bestas mas que fazem uma grande diferença no resultado final...
Estava pensando em estudar também o XNA que é da própria Microsoft e faz jogos para windows, Xbox 360...
Então eu queria saber, do pessoal que quer trabalhar MESMO com a criação de jogos independentes, o que querem fazer futuramente? Trocar de plataforma e usar o GM apenas para criação de jogos individuais? Para que plataforma mudar? Existe softwares não necessariamente mais simples porem mais potentes para criação de jogos individuais?
Queria ouvir a opinião do pessoal
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Re: Plataformas de criação de jogos
Cara, os jogos para mobiles tão muito fortes no mercado, E o GMStudio é perfeito pra isso. Talvez os desenvolvedores indies tenham até mais chance desenvolvendo para mobiles do que Windows Live. E ao contrário do que você disse, o GM não serve só pra jogos casuais. Apesar de a maioria do pessoal apostar nos casuais, é tão possível quanto viável desenvolver outros tipos de jogos. Na minha opinião, as engines que HOJE eu mais apostaria no mercado indie são o GM, a Torque e a Unity, levando em consideração o preço e as plataformas para quais exportam.
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Re: Plataformas de criação de jogos
Xna vai ser abandonado pela microsoft com a chegada do Windows 8, Com mais de 2500 jogos feitos em Xna na live acho que só uns 5 chegaram a ter lançamento comercial.
No GMS você pode fazer jogos profissionais sim, o principal limitador que era o desempenho não existe mais, o jogo ficam extemamente mais rápido. Novas funções estão sendo incorporadas dia a dia, estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.
Se você gosta de jogos 2d, vá para o GMS, a informação o GM não dá bom suporte a gráficos HD não procede, o desempenho de jogos com gráficos em HD está diretamente ligado ao poder de processamento da placa gráfica.
Agora se o seu negócio é 3d, não tem nada melhor que Unity, é praticamente um GM voltado pra 3d. Baixe a versão gratuita pra você conhecer, já vem com um jogo inteirinho pronto pra você mexer a vontade. Precisa de um computador potente.
Dá uma olhada nesta página, tem praticamente tudo que você vai encontrar pra fazer indie games:
http://alternativeto.net/software/game-maker/
No GMS você pode fazer jogos profissionais sim, o principal limitador que era o desempenho não existe mais, o jogo ficam extemamente mais rápido. Novas funções estão sendo incorporadas dia a dia, estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.
Se você gosta de jogos 2d, vá para o GMS, a informação o GM não dá bom suporte a gráficos HD não procede, o desempenho de jogos com gráficos em HD está diretamente ligado ao poder de processamento da placa gráfica.
Agora se o seu negócio é 3d, não tem nada melhor que Unity, é praticamente um GM voltado pra 3d. Baixe a versão gratuita pra você conhecer, já vem com um jogo inteirinho pronto pra você mexer a vontade. Precisa de um computador potente.
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Re: Plataformas de criação de jogos
De um jeito ou de outro os jogos HTML5 são sempre mais lerdos. Mas o runner em C++ para executáveis acelera bastante o que era mais lento.O principal limitador que era o desempenho não existe mais, o jogo fica extremamente mais rápido.
Sobre essa seção... como vocês esperam que ela seja (o que ela teria)?estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.
Voltando ao tópico. O GM serve sim para fazer bons jogos. Agora se você quer fazer aqueles jogos imensos e com extrema velocidade, o melhor a fazer é usar uma linguagem de programação com uma de suas bibliotecas. Mas não é realmente necessário, pois o GM resolve grande parte do problema.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Plataformas de criação de jogos
Pessoal não estou dizendo que o GM é ruim, nem que ele não presta ou que não esta em constante evolução.
Eu conheço o GMS, claro que conheço, já testei e tudo, e não estou falando de HD, HD é mole, estou falando de FULL HD fases plataforma com 10.000 pixels de comprimento ou mais.
Sim sei que isso é referente a placa de vídeo, mas acho que uma placa de vídeo 4GB DDR3-1600 | GeForce GTX 580 | Intel core i7-2600 3.40GHz | 16GB RAM é mais que o suficiente, rsrs' Tenho o pc que eu trabalho, o que acabei de descrever e o que faço meus teste, pois não é todo mundo que vai ter um PC bom em casa....
Fico triste em saber que o Xna será abandonado... Mas ainda sim, queria uma plataforma mais potente para criação de jogos 2d, quero fazer jogos profissionais da qualidade 100%.
Como o Super Meat Boy que já sitei por exemplo. Um jogo que foi feito para xbox 360, feito por 2 pessoal, um indie game, com gráficos lindos e enormes, mas que rodando no windows gasta só 300 mb de RAM, um jogo feito no GMS/GM8 em full hd com gráficos semelhantes ao meat boy, usando um sistema de loading antes de cada faze, carregando as imagens só quando forem usadas, ultrapassa os 600 mb de RAM, sem contar com a placa gráfica... O GMS/GM são muito bons mas para fazer jogos em grande escala com umas 80/100 fases cada uma com seus gráficos diferenciados, e no minimo 5.000x5.000 em pixels ele é muito limitado.... Não sei como mas o Super Meat Boy e outros usam gráficos ainda maiores e são simplesmente leves....
Quero de fato viver de jogos e para isso é necessário fazer jogos extremamente polidos e perfectionistas.... (sugiro que assistam o filme: Indie Game: The Movie foi a fonte de minha inspiração)
Eu conheço o GMS, claro que conheço, já testei e tudo, e não estou falando de HD, HD é mole, estou falando de FULL HD fases plataforma com 10.000 pixels de comprimento ou mais.
Sim sei que isso é referente a placa de vídeo, mas acho que uma placa de vídeo 4GB DDR3-1600 | GeForce GTX 580 | Intel core i7-2600 3.40GHz | 16GB RAM é mais que o suficiente, rsrs' Tenho o pc que eu trabalho, o que acabei de descrever e o que faço meus teste, pois não é todo mundo que vai ter um PC bom em casa....
Fico triste em saber que o Xna será abandonado... Mas ainda sim, queria uma plataforma mais potente para criação de jogos 2d, quero fazer jogos profissionais da qualidade 100%.
Como o Super Meat Boy que já sitei por exemplo. Um jogo que foi feito para xbox 360, feito por 2 pessoal, um indie game, com gráficos lindos e enormes, mas que rodando no windows gasta só 300 mb de RAM, um jogo feito no GMS/GM8 em full hd com gráficos semelhantes ao meat boy, usando um sistema de loading antes de cada faze, carregando as imagens só quando forem usadas, ultrapassa os 600 mb de RAM, sem contar com a placa gráfica... O GMS/GM são muito bons mas para fazer jogos em grande escala com umas 80/100 fases cada uma com seus gráficos diferenciados, e no minimo 5.000x5.000 em pixels ele é muito limitado.... Não sei como mas o Super Meat Boy e outros usam gráficos ainda maiores e são simplesmente leves....
Quero de fato viver de jogos e para isso é necessário fazer jogos extremamente polidos e perfectionistas.... (sugiro que assistam o filme: Indie Game: The Movie foi a fonte de minha inspiração)
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Re: Plataformas de criação de jogos
Game Maker = Produtividade = Facilidade de Uso = Multiplataforma. Eu desconheço um programa que faça o que o GM faz. Quanto a usar outras plataformas para criar jogos imensos em Full HD real, creio que não é para um desenvolvedor solitario ou pra uma equipe <= 4 pessoas. Jogos em grandes escalas requerem uma grande equipe e muita grana pra poder criar. Acho que para desenvolvimento indie, o GM é perfeito. O que realmente precisa, para todos nós é foco, foco é a coisa mais dificil hoje em dia com tantas coisas tirando nossa atenção (eu por exemplo estou em um projeto e agora escrevendo este post e lendo emails etc), quando focarmos mais, e somente começarmos um projeto apos terminar completamente outro, a coisa muda de figura.
Flws!
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Re: Plataformas de criação de jogos
vinians escreveu:Game Maker = Produtividade = Facilidade de Uso = Multiplataforma. Eu desconheço um programa que faça o que o GM faz. Quanto a usar outras plataformas para criar jogos imensos em Full HD real, creio que não é para um desenvolvedor solitario ou pra uma equipe <= 4 pessoas. Jogos em grandes escalas requerem uma grande equipe e muita grana pra poder criar. Acho que para desenvolvimento indie, o GM é perfeito. O que realmente precisa, para todos nós é foco, foco é a coisa mais dificil hoje em dia com tantas coisas tirando nossa atenção (eu por exemplo estou em um projeto e agora escrevendo este post e lendo emails etc), quando focarmos mais, e somente começarmos um projeto apos terminar completamente outro, a coisa muda de figura.
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Sim concordo, falta e MUITO foco, e como já falei, é serio gente o filme Indie Game: The Movie é quase que obrigatório se queremos trabalhar com isso... Mas é possível sim uma equipe com menos de 4 pessoas fazer um mega jogo, é disso que o filme fala, jogos que levam 2-5 anos para ficar prontos, mais são simplesmente PERFEITOS deixando os criadores milionários... Estou falando sim de MEGA jogos, jogos que sejam digamos "vendíveis" para virar febre por serem muito bons.... Só assim é possível viver de jogos indie com "conforto" digamos assim...
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Re: Plataformas de criação de jogos
10.000 pixels?
10.000 * 800 * 3 = 24.000.000 de bytes.
Carregar um background de 23,5 MB é pedir demais. O jogo irá carregar todos os sprites, sons, tiles juntamente com o background. Sua placa de vídeo vai sobrecarregar com tanta coisa. Tanto é que muitas vezes dá Unexpected Error.
O que esses jogos fazem geralmente é carregar partes do background. Só que antes de você chegar no fim eles já começam a carregar outra parte (o jogo não para nesses casos, pois são multi-threaded). Ao passar daquela parte eles liberam a memória do background anterior. Tanto é que mesmo você voltando para uma parte já carregada às vezes ele demora um pouco para carregar.
Até mais!
10.000 * 800 * 3 = 24.000.000 de bytes.
Carregar um background de 23,5 MB é pedir demais. O jogo irá carregar todos os sprites, sons, tiles juntamente com o background. Sua placa de vídeo vai sobrecarregar com tanta coisa. Tanto é que muitas vezes dá Unexpected Error.
O que esses jogos fazem geralmente é carregar partes do background. Só que antes de você chegar no fim eles já começam a carregar outra parte (o jogo não para nesses casos, pois são multi-threaded). Ao passar daquela parte eles liberam a memória do background anterior. Tanto é que mesmo você voltando para uma parte já carregada às vezes ele demora um pouco para carregar.
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Re: Plataformas de criação de jogos
Pedrø escreveu:10.000 pixels?
10.000 * 800 * 3 = 24.000.000 de bytes.
Carregar um background de 23,5 MB é pedir demais. O jogo irá carregar todos os sprites, sons, tiles juntamente com o background. Sua placa de vídeo vai sobrecarregar com tanta coisa. Tanto é que muitas vezes dá Unexpected Error.
O que esses jogos fazem geralmente é carregar partes do background. Só que antes de você chegar no fim eles já começam a carregar outra parte (o jogo não para nesses casos, pois são multi-threaded). Ao passar daquela parte eles liberam a memória do background anterior. Tanto é que mesmo você voltando para uma parte já carregada às vezes ele demora um pouco para carregar.
Até mais!
Ótimo, então como faço isso no GM?!... Esse é o problema... 10.000 pixels não é nada para um jogo indie game bem feito, principalmente se tratando de jogo plataforma, onde as fases tendem ser maiores que o "normal" em full hd então....
Novamente sitarei a fase que esta me dando tanto trabalho, a ponto de tentar mudar de plataforma:
Isso não é nada para o que quero fazer no jogo... isso é só a 1ª fase.... Comparando com uma fase de Meat boy por exemplo (dependendo da faze claro) isso não é nem 1/3....
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Re: Plataformas de criação de jogos
- Código:
Ótimo, então como faço isso no GM?!...
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Re: Plataformas de criação de jogos
Meu amigo, mesmo que revolvêssemos todos esses "incômodos" que existem para criação de jogos enormes, ainda sim o GM/GMS ainda não exporta para as maiores plataformas indie game de grande escala, que é principalmente o xbox 360....pinpi escreveu:Voce ta pensando de cabeça fechada amigo... sempre existem outras formas, me lembro de um jogo do Sigiloso que tinha um bonequinho nun laberinto azul... parecia tudo a mesma faze mas eram rooms diferentes ! (eu acho XD) entao sempre existe um jeito no Gm amigo.. Ou talvez quem sabe nao exista um jeito de onde voce for andando ir carregando ?
- Código:
Ótimo, então como faço isso no GM?!...
EDITE:
Quem sabe o GMS com sua variação de exportação um dia faça jogos para varias outras plataformas, mas não dá para esperar se não se tem nem uma previsão como tinha antes com o motor 3D.....
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Re: Plataformas de criação de jogos
Ele exporta para várias plataformas. Mas também não existe engine que exporte para todas. Você sempre vai encontrar uma que exporta para uma e não para outra.
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Re: Plataformas de criação de jogos
A principal plataforma para jogos indie hoje em dia é Android e iOS e é claro jogos sociais como os jogos em js do facebook, e todas estas são cobertas pelo GMS. É justamente onde nós, meros mortais, ainda temos alguma chance de criar algo que venda.irlansn escreveu:Meu amigo, mesmo que revolvêssemos todos esses "incômodos" que existem para criação de jogos enormes, ainda sim o GM/GMS ainda não exporta para as maiores plataformas indie game de grande escala, que é principalmente o xbox 360....pinpi escreveu:Voce ta pensando de cabeça fechada amigo... sempre existem outras formas, me lembro de um jogo do Sigiloso que tinha um bonequinho nun laberinto azul... parecia tudo a mesma faze mas eram rooms diferentes ! (eu acho XD) entao sempre existe um jeito no Gm amigo.. Ou talvez quem sabe nao exista um jeito de onde voce for andando ir carregando ?
- Código:
Ótimo, então como faço isso no GM?!...
EDITE:
Quem sabe o GMS com sua variação de exportação um dia faça jogos para varias outras plataformas, mas não dá para esperar se não se tem nem uma previsão como tinha antes com o motor 3D.....
Flws!
Re: Plataformas de criação de jogos
estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.
Pedro:
Sobre essa seção... como vocês esperam que ela seja (o que ela teria)?
Falei sobre isso na sala de reuniões no tópico de sugestões, e nem um adm se manifestou.
Re: Plataformas de criação de jogos
vinians escreveu:A principal plataforma para jogos indie hoje em dia é Android e iOS e é claro jogos sociais como os jogos em js do facebook, e todas estas são cobertas pelo GMS. É justamente onde nós, meros mortais, ainda temos alguma chance de criar algo que venda.
Flws!
Volto a repetir (pela 3ª vez) que devemos assistir o filme Indie Game: The Movie (Joton pela sua assinatura já deve ter visto...) E como já disse, eu não estou falando de jogos casuais, estou falando de jogos em grande escala como Fez, Super Meat Boy, Minecraft, Braid etc... Jogos que não serão rodados em um android, um iOS ou em uma plataforma js tão sedo.... Claro que podemos fazer duas divisões dentro do seguimento "indie game" jogos casuais, não necessariamente mal feitos ou pequenos, mas sim jogos bem polidos e feitos para jogar como o próprio nome de por um acaso. Estou falando de jogos que os jogadores passem horas para zerar, jogos que sejam muito bem avaliados e que virem febre.... Também como já falei jogos com 80/100 fases ou mais....
Por favor galera, não confunda as coisas, não estou falando de um seguimento de indie games casuais, estou falando de jogos a grande escala, jogos que pareçam ser impossível ser feito por apenas 4 ou menos profissionais, mas que se torna possível com alguns anos de dedicação
Peguei a imagem no site do Joton
Joton por favor, não saia do assunto do tópico para não girar uma bagunça isso aqui
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Re: Plataformas de criação de jogos
Alguém está conseguindo ver as imagens que irlansn tá postando?
Eu não consegui ver nada, só aparece aquele quadradinho de quando não há imagem.
Você viu o meu jogo Mr. toad? Aqueles ramos que tem dos lados são tiles com transparência e a room tem 600x10.000, não tive nenhum problema em fazer aquilo e olha que foi feito pra rodar em celular que tem ram de 150m e Cpu de 880mhz, imagina o que dá pra fazer em um jogo pra PC.
Se for do interesse da Yoyo games, pode ter certeza que o GMS vai exportar jogos pra XNA, não é nada difícil. Havia previsão de exportar jogos para PSP, tem até funções de PSP no GMS, mas como é uma platarforma fora de linha eles resolveram não investir mais.
Arruma o link da imagem do jogo que você quer fazer, porque não consigo ver e assim não posso lhe ajudar, se estiver mesmo a fim de resolver isto me passa a imagem por MP. Barreiras foram feitas pra serem ultrapassadas é assim em tudo na vida, não é diferente na produção de games.
Dá um olhadinha aqui:
http://www.tecmundo.com.br/video-game/26454-ouya-console-baseado-no-android-e-aberto-para-hackers-esta-pronto.htm
Eu não consegui ver nada, só aparece aquele quadradinho de quando não há imagem.
Super Meat Boy tem elementos repetitivos no cenário, preste bem atenção, não é feito com um background só, são tiles. Você sabia que tiles não precisam ser quadrados ? E podem ter transparência igual a sprites podendo ser sobrepostos?Como o Super Meat Boy que já sitei por exemplo. Um jogo que foi feito para xbox 360, feito por 2 pessoal, um indie game, com gráficos lindos e enormes
Você viu o meu jogo Mr. toad? Aqueles ramos que tem dos lados são tiles com transparência e a room tem 600x10.000, não tive nenhum problema em fazer aquilo e olha que foi feito pra rodar em celular que tem ram de 150m e Cpu de 880mhz, imagina o que dá pra fazer em um jogo pra PC.
O xbox360 e o ps3 já está com seus dias contados, pode ter certeza que nenhum desenvolvedor indie vai conseguir fazer jogos para a próxima geração de videogames, de tão complexos que serão e ela vem justamente pra acabar com este mercado que está dando prejuízo pras grandes empresas. Só vai restar pra gente o mercado mobile mesmo, aproveite enquanto é tempo.Meu amigo, mesmo que revolvêssemos todos esses "incômodos" que existem para criação de jogos enormes, ainda sim o GM/GMS ainda não exporta para as maiores plataformas indie game de grande escala, que é principalmente o xbox 360....
Se for do interesse da Yoyo games, pode ter certeza que o GMS vai exportar jogos pra XNA, não é nada difícil. Havia previsão de exportar jogos para PSP, tem até funções de PSP no GMS, mas como é uma platarforma fora de linha eles resolveram não investir mais.
Arruma o link da imagem do jogo que você quer fazer, porque não consigo ver e assim não posso lhe ajudar, se estiver mesmo a fim de resolver isto me passa a imagem por MP. Barreiras foram feitas pra serem ultrapassadas é assim em tudo na vida, não é diferente na produção de games.
Você não deve ter um android com tegra ou um Ipad de última geração, senão não diria tamanha besteira. A capacidade dos novos processadores pra mobile é tão grande que vão lançar um video game baseado em android com tegra3. Jogos exclusivos da nvidia rodando em tegra 3 chegam a ser melhores que jogos de X360.Jogos que não serão rodados em um android, um iOS
Dá um olhadinha aqui:
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Re: Plataformas de criação de jogos
Esse jogo que está fazendo seria um perigo para nossos computadores se continuar a ver as coisas assim.
Você está olhando apenas o resultado e não o conceito.
Quando aprender a metodologia por trás do uso dos resources vai perceber que todos os jogos que citou são coisas muito pequenas e simples principalmente Super Meat Boy e Braid.
Você está olhando apenas o resultado e não o conceito.
Quando aprender a metodologia por trás do uso dos resources vai perceber que todos os jogos que citou são coisas muito pequenas e simples principalmente Super Meat Boy e Braid.
Re: Plataformas de criação de jogos
Bem amigos, eu passei o dia passando neste projeto....
É impossível negar que estou querendo de mais da placa de vídeo....
Mas não vejo como "dividir" a imagem e ficar carregando e descarregando sem dar leg no jogo, porque uma coisa é carregar antes da fase, outra é ficar carregando e descarregando durante a fase....
Fico triste em saber que não há softwares melhores que o GM no mercado, pois ainda acho ele meio limitador....
E bom os jogos que sitei possui varias fases que de fato se repede as imagens... mas ainda sim, tem umas que não vejo como ser feito isso, talvez seja isso de ficar carregando e descarregando durante o jogo....
Em relação as plataformas, eu não falo pela potencia, e sim pelo tamanho da tela, Sim temos resoluções maravilhosas nas ultimas versões mas ainda sim o controle do player não é bom....
Sinceramente percebo que estou meio desatualizado, estou com minha vida meio corrida e sem tempo para "ficar por dentro"....
O que vou fazer é pesquisar melhor sobre o assunto, ver o que posso fazer para deixar o jogo mais leve, e espero achar uma solução que não modifique o resultado final.... Talvez dividir o senário
em imagens minusculas pode fazer com que ele carregue e descarregue com mais facilidade...
cascavelo fiz um link para download: http://dl.dropbox.com/u/98454659/fase_01_final.jpg
Para falar a verdade queria trocar de plataforma, pois todos ao meu redor (meus colegas da equipe desse projeto, que fazem a jogabilidade, sons, gráficos etc. Meu professor da SAGA... )em fim, todos acham o GM/GMS um programa amador, não um profissional...
Acho que estavam errados, foi bom que conheci melhor o programa que uso a tantos anos...
É impossível negar que estou querendo de mais da placa de vídeo....
Mas não vejo como "dividir" a imagem e ficar carregando e descarregando sem dar leg no jogo, porque uma coisa é carregar antes da fase, outra é ficar carregando e descarregando durante a fase....
Fico triste em saber que não há softwares melhores que o GM no mercado, pois ainda acho ele meio limitador....
E bom os jogos que sitei possui varias fases que de fato se repede as imagens... mas ainda sim, tem umas que não vejo como ser feito isso, talvez seja isso de ficar carregando e descarregando durante o jogo....
Em relação as plataformas, eu não falo pela potencia, e sim pelo tamanho da tela, Sim temos resoluções maravilhosas nas ultimas versões mas ainda sim o controle do player não é bom....
Sinceramente percebo que estou meio desatualizado, estou com minha vida meio corrida e sem tempo para "ficar por dentro"....
O que vou fazer é pesquisar melhor sobre o assunto, ver o que posso fazer para deixar o jogo mais leve, e espero achar uma solução que não modifique o resultado final.... Talvez dividir o senário
em imagens minusculas pode fazer com que ele carregue e descarregue com mais facilidade...
cascavelo fiz um link para download: http://dl.dropbox.com/u/98454659/fase_01_final.jpg
Queri que não há nada impossível/difícil, apenas não foi estudado...
Tinha esquecido desta fase que eu mesmo idealizei há uns meses a traz, rsrs'
Para falar a verdade queria trocar de plataforma, pois todos ao meu redor (meus colegas da equipe desse projeto, que fazem a jogabilidade, sons, gráficos etc. Meu professor da SAGA... )em fim, todos acham o GM/GMS um programa amador, não um profissional...
Acho que estavam errados, foi bom que conheci melhor o programa que uso a tantos anos...
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Re: Plataformas de criação de jogos
Não carregue nada durante o jogo, no máximo só no inicio de cada fase.
Você quer usar essa imagem toda de uma vez só? Esse é o problema.
A casa, nuvens, plano de fundo, lua, as arvores, cada parte de terra. Tudo tinha que ser separado em backgrounds e montado na room.
Se você tiver o source da imagem com o fundo, nuvens e a terra separada eu posso te fazer um exemplo de como organizar e montar tudo isso na room.
Você quer usar essa imagem toda de uma vez só? Esse é o problema.
A casa, nuvens, plano de fundo, lua, as arvores, cada parte de terra. Tudo tinha que ser separado em backgrounds e montado na room.
Se você tiver o source da imagem com o fundo, nuvens e a terra separada eu posso te fazer um exemplo de como organizar e montar tudo isso na room.
Re: Plataformas de criação de jogos
Kabeção escreveu:Não carregue nada durante o jogo, no máximo só no inicio de cada fase.
Você quer usar essa imagem toda de uma vez só? Esse é o problema.
A casa, nuvens, plano de fundo, lua, as arvores, cada parte de terra. Tudo tinha que ser separado em backgrounds e montado na room.
Se você tiver o source da imagem com o fundo, nuvens e a terra separada eu posso te fazer um exemplo de como organizar e montar tudo isso na room.
O cascavelo me sugeriu a mesma coisa por MP, isso pode deixar o peso na placa gráfica menor, mas não vai aumentar a memoria RAM? ela já esta em 600 MB.....
Aqui as imagens da fase: https://www.dropbox.com/s/3uzvxuhwbqyj4t9/SPRITES_FASE_1.rar Tem o céu, as nuvens, os montes e o que fica na frente do player....
Obrigado pela ajuda de todos
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