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[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"

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[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview" Empty [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"

Mensagem por Mr.Rafael Sex 31 Ago 2012, 18:33

Estou montando uma engine de RPG e me deparei com um problema bem chato: a HUD não segue a tela corretamente.

Como assim? Bem, eu uso a função "Jump to position" no Step e coloco "view_xview" e "view_yview", que fazem com que qualquer instância apareça sempre no topo da tela. O problema é que, quando o personagem anda, a HUD dá um "soco" para trás, e só volta a aparecer inteira na tela quando o personagem para.

Aqui é como fica com o personagem parado. A HUD está exatamente no canto superior esquerdo da tela (apesar de não ser completamente, mas deveria estar):
[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview" Scaled.php?server=35&filename=problema1e
Mas, ao se mover, ela simplesmente é socada alguns pixels atrás, como se estivesse tendo algum atraso para acompanhar a tela (aqui estou andando para a esquerda):
[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview" Scaled.php?server=842&filename=problema2c

A forma que eu achei para "driblar" o problema era dar os mesmos controles de movimentação do player à barra. Mas achei esse método não muito profissional de minha parte e considero isso uma pura gambiarra, já que eu quero que ela siga a tela, totalmente diferente de coincidentemente andar na mesma velocidade que se move e permanecer visível por causa disso.

Alguém sabe como corrigir isso? Lembrando que isso é um objeto.

o/


Última edição por Mr.Rafael em Sex 31 Ago 2012, 19:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico resolvido.)
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[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview" Empty Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"

Mensagem por Kapoty Sex 31 Ago 2012, 18:36

Tente colocar o código de seguir a view no draw do objeto.
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Mensagem por Mr.Rafael Sex 31 Ago 2012, 18:44

O problema é que o objeto possui sprite, e o script que estou usando para contar a saúde troca o subimage dele dependendo da variável. Ou seja, draw não se aplicaria aqui.

Existe alguma outra maneira sem ter de usar o draw? =/

o/


Última edição por Mr.Rafael em Sex 31 Ago 2012, 18:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir o carinha dando tchau :P)
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Mensagem por Kapoty Sex 31 Ago 2012, 18:47

Mr.Rafael escreveu:O problema é que o objeto possui sprite, e o script que estou usando para contar a saúde troca o subimage dele dependendo da variável. Ou seja, draw não se aplicaria aqui.

Existe alguma outra maneira sem ter de usar o draw? =/

o/

Não estou dizendo para desenhar a sprite via draw e sim a trocar a posição dele pelo draw.
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Mensagem por Mr.Rafael Sex 31 Ago 2012, 18:53

Mesmo assim não dá. Uma vez colocado, o evento draw remove automaticamente o sprite do objeto, me forçando a usar a função draw sprite para ele aparecer ali. O problema é que a barra em si já tem ações que dependem do sprite correspondente e o draw sprite é meramente estático/decorativo, por isso não posso usar o draw.

o/
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Mensagem por Kapoty Sex 31 Ago 2012, 18:58

Mr.Rafael escreveu:Mesmo assim não dá. Uma vez colocado, o evento draw remove automaticamente o sprite do objeto, me forçando a usar a função draw sprite para ele aparecer ali. O problema é que a barra em si já tem ações que dependem do sprite correspondente e o draw sprite é meramente estático/decorativo, por isso não posso usar o draw.

o/

Então o problema de usar o draw e por que você troca as image_index do sprite? uai basta fazer isto :

Código:
x=view_xview[0]
y=view_yview[0]
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)

Assim ele desenhara a image_index da sua sprite normalmente.

Diga se resolveu.
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Mensagem por Mr.Rafael Sex 31 Ago 2012, 19:13

Funcionou! Muito obrigado pela paciência e pela ajuda. Desconhecia essa função e fico feliz que não estou tendo mais que montar gambiarras para fazer uma coisa ou outra funcionar.

[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview" Scaled.php?server=38&filename=vlwxp

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