Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
Estou montando uma engine de RPG e me deparei com um problema bem chato: a HUD não segue a tela corretamente.
Como assim? Bem, eu uso a função "Jump to position" no Step e coloco "view_xview" e "view_yview", que fazem com que qualquer instância apareça sempre no topo da tela. O problema é que, quando o personagem anda, a HUD dá um "soco" para trás, e só volta a aparecer inteira na tela quando o personagem para.
Aqui é como fica com o personagem parado. A HUD está exatamente no canto superior esquerdo da tela (apesar de não ser completamente, mas deveria estar):
Mas, ao se mover, ela simplesmente é socada alguns pixels atrás, como se estivesse tendo algum atraso para acompanhar a tela (aqui estou andando para a esquerda):
A forma que eu achei para "driblar" o problema era dar os mesmos controles de movimentação do player à barra. Mas achei esse método não muito profissional de minha parte e considero isso uma pura gambiarra, já que eu quero que ela siga a tela, totalmente diferente de coincidentemente andar na mesma velocidade que se move e permanecer visível por causa disso.
Alguém sabe como corrigir isso? Lembrando que isso é um objeto.
o/
Como assim? Bem, eu uso a função "Jump to position" no Step e coloco "view_xview" e "view_yview", que fazem com que qualquer instância apareça sempre no topo da tela. O problema é que, quando o personagem anda, a HUD dá um "soco" para trás, e só volta a aparecer inteira na tela quando o personagem para.
Aqui é como fica com o personagem parado. A HUD está exatamente no canto superior esquerdo da tela (apesar de não ser completamente, mas deveria estar):
Mas, ao se mover, ela simplesmente é socada alguns pixels atrás, como se estivesse tendo algum atraso para acompanhar a tela (aqui estou andando para a esquerda):
A forma que eu achei para "driblar" o problema era dar os mesmos controles de movimentação do player à barra. Mas achei esse método não muito profissional de minha parte e considero isso uma pura gambiarra, já que eu quero que ela siga a tela, totalmente diferente de coincidentemente andar na mesma velocidade que se move e permanecer visível por causa disso.
Alguém sabe como corrigir isso? Lembrando que isso é um objeto.
o/
Última edição por Mr.Rafael em Sex 31 Ago 2012, 19:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tópico resolvido.)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
Tente colocar o código de seguir a view no draw do objeto.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
O problema é que o objeto possui sprite, e o script que estou usando para contar a saúde troca o subimage dele dependendo da variável. Ou seja, draw não se aplicaria aqui.
Existe alguma outra maneira sem ter de usar o draw? =/
o/
Existe alguma outra maneira sem ter de usar o draw? =/
o/
Última edição por Mr.Rafael em Sex 31 Ago 2012, 18:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir o carinha dando tchau :P)
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
Mr.Rafael escreveu:O problema é que o objeto possui sprite, e o script que estou usando para contar a saúde troca o subimage dele dependendo da variável. Ou seja, draw não se aplicaria aqui.
Existe alguma outra maneira sem ter de usar o draw? =/
o/
Não estou dizendo para desenhar a sprite via draw e sim a trocar a posição dele pelo draw.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
Mesmo assim não dá. Uma vez colocado, o evento draw remove automaticamente o sprite do objeto, me forçando a usar a função draw sprite para ele aparecer ali. O problema é que a barra em si já tem ações que dependem do sprite correspondente e o draw sprite é meramente estático/decorativo, por isso não posso usar o draw.
o/
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
Mr.Rafael escreveu:Mesmo assim não dá. Uma vez colocado, o evento draw remove automaticamente o sprite do objeto, me forçando a usar a função draw sprite para ele aparecer ali. O problema é que a barra em si já tem ações que dependem do sprite correspondente e o draw sprite é meramente estático/decorativo, por isso não posso usar o draw.
o/
Então o problema de usar o draw e por que você troca as image_index do sprite? uai basta fazer isto :
- Código:
x=view_xview[0]
y=view_yview[0]
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
Assim ele desenhara a image_index da sua sprite normalmente.
Diga se resolveu.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido][AJUDA] Problema com "view_xview" e "view_yview"
Funcionou! Muito obrigado pela paciência e pela ajuda. Desconhecia essa função e fico feliz que não estou tendo mais que montar gambiarras para fazer uma coisa ou outra funcionar.
o/
o/
Mr.Rafael- Games Ranking :
Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 1 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos