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[Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
+2
vinians
Mr.Rafael
6 participantes
Página 1 de 1
[Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Bem, estava procurando em todo lugar no Google sobre como montar uma caixa de texto para digitar dentro. Ok, tem uma função no GML que abre uma messagebox com uma caixa de texto, mas aquilo abre uma caixa do tamanho de um bonde no meio do jogo, e fica feio pacas! Mas enfim, não achei e tive que montar um mecanismo meio que "na marra".
Basicamente, no script que eu tenho aqui, você vai precisar de duas variáveis:
O global.input vai ser a entrada de texto, e o global.output é a saída, ele pega tudo o que você fez no input e registra.
Por fim, coloque o evento "Key Press -> Any Key", carregue o script e divirta-se digitando!
Script:
O script não foi muito aperfeiçoado: Tem letras (apenas maiúsculas), números, espaços e um backspace funcional (agradecimentos ao vinians). Mas funciona perfeitamente, quem quiser usar, pode pegar a "base" e continuar o resto. Apertando Enter, o global.output registra tudo o que você digitou.
-
E pelamordedeus: Quem estiver visualizando e estiver logado, deixe um comentário! Não é que eu queira criar "super-tópicos", mas quando a gente se empolga em mostrar uma coisa e vê que tem um monte de visualizações e 0 respostas, chega até a desmotivar. É como se não fosse "ninguém"...
o/
Basicamente, no script que eu tenho aqui, você vai precisar de duas variáveis:
- Código:
global.input = string("")
global.output = string("")
O global.input vai ser a entrada de texto, e o global.output é a saída, ele pega tudo o que você fez no input e registra.
Por fim, coloque o evento "Key Press -> Any Key", carregue o script e divirta-se digitando!
Script:
- Código:
switch keyboard_key {
// Letras (de A a Z):
case ord('A'): {global.input = string(global.input + "A")}; break
case ord('B'): {global.input = string(global.input + "B")}; break
case ord('C'): {global.input = string(global.input + "C")}; break
case ord('D'): {global.input = string(global.input + "D")}; break
case ord('E'): {global.input = string(global.input + "E")}; break
case ord('F'): {global.input = string(global.input + "F")}; break
case ord('G'): {global.input = string(global.input + "G")}; break
case ord('H'): {global.input = string(global.input + "H")}; break
case ord('I'): {global.input = string(global.input + "I")}; break
case ord('J'): {global.input = string(global.input + "J")}; break
case ord('K'): {global.input = string(global.input + "K")}; break
case ord('L'): {global.input = string(global.input + "L")}; break
case ord('M'): {global.input = string(global.input + "M")}; break
case ord('N'): {global.input = string(global.input + "N")}; break
case ord('O'): {global.input = string(global.input + "O")}; break
case ord('P'): {global.input = string(global.input + "P")}; break
case ord('Q'): {global.input = string(global.input + "Q")}; break
case ord('R'): {global.input = string(global.input + "R")}; break
case ord('S'): {global.input = string(global.input + "S")}; break
case ord('T'): {global.input = string(global.input + "T")}; break
case ord('U'): {global.input = string(global.input + "U")}; break
case ord('V'): {global.input = string(global.input + "V")}; break
case ord('W'): {global.input = string(global.input + "W")}; break
case ord('X'): {global.input = string(global.input + "X")}; break
case ord('Y'): {global.input = string(global.input + "Y")}; break
case ord('Z'): {global.input = string(global.input + "Z")}; break
// Números (de 0 a 9):
case ord('0'): {global.input = string(global.input + "0")}; break
case ord('1'): {global.input = string(global.input + "1")}; break
case ord('2'): {global.input = string(global.input + "2")}; break
case ord('3'): {global.input = string(global.input + "3")}; break
case ord('4'): {global.input = string(global.input + "4")}; break
case ord('5'): {global.input = string(global.input + "5")}; break
case ord('6'): {global.input = string(global.input + "6")}; break
case ord('7'): {global.input = string(global.input + "7")}; break
case ord('8'): {global.input = string(global.input + "8")}; break
case ord('9'): {global.input = string(global.input + "9")}; break
// Espaçamento:
case vk_space: {global.input = string(global.input + " ")}; break
// Apagar texto:
case vk_backspace: {global.input = string_delete(global.input, string_length(global.input), 1)}; break;
// Submeter valor ao output:
case vk_enter: {global.output = string(global.input)}; break
}
O script não foi muito aperfeiçoado: Tem letras (apenas maiúsculas), números, espaços e um backspace funcional (agradecimentos ao vinians). Mas funciona perfeitamente, quem quiser usar, pode pegar a "base" e continuar o resto. Apertando Enter, o global.output registra tudo o que você digitou.
-
E pelamordedeus: Quem estiver visualizando e estiver logado, deixe um comentário! Não é que eu queira criar "super-tópicos", mas quando a gente se empolga em mostrar uma coisa e vê que tem um monte de visualizações e 0 respostas, chega até a desmotivar. É como se não fosse "ninguém"...
o/
Última edição por Mr.Rafael em Seg 27 Ago 2012, 21:58, editado 1 vez(es)
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Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Amigo, ficou interessante sim o seu script, mas seria legal adicionar o Backspace apagar apenas a ultima letra, pois do jeito que você colocou apaga o texto inteiro.
No caso do backspace poderia trocar por:
No caso do backspace poderia trocar por:
- Código:
case 8: {global.input = string_delete(global.input, length(global.input)}; break;
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Valeu a dica, mas... o código está errado. :B
Mas eu corrigi a função que você fez:
o/
Mas eu corrigi a função que você fez:
- Código:
case vk_backspace: {global.input = string_delete(global.input, string_length(global.input), 1)}; break;
o/
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Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
@Mr. Rafael
O código podia ser assim também:
Quando você soma strings, pode usar o operador += e não precisa usar string(). O número de cases é imenso também. E como disse o Vinians, seria legal apagar um caractere apenas. De qualquer modo, obrigado pela contribuição.
Até mais!
O código podia ser assim também:
- Código:
letra = keyboard_key;
if (letra >= ord('A') and letra <= ord('Z'))
{
global.input += ord(letra);
}
if (letra >= ord('0') and letra <= ord('9'))
{
global.input += ord(letra);
}
if (letra == vk_space) global.input +=" ";
if (letra == vk_backspace) global.input = string_delete(global.input, string_length(global.input), 1
if (letra == vk_enter) global.output = string(global.input);
Quando você soma strings, pode usar o operador += e não precisa usar string(). O número de cases é imenso também. E como disse o Vinians, seria legal apagar um caractere apenas. De qualquer modo, obrigado pela contribuição.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Sem dúvida, isso reduz e MUITO o código! Eu havia montado daquele jeito para ver se o script funcionava e era lido corretamente (apesar de ter dado um verdadeiro trabalho), sofro muito em aprender a reduzir o código e qualquer forma de ajuda é realmente bem vinda.
Estou realmente grato em saber que a lógica do script continua intacta e que só precisa de uma (severa) redução de código.
o/
Estou realmente grato em saber que a lógica do script continua intacta e que só precisa de uma (severa) redução de código.
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Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Não seria melhor usar keyboard_string do que keyboard_key?
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Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Sempre tive dificuldades(ainda tenho) pra compreender esse negócio de multi-escolha, assim mais ainda pra entender como armazenar informações em arguments e arrays. Isso aí poderia ser uma alternativa?
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Usando o keyboard_key(), temos mais controle. O keyboard_string() interpreta corretamente o backspace mas não interpreta outras teclas como as setas para movimentação do cursor (já que é só uma string) home, end, etc. Então, se for uma coisa simples dá pra usar sim o keyboard_string() mas se for algo mais complexo é impressindível o uso de funções mais avançadas.Klior escreveu:Não seria melhor usar keyboard_string do que keyboard_key?
Amigo, não entedi o que você está dizendo ? Como assim arrays ?moisesBR escreveu:Sempre tive dificuldades(ainda tenho) pra compreender esse negócio de multi-escolha, assim mais ainda pra entender como armazenar informações em arguments e arrays. Isso aí poderia ser uma alternativa?
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
É... foi malz, o tópico aqui não tem muito a ver...
Mas de certo modo, acho que não deixa de ter certa relação.
tipo:
global.input = string("") guarda tudo que for digitado, certo?
Ao usar isso
switch keyboard_key {
case ord('A'): {global.input = string(global.input + "A")}; break
case ord('B'): {global.input = string(global.input + "B")}; break
seria quase igual:
argument[0]={global.input = string(global.input + "A")}
ou :
id[0] a,b,c
e etc???
Desculpe, estou tentando dissecar...
Mas de certo modo, acho que não deixa de ter certa relação.
tipo:
global.input = string("") guarda tudo que for digitado, certo?
Ao usar isso
switch keyboard_key {
case ord('A'): {global.input = string(global.input + "A")}; break
case ord('B'): {global.input = string(global.input + "B")}; break
seria quase igual:
argument[0]={global.input = string(global.input + "A")}
ou :
id[0] a,b,c
e etc???
Desculpe, estou tentando dissecar...
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
argumentos são utilizados somente em scripts, por exemplo..
um script com o nome scrSoma, dentro do script o seguinte:
return argument0 + argument1
Então quando for chamar esse script em um objeto terá q fazer assim:
resultado = scrSoma(5, 10); //resultado igual a 15, sendo que 5 é o argument0 e 10 o argument1.
id é uma variável que armazena o id do objeto.
global.input é uma variável global, variável global pode ser acessada por qualquer objeto.
um script com o nome scrSoma, dentro do script o seguinte:
return argument0 + argument1
Então quando for chamar esse script em um objeto terá q fazer assim:
resultado = scrSoma(5, 10); //resultado igual a 15, sendo que 5 é o argument0 e 10 o argument1.
id é uma variável que armazena o id do objeto.
global.input é uma variável global, variável global pode ser acessada por qualquer objeto.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Tem como alguem montar uma engine com esses scripts? É que eu tentei usar aqui e sempre da erro no evento draw,
EDIT
Faltava apenas eu adicionar
no evento create
EDIT
Faltava apenas eu adicionar
- Código:
[b][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif]global[/font][/color][/size][/b][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif].input = [/font][/color][/size][size=12][color=blue][font=Courier, CourierNew, sans-serif]string[/font][/color][/size][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif]([/font][/color][/size][size=12][color=red][font=Courier, CourierNew, sans-serif]""[/font][/color][/size][size=12][color=#000000][font=Courier, CourierNew, sans-serif])[/font][/color][/size]
global.output = string("")
no evento create
Última edição por DonutScore em Qui 01 maio 2014, 09:34, editado 1 vez(es)
Re: [Script] Input Box (digitar dentro de caixas de texto)
Fiz um tutorial sobre isso bem antigo mais ainda deve funcionar veja em
https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada
Flws!
https://gmbr.forumeiros.com/t13191-xcreator-tutorial-caixa-de-texto-avancada
Flws!
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