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Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
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Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
Bem, eu baixei um jogo chamado wanderlus:Rebirth, e para minha surpreza, ele foi feito no Game maker!!!
Eu reparei que quando você lança um poder para longe, e se ele bater em algo, o barulho fica baixo, mas quando esta bem perto, ele fica alto.
Eu queria saber tambem como fas para o objeto ser desativado (ou melhor, destruido) quano esta longe da view, mas quando a view volta para sua posição, ele ainda esta lá
Ex: Já jogaram mario serto? Experimente jogar uma casca de tartaruga para frente, mas tem um cano um pouco longe,... cade a casca?? isso foi porque o cano estava destroido, ou outra coisa do tipo.
Podem me dar uma forcinha??
Eu reparei que quando você lança um poder para longe, e se ele bater em algo, o barulho fica baixo, mas quando esta bem perto, ele fica alto.
Eu queria saber tambem como fas para o objeto ser desativado (ou melhor, destruido) quano esta longe da view, mas quando a view volta para sua posição, ele ainda esta lá
Ex: Já jogaram mario serto? Experimente jogar uma casca de tartaruga para frente, mas tem um cano um pouco longe,... cade a casca?? isso foi porque o cano estava destroido, ou outra coisa do tipo.
Podem me dar uma forcinha??
Última edição por superrafao em Seg 03 Set 2012, 11:30, editado 3 vez(es)
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
Destruir objetos que estão foram da view é fácil, você deve apenas verificar as suas coordenadas desse jeito:
- Código:
if (x < view_xview[0]) or (x > view_xview[0] + view_wview[0]) or (y < view_yview[0]) or (y > view_yview[0] + view_hview[0])
{
//Não está dentro da VIEW!
}
else
{
//Está dentro da VIEW!
}
view_xview[view_id] -> Devolve a coordenada X da view indicada;
view_yview[view_id] -> Devolve a coordenada Y da view indicada;
view_wview[view_id] -> Devolve a largura da view indicada;
view_hview[view_id] -> Devolve a altura da view indicada;
Sobre o som que diminui dependendo da distancia, eu fiz uma engine a muito tempo atras que resolve o seu problema:
[Engine] Som com distância
Flw!
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Re: Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
Não consegui fazer todo o codigo, pois não entendi. =/
Poderia me ajudar?
Alias
gostei da engine, orbigado.
Poderia me ajudar?
Alias
gostei da engine, orbigado.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
Esse código fará com que todos os de fora sejam desativados. Mas ele te dá uma margem de 5 steps, para não lagar o jogo. Será imperceptível, já que acontece 6 vezes por segundo.
- Código:
if (!(current_time mod 5))
{
xx = view_xview;
yy = view_yview;
instance_deactivate_region(xx, yy, xx+view_wview, yy+view_hview, 0, 1);
instance_activate_region(xx, yy, xx+view_wview, yy+view_hview, 1);
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
Isso, obrigado.
Vai ser muito util para o jogo não travar. Porque esse codigo fas com que os objetos não pesem o jogo, certo?
Muito obrigado mesmo.
Vai ser muito util para o jogo não travar. Porque esse codigo fas com que os objetos não pesem o jogo, certo?
Muito obrigado mesmo.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
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Re: Quanto mais longe, mais baixo. E desativado ele estara.
Quando a instância é desativada, todos os seus eventos são anulados, inclusive o Step e o Draw. Então seus códigos não serão executados e ela não será desenhada. Sim, o jogo pesa menos.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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