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Efeitos visuais nos sprites, transparencia, motion blur etc...

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Mensagem por Anderson3d Ter 10 Mar 2009, 16:15

Salve genios do GM! Gostaria de saber quais são os códigos para colocar transparência, motion blur, blur nos sprites. De preferência os principais, pois coloquei um efeito de luz, mas sem transparência fica meio feio sacam... Preciso saber disso. Agradeço desde já!

simplificando, criei um objeto e queria ele com transparência...

exemplo:

esse jogo é de game maker, criador é o Cris Spiegel. è esse efeito de blur e transparencia que eu procuro... alguem sabe faze risso?
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Mensagem por CPinheiro Ter 10 Mar 2009, 21:30

Não sei mexer com o blur no Game Maker, mas a transparência é algo fácil de se fazer. Very Happy

Tipo, no objeto que você quer que seja transparente, coloque:

Código:

image_alpha=valor;

image_alpha é uma variável interna do Game Maker que define a transparência do objeto. Seu valor padrão é 1, e você pode mudá-lo para qualquer valor entre 0 e 1 (0.1,0.2,0.3,...). Aí, é só você testar até obter o valor desejado.
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Mensagem por Anderson3d Ter 10 Mar 2009, 21:33

Pinheiro vc é o cara! mas eu descobri isso bem na hora que vc postou hahaha!! mesmo assiam muito obrigado!! e descobri qual é o comando do motion blur, é esse aqui

Código:
scr_draw_motionblur(speed,direction,x,y,rotationam
mount)

fonte: http://gmc.yoyogames.com/lofiversion/index.php/t180100.html


mas não to sabendo usar, nem sei onde coloca isso!!! alguem pode ajudar????
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Mensagem por CPinheiro Ter 10 Mar 2009, 21:37

Olha, estou sem o Game Maker aqui para testar, mas tente fazer isso:

Código:

scr_draw_motionblur(speed,direction,x,y,360);

Como esse é um script personalizado, não sei se vai funcionar, mas tenta aí. ;D
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Mensagem por Anderson3d Ter 10 Mar 2009, 21:42

sim mas eu coloco isso onde? no step do obj explosão???
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Mensagem por Gusba Ter 10 Mar 2009, 21:43

acredito que no draw
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Mensagem por Anderson3d Ter 10 Mar 2009, 22:20

não deu certo, não sei usar isso, na verdade nem sei se esse efeito do jogo acima no youtube é blur ou um brilho especial... alguem sabe que efeito é esse?
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Mensagem por CPinheiro Qua 11 Mar 2009, 06:24

Esqueça códigos. Abra o sprite que você quer, clique em Edit Sprite, clique em Images e depois clique em Blur. Aí, ajuste como você quiser. Recomendo o valor 1.
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Mensagem por rodrigo1434 Qua 11 Mar 2009, 11:24

Simples. Isso é uma imagem com blur.

Use o modo add, como na nave azul, solta seus tiros, e a laranja é o negativo, subtract

bem
scr_draw_motionblur(speed,direction,x,y,360);

isso é um script, se não tiver o script para chamar, não irá funcionar.

Resolução:
Desenhe no Game Maker, uma imagem de tiro(igual uma coxinha), bem pixelada, pinte a area de dentro de azul claro, e de fora preto, volte para o começo, e tire a transparencia, agora dê vários blurs, com o valor 1, assim é fica melhor, se quiser usar logo o 6 tá blz
Pronto vc terá um treco azul meio embaçado e com fundo preto.

Ou use esse.
Efeitos visuais nos sprites, transparencia, motion blur etc... Shot


Agora crie o objeto tiro com essa sprite>

e no evento draw:

Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,0,c_white,0.8)
draw_set_blend_mode(bm_normal)

E só uma dica, no evento room end, coloque o destroy, para não acumular tiros para fora da room, sem uso ^~
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Mensagem por Anderson3d Qua 11 Mar 2009, 14:46

Rodrigo e Pinheiro blz, achei o blur do GM. Mas, este código:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,1,1,0,c_white,0.8)
draw_set_blend_mode(bm_normal)

Alguem poderia explicar o que ele significa? Devo substituir sprite_index,image_index, pelos meus dados, e o resto deixa normal como está?

Desculpem minhas perguntas, até parece que sou burro hahaha, mas é que, quando eu entendo um código 100% eu dou meus pulos pra fazer o melhor, e sempre que uso um código sem entender eu fico na mesma sacaram? Se alguem puder explicar eu agraço muito. Vlw...
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Mensagem por CPinheiro Qua 11 Mar 2009, 16:31

Nap, não mude nada. sprite_index e image_index são variáveis padrões do Game Maker, sendo que sprite_index é o sprite atual e image_index é a sub-imagem do sprite atual. Use do jeito que está.
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Mensagem por Anderson3d Qua 11 Mar 2009, 20:58

a cara funcionou massa!!! só que o blend deixou a imagem transparente demais. tem como diminuir um pouco o blend???
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Mensagem por rodrigo1434 Sáb 14 Mar 2009, 13:49

Acho melhor usar blend com imagens blurzadas, tipo luz, dê vários blur nalquela imagem do poder, deixa bem embassada, ficará melhor
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Mensagem por CPinheiro Sáb 14 Mar 2009, 17:12

Ah, caso tenha ficado transparente demais, mude aquele 0,8 do código. É o nível de transparência do sprite que está sendo desenhado, e funcion a igual ao image_alpha.
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Mensagem por vinians Sáb 14 Mar 2009, 17:19

Muito interessante essa parte sobre blend modes. Seria legal alguem que conheça bem isso fazer um tutorial explicando como funciona o bm_add, bm_subtract e todos aqueles outros bm´s. Pois podemos ter uma grande gama de efeitos com isso.
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Mensagem por CPinheiro Sáb 14 Mar 2009, 17:21

Pode ser uma pergunta idiota, mas o quê exatamente é um blend? Efeito de transparência? Anti-allising? Que efeito ele pode me dar?
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Mensagem por Gusba Sáb 14 Mar 2009, 17:46

é o modo de como a imagem ira interagir com as outras imagens sobre postas
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