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[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.
3 participantes
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[Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.
Olá, sou iniciante no Game Maker Studio, e estou usando o Game Maker Studio 2, eu vi uns tutoriais de como fazer meu jogo de RPG, mas eles não cobrem tudo, e é difícil achar conteúdo em Português. Vou direto ao ponto do meu problema,estou usando useScripts para colocar os efeitos dos itens, só consegui colocar certo um efeito, o de ganhar vida da poção de vida, ele funciona quando você está com a vida diminuida, ele realmente recupera a vida, mas quando está com a vida cheia, e usamos a "Poção de Vida", o sprite do coração some, aqui vai o comando que usei:
"global.vida += 1;''
eu percebi que talvez ele tenha colocado mais um número no sprite (subimage) e levou a algum número que não tem sprite, acho que deve ser isso, mas não sei como resolver, teria algum comando para não poder usar a poção se a vida estiver cheia? ou para ela parar de sumir (sem aumentar a vida mais do que o limite)?
Agora essa é outra dúvida, mas tem haver com o mesmo, que é, como colocar alguma poção de efeito diferente? como por exemplo: uma Poção de aumentar a velocidade, temporariamente ou permanentemente (até a morte do personagem).
Por último, quando eu colocava minha música no jogo, fiz por um objeto, ela iniciava normalmente no começo da room, mas quando pausava o game, ela reiniciava e ficava por cima da outra, e assim por diante pra cada pause. Ela estava no evento "room start", eu mudei para "game start" e coloquei na room do menu inicial, assim a música ficou normal, mas ela já começa no menu inicial(onde inicia o jogo, se eu colocar o objeto na room da fase, a música não toca com o "game start", só usando o evento "room start" e ficando com o problema acima). Dito isso queria saber como resolver, para a música não tocar no menu inicial (pois quero deixar uma música específica para cada tela), e só tocar na room da fase, e sem ter aquele problema, tem algum outro comando especifico?
Pra finalizar, teria algum lugar para mim ver onde posso colocar esses tipos de efeitos pras poções? (outros como: invisibilidade, imunidade, ou algo do tipo).
Se alguma parte ficou difícil de entender, peço desculpas, e já agradeço desde já quem leu, e quem puder tentar me ajudar.
"global.vida += 1;''
eu percebi que talvez ele tenha colocado mais um número no sprite (subimage) e levou a algum número que não tem sprite, acho que deve ser isso, mas não sei como resolver, teria algum comando para não poder usar a poção se a vida estiver cheia? ou para ela parar de sumir (sem aumentar a vida mais do que o limite)?
Agora essa é outra dúvida, mas tem haver com o mesmo, que é, como colocar alguma poção de efeito diferente? como por exemplo: uma Poção de aumentar a velocidade, temporariamente ou permanentemente (até a morte do personagem).
Por último, quando eu colocava minha música no jogo, fiz por um objeto, ela iniciava normalmente no começo da room, mas quando pausava o game, ela reiniciava e ficava por cima da outra, e assim por diante pra cada pause. Ela estava no evento "room start", eu mudei para "game start" e coloquei na room do menu inicial, assim a música ficou normal, mas ela já começa no menu inicial(onde inicia o jogo, se eu colocar o objeto na room da fase, a música não toca com o "game start", só usando o evento "room start" e ficando com o problema acima). Dito isso queria saber como resolver, para a música não tocar no menu inicial (pois quero deixar uma música específica para cada tela), e só tocar na room da fase, e sem ter aquele problema, tem algum outro comando especifico?
Pra finalizar, teria algum lugar para mim ver onde posso colocar esses tipos de efeitos pras poções? (outros como: invisibilidade, imunidade, ou algo do tipo).
Se alguma parte ficou difícil de entender, peço desculpas, e já agradeço desde já quem leu, e quem puder tentar me ajudar.
hiki210- Data de inscrição : 08/08/2020
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Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.
Olá, hiki210!
Seja muito bem-vindo ao fórum ^ ^
1) Sim, a explicação que você deu pro problema está praticamente correta. Quando um valor corresponde a uma subimagem que não existe, ele leva pra primeira subimagem. É como se desse um loop.
Eu consigo pensar em duas formas de você resolver o problema. A primeira é fazendo com que a poção só aumente a vida caso ela esteja abaixo de um valor pré-definido. A segunda é fazendo com que a poção só aumente a vida caso ela esteja abaixo de seu máximo. A segunda forma é mais difícil, mas é ideal pro seu jogo, visto que em um RPG é, normalmente, possível aumentar a vida máxima de um personagem.
No caso da primeira forma, você só precisa adicionar uma condição baseada num valor fixo.
Exemplo:
No caso da segunda forma, você vai precisar criar uma nova variável, especializada em controlar o limite de vida. Depois de criá-la, basta adicionar uma condição baseada na variável.
Exemplo:
Caso não saiba implementar o sistema de vida máxima, não se desepere: é só comentar aqui no tópico que eu (ou outra pessoa) irá te ajudar ;-)
2) Não tem muito segredo pra fazer isso. Você só precisa ligar cada poção e atributo do personagem à uma variável corresponde.
3) Eu não sei se entendi direito a dúvida, mas, aparentemente, a música não está pausando junto com o jogo, é isso? Se for esse o caso, é só você usar as funções audio_pause_sound e audio_resume_sound.
Se o problema for só a sobreposição, você pode criar um código que impeça isso. Você só precisar criar uma condição que só permita que a música toque caso ela já não esteja tocando. Você deve usar a função audio_is_playing para checar isso.
Exemplo:
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1) Sim, a explicação que você deu pro problema está praticamente correta. Quando um valor corresponde a uma subimagem que não existe, ele leva pra primeira subimagem. É como se desse um loop.
Eu consigo pensar em duas formas de você resolver o problema. A primeira é fazendo com que a poção só aumente a vida caso ela esteja abaixo de um valor pré-definido. A segunda é fazendo com que a poção só aumente a vida caso ela esteja abaixo de seu máximo. A segunda forma é mais difícil, mas é ideal pro seu jogo, visto que em um RPG é, normalmente, possível aumentar a vida máxima de um personagem.
No caso da primeira forma, você só precisa adicionar uma condição baseada num valor fixo.
Exemplo:
- Código:
if (global.vida < 100) global.vida += 1 //Se a vida é menor do que 100, ela será aumentada em 1
No caso da segunda forma, você vai precisar criar uma nova variável, especializada em controlar o limite de vida. Depois de criá-la, basta adicionar uma condição baseada na variável.
Exemplo:
- Código:
if (global.vida < global.vida_maxima) global.vida += 1 //Se a vida é menor do que a vida máxima, ela será aumentada em 1
Caso não saiba implementar o sistema de vida máxima, não se desepere: é só comentar aqui no tópico que eu (ou outra pessoa) irá te ajudar ;-)
2) Não tem muito segredo pra fazer isso. Você só precisa ligar cada poção e atributo do personagem à uma variável corresponde.
3) Eu não sei se entendi direito a dúvida, mas, aparentemente, a música não está pausando junto com o jogo, é isso? Se for esse o caso, é só você usar as funções audio_pause_sound e audio_resume_sound.
Se o problema for só a sobreposição, você pode criar um código que impeça isso. Você só precisar criar uma condição que só permita que a música toque caso ela já não esteja tocando. Você deve usar a função audio_is_playing para checar isso.
Exemplo:
- Código:
if (!audio_is_playing(nome_da_musica)) audio_play_sound(nome_da_musica,1,1) //Se a música não está tocando, ela irá tocar :v
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Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.
1 - Olá Super Games, obrigado! Me ajudou muito suas instruções, criando a variável "global.vida_máxima" no "obj_player", e adicionando o código "if (global.vida < global.vida_maxima) global.vida += 1;", no useScript da Poção de Vida, já fez o problema ser resolvido, agora não some mais o sprite,e continua curando quando se tem menos! (era desse jeito que era pra fazer mesmo? Funcionou assim, ao menos).
2 - Tem algum site que eu consiga ver os comandos detalhados, de forma simples e para que serve cada qual? (ou só tem o da yoyogames?).
3 - Consegui fazer a música parar de se repetir e se sobrepor, era isso que estava acontecendo, iniciava a room com a música normal, e quando dava pause e retornava (a room está com persistent ativado, para salvar os itens quando sair do pause) ao jogo, a música começava outra vez e ficava por cima da outra (ou seja duas músicas tocando ao mesmo tempo, em diferentes tempos), tocava mais uma cada vez que desse pause e voltasse para o jogo. então resolvi parcialmente o problema com os comandos que você me deu, fazendo o seguinte: criando um novo objeto, colocando na room de pause e no "create" event colocando o audio_pause_sound, com isso acaba o problema acima, só que agora a música reinicia toda vez que volto pro jogo do pause (ela volta do começo), teria como fazer a música continuar de onde ela parou, antes de ativar o pause? (outros tentativas de comandos que tentei. não funcionaram bem ;-;).
Agradeço muito sua ajuda! e a ajuda de qualquer pessoa!
2 - Tem algum site que eu consiga ver os comandos detalhados, de forma simples e para que serve cada qual? (ou só tem o da yoyogames?).
3 - Consegui fazer a música parar de se repetir e se sobrepor, era isso que estava acontecendo, iniciava a room com a música normal, e quando dava pause e retornava (a room está com persistent ativado, para salvar os itens quando sair do pause) ao jogo, a música começava outra vez e ficava por cima da outra (ou seja duas músicas tocando ao mesmo tempo, em diferentes tempos), tocava mais uma cada vez que desse pause e voltasse para o jogo. então resolvi parcialmente o problema com os comandos que você me deu, fazendo o seguinte: criando um novo objeto, colocando na room de pause e no "create" event colocando o audio_pause_sound, com isso acaba o problema acima, só que agora a música reinicia toda vez que volto pro jogo do pause (ela volta do começo), teria como fazer a música continuar de onde ela parou, antes de ativar o pause? (outros tentativas de comandos que tentei. não funcionaram bem ;-;).
Agradeço muito sua ajuda! e a ajuda de qualquer pessoa!
hiki210- Data de inscrição : 08/08/2020
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Re: [Resolvido]Ajuda com efeitos de poções, Sprites e Som.
Olá @hiki210, seja bem-vindo(a)!
Em relação aos pontos citados:
1 - O Super Games explicou bem, pelo que vi, realmente funciona assim, existem outras maneiras de fazer, mas essa realmente simplifica bastante!
2 - No geral os sites que tem a documentação de funções do game maker(pelo menos os que geralmente eu uso) são esses:
Game Make: Studio 2
Game Maker:Studio 1.4
Infelizmente está tudo em inglês, então realmente precisa de um passo a mais para chegar ao que você está buscando.
Dica: Você pode sempre no Game Maker pressionar o botão do scroll no mouse em cima do nome da função que ela vai abrir a documentação de como usar ela. Esse mesmo painel pode ser aberto pressionando F1.
Nesse lugar você tem acesso a todas as funções e pra que elas servem(Em inglês).
3 - Possivelmente o comando que você está procurando é o audio_resume_sound();
E entre os parênteses você vai colocar o nome da música que você pausou.
Força! Boas criações, se precisar de ajuda estaremos por aqui, fique a vontade!
Em relação aos pontos citados:
1 - O Super Games explicou bem, pelo que vi, realmente funciona assim, existem outras maneiras de fazer, mas essa realmente simplifica bastante!
2 - No geral os sites que tem a documentação de funções do game maker(pelo menos os que geralmente eu uso) são esses:
Game Make: Studio 2
Game Maker:Studio 1.4
Infelizmente está tudo em inglês, então realmente precisa de um passo a mais para chegar ao que você está buscando.
Dica: Você pode sempre no Game Maker pressionar o botão do scroll no mouse em cima do nome da função que ela vai abrir a documentação de como usar ela. Esse mesmo painel pode ser aberto pressionando F1.
Nesse lugar você tem acesso a todas as funções e pra que elas servem(Em inglês).
3 - Possivelmente o comando que você está procurando é o audio_resume_sound();
E entre os parênteses você vai colocar o nome da música que você pausou.
- Código:
if (audio_is_paused(nome_da_musica)) // Se a música está pausada
audio_resume_sound(nome_da_musica); // Coloca ela para tocar de onde parou
else // Caso contrário
audio_play_sound(nome_da_musica,1,1); //Toca ela do começo
Força! Boas criações, se precisar de ajuda estaremos por aqui, fique a vontade!
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