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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 18:35

Tipo, eu pego o bonus de vida, ai eu morro, e quando eu morro reinicia a fase e tira uma vida, mas quando reiniciasse eu qria que a vida q eu peguei da primeira vez nao estivesse mais lá, como fasso isso?

Desculpe pelas perguntas simples, e q faz tempo q eu mexo com o gmaker, e esqci quase tudo Razz


Última edição por henriquebr em Qua 08 Ago 2012, 21:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zero. Qua 08 Ago 2012, 18:41

Marque a room como persistent, ou crie uma condição que exclua a msm.
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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 18:48

mas tipo, se eu marcar a room como persistent, todos os objetos que eu destruir nao irao aparecer, eu quero que so nao apareça a bonus de vida, mas vlw pela resposta!
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Mensagem por Mr. Kaleb Qua 08 Ago 2012, 18:53

Determine uma variavel para avisar se você já pegou ou não, de preferencia num objeto controle ou algo do tipo.
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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 18:56

mas tipo se eu determinar essa variavel, como vou utiliza-la para falar que nao e mais pra aparecer depois de morrer?
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Mensagem por PedroX Qua 08 Ago 2012, 19:05

Ao morrer, não reinicie a fase.
Simplesmente mova o player para a posição inicial.
Assim tudo ficará como anteriormente.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 19:17

mas os outros objetos q eu destruí (fora a bonus de vida) nao vao aparecer novamente, eu quero que tudo reapareça novamente, menos a vida (claro, q se ela ja for pega, se naor for se morrer de novo e reiniciar a room ela vai tar la ainda).
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Mensagem por cascavelo Qua 08 Ago 2012, 19:43

cria uma variável global:
global.bonus=1,

não coloque o objeto bonus na room manualmente, coloque um código em algum objeto para criá-lo, assim:

if global.bonus=1 instance_create(obj_BONUS,100,110)

quando o jogador pegar o bonus mude o valor para 0, assim ele não será criado quando reiniciar a fase.
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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 19:51

mas tipo, eu teria q colocar o valor de objetos q eu quero criar na room? ou ele cria a partir de so um objeto?
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Mensagem por gabrielsch Qua 08 Ago 2012, 19:56

Antes de eu tentar resolver o seu problema tenho que perguntar, há mais de um objeto bônus na room?

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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 19:57

bonus nao, mas há moedas, etc. bonus mesm e so o obj_bonus_vida


Última edição por henriquebr em Qua 08 Ago 2012, 20:01, editado 1 vez(es)
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Mensagem por gabrielsch Qua 08 Ago 2012, 19:59

henriquebr escreveu:bonus nao, mas há moedas, etc. bonus mesm e so o obj_vida

No caso dessas vidas, você quando reiniciar a room não quer que elas apareçam caso o jogador já tenha pegado elas? Seria isso?

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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 20:02

sim, exatamente.
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Mensagem por gabrielsch Qua 08 Ago 2012, 20:15

Ok, sendo assim você tem duas opções, uma é não reiniciar a room quando o jogador morrer mas sim mover ele para seu ponto inicial, os outros itens como moedas e outros (menos as vidas) você não destrói só deixa eles invisíveis, quando o jogador morrer você retorna eles ao normal.

Outra opção seria criar uma lista com uma ds_list ou então com arrays e criar uma rotina para que quando a room iniciar ele verificar se um objeto já foi pego... bem, é meio longo a explicação, mas se quiser optar por esse método é só dizer!

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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 20:17

Acho melhor o segundo metodo, pois o primeiro pode aparecer bugs + pra frente, entao podes mostrar ai o segundo? vlw..... (há, se quiser falar pelo msn, o meu e esse: henriqueacb@hotmail.com).
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Mensagem por gabrielsch Qua 08 Ago 2012, 20:58

Bem, o segundo modo seria algo como:
-> Criar uma lista que irá armazenar IDs de objetos;
-> Quando uma room iniciar um objeto verifica essa lista e vai deletando os objetos com as IDs que há na lista;
-> Para remover um objeto basta adicionar o seu ID na lista que na proxima vez que a room for iniciada ele irá ser destruido!

Ao invés de criar um "tutorial" aqui uma engine é bem melhor:

Engine - Lista de Remoção

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Mensagem por henriquebr Qua 08 Ago 2012, 21:05

obrigado pela engine, nao tranquem ainda o topico, se for o q eu quero e der certo eu edito a resposta, e vlw gabriel, vou te dar creditos pela ajuda!

EDIT:

PODEM TRANCAR O TOPICO!
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