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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 19:47

Galera eu quero usar o with other no codigo! alguem ajuda! confused

Obrigado ao Pedro


Última edição por AlexBosquin em Sáb 21 Jul 2012, 17:48, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Gonçalves Sex 20 Jul 2012, 19:58

A variável other só funciona no evento Colisão!

Que retorna a instância no qual o objeto colidiu.

Valeu!
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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 20:03

mas tipo eu quero fazer que qunado num objeto x tiver acontecendo alguma coisa no y acontecer outra uma ligado com a outro isso no codigo do objeto y entende e como se o x fosse a arma e o y a bala! e o y sempre saisse na direção que estivesse na arma!
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sex 20 Jul 2012, 20:11

bom, a arma é virada para o mouse ?, se sim, é só colocar esse code no create da bala:
Código:
move_towards_point(mouse.x,mouse.y,5);

talvez no lugar de mouse.x/mouse.y seja mouse_x/mouse_y
tente ae
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Mensagem por William Lima Sex 20 Jul 2012, 20:21

Pode criar a bala assim:
Código:
bala=instance_create(x,y,bala)
bala.direction=direcao_da_arma
Tenta...
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sex 20 Jul 2012, 20:26

Gonçalves escreveu:A variável other só funciona no evento Colisão!

Que retorna a instância no qual o objeto colidiu.

Valeu!

opa, acho que o other pode ser usado em varios eventos e em varias funções como: instance_destroy, motion_set, e muitos outros. só pra complementar Smile
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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 20:34

isso mesmo cara eu sabia usar ele mas agora esqueci como pra fazer ele ter sintax!
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Mensagem por PedroX Sex 20 Jul 2012, 20:47

opa, acho que o other pode ser usado em varios eventos e em varias funções como: instance_destroy, motion_set, e muitos outros. só pra complementar

De qualquer modo, só na colisão.

Se você colocar with(other) instance_destroy() quando não estiver colidindo, não vai dar nada. Acho que nem erro vai dar, já que o GM deve tratar other como noone quando não há colisão.

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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 20:49

Alguem pode me ajudar a fazer um sistema da bala da arma sair com a velocidade na direção que o player tiver olhando?
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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sex 20 Jul 2012, 20:53

William Lima escreveu:Pode criar a bala assim:
Código:
bala=instance_create(x,y,bala)
bala.direction=direcao_da_arma
Tenta...

acho que esse aqui era pra funcionar, tenta aí Alex
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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 20:55

mas ai nao ta explivcado em qual objeto eu tenho que por e o que substituir!
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Mensagem por Gonçalves Sex 20 Jul 2012, 20:58

Bom, eu tenho um tutorial que tem uma engine que tem isso:

https://gmbr.forumeiros.com/t22241-tutorial-ia-top-down-shooter

Ela tem algumas explicações, deve ter essa.
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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 21:02

mas meu jogo nao é top dow ai nao ajudaria! e jogos topdown usa o mouse o meu nao usa!
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Mensagem por PedroX Sex 20 Jul 2012, 21:05

No objeto player, no evento de disparar a bala:

Código:
obj = instance_create(x,y, obj_bala);
obj.depth = depth + 1;

if (image_xscale == 1)
obj.direction = 0;
else
obj.direction = 180;

Leia tutoriais sobre instâncias/objetos.
Além disso, procure saber sobre o . (ponto), para que serve, entre outros.

Edit: o que você usa para mirar?

Até mais!

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Mensagem por Mentos e Coca-cola Sex 20 Jul 2012, 21:08

bom, aqui tem um tutorial de tiro em plataforma do nosso amigo Isaias:
https://gmbr.forumeiros.com/t8663-tutorial-jogo-de-tiro-em-plataforma-parte-3
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Mensagem por AlexBosquin Sex 20 Jul 2012, 21:35

mas como ta phoda em nem esse nun funfou tipo ele atira mas quando atira ele cria um montao de balas que nao se movem!
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Mensagem por Lukbebalduke Sáb 21 Jul 2012, 13:10

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Mensagem por PedroX Sáb 21 Jul 2012, 13:18

Código:

if distance_to_object(obj_bala) < 10 exit;
obj = instance_create(x,y, obj_bala);
obj.depth = depth + 1;

if (image_xscale == 1)
obj.direction = 0;
else
obj.direction = 180;

obj.speed = 10;

Você precisa limitar a quantidade de balas, além de dar movimento às mesmas.
É tudo questão de lógica.
Eu disse pra você ler tutoriais sobre isso.

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Mensagem por AlexBosquin Sáb 21 Jul 2012, 17:47

Opa muito obrigado mesmo pedro esse ai funfou mesmo e pq mesmo que eu a muito tempo estudo gm nunca tinha visto isso de obj axo que deve dar na mesma de self mas tudo bem! muito obrigado

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