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Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
3 participantes
Página 1 de 1
Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Tem a possibilidade de desenhar um retangulo e uma circulo e se o circulo colidir com o retângulo, a parte que se colidiu do retangulo sumisse ?
Exemplo :
tem um retangulo de 80x64 desenhado dentro de um poço ai vc entra lá com um circulo desenhado em vc e a parte do retangulo que estiver colidindo com o circulo some .
É possivel ?
Exemplo :
tem um retangulo de 80x64 desenhado dentro de um poço ai vc entra lá com um circulo desenhado em vc e a parte do retangulo que estiver colidindo com o circulo some .
É possivel ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
O jogo tem visão por cima ou é de plataforma?
O círculo e/ou o quadrado são preenchidos?
O que você quer dizer com "some?" É apagado, destruído em parte, vai e nunca mais volta, volta quando o círculo desencostar... o quê?
O círculo e/ou o quadrado são preenchidos?
O que você quer dizer com "some?" É apagado, destruído em parte, vai e nunca mais volta, volta quando o círculo desencostar... o quê?
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
É em plataforma (naum sei se isso muda alguma coisa), são preenchidos, ele na parte em que o circulo está ele só desaparece, naum some naum . e quando o circula sai a parte volta denovo rsrs .
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Você quer que ela fique por baixo do circulo ou que suma mesmo?
Se for pra sumir mesmo, então seria o caso de desenhar o retângulo numa surface, depois desenhar o circulo transparente sobre essa surface e então desenhar a surface na tela.
Seria mais ou menos assim:
No create do retângulo:
surf = surface_create(sprite_width, sprite_height)
surface_set_target(surf)
draw_clear(c_white)
draw_sprite(sprite_index, 0, 0, 0)
surface_reset_target()
Certo, agora ao colidir com o circulo coloque:
surface_set_target(surf)
draw_set_color(0)
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite_ext(other.sprite_index, 0, other.x - x, other.y - y, 1
,1, 0, c_white, 1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
surface_reset_target()
Edit: não podemos nos esquecer de desenhar a surface: draw_surface(surf, x, y)
Edit: corrigidas algumas partes
Edit: agora eu testei e deu certo.
Exemplo: https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Obs: eu não testei nada, foi só dedução. Se der erro, avise.
Até mais!
Se for pra sumir mesmo, então seria o caso de desenhar o retângulo numa surface, depois desenhar o circulo transparente sobre essa surface e então desenhar a surface na tela.
Seria mais ou menos assim:
No create do retângulo:
surf = surface_create(sprite_width, sprite_height)
surface_set_target(surf)
draw_clear(c_white)
draw_sprite(sprite_index, 0, 0, 0)
surface_reset_target()
Certo, agora ao colidir com o circulo coloque:
surface_set_target(surf)
draw_set_color(0)
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite_ext(other.sprite_index, 0, other.x - x, other.y - y, 1
,1, 0, c_white, 1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
surface_reset_target()
Edit: não podemos nos esquecer de desenhar a surface: draw_surface(surf, x, y)
Edit: corrigidas algumas partes
Edit: agora eu testei e deu certo.
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Obs: eu não testei nada, foi só dedução. Se der erro, avise.
Até mais!
Última edição por Pedrø em Qua 11 Jul 2012, 14:12, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Assim, qual a sprite ai que eu naum entendi.
Eu já tenho um código com a surface mas o problema é que eu quero que só desenhe o retangulo em uma parte da room, quando eu colokei no código pra desenhar so em uma parte, continuou desenhando na tela (0,0). Vou ver oque faço. E sem falar que os items da HUD estavam sendo desenhadas dentro da surface , ai eu tinha que tirar o view_xview e view_yview dos draws.
Eu já tenho um código com a surface mas o problema é que eu quero que só desenhe o retangulo em uma parte da room, quando eu colokei no código pra desenhar so em uma parte, continuou desenhando na tela (0,0). Vou ver oque faço. E sem falar que os items da HUD estavam sendo desenhadas dentro da surface , ai eu tinha que tirar o view_xview e view_yview dos draws.
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Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Acabei de fazer um exemplo:
https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Use o circulo para apagar a carta de baralho.
Edit: acabei de inventar uma borracha...
Até mais!
https://dl.dropbox.com/u/38888521/Exemplos/apagar.gmk
Use o circulo para apagar a carta de baralho.
Edit: acabei de inventar uma borracha...
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Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Naum é pra sumir, e é pra desenhar um retangulo com draw_rectangle ou draw_rectangle_color.
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Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
É o mesmo esquema, só que em vez de desenhar a sprite você desenha as formas...
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: Desenhar retângulo e apenas uma parte sumir.
Naum sei fazer T-T .
Vou arriscar aqui !
Tipo, eu ja tentei. Mas naum consegui.
Da pra editar a engine pra mim ?
Vou arriscar aqui !
Tipo, eu ja tentei. Mas naum consegui.
Da pra editar a engine pra mim ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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