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IA de Zumbi está um lixo!
+2
andreh
Lauro
6 participantes
Página 1 de 1
IA de Zumbi está um lixo!
Galera, estou com um pequeno probleminha em meu jogo, criei um inimigo tradicional como o koopa...
No Create eu coloquei:
No Step:
Só tem um probleminha... o zumbi não anda nem exibe animação!! FFFUUUU
No Create eu coloquei:
- Código:
lado=1
vida=3
No Step:
- Código:
//Gravidade
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
}
x+=lado
- Código:
if lado=-1 {lado=1}
if lado=1 {lado=-1}
Só tem um probleminha... o zumbi não anda nem exibe animação!! FFFUUUU
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Re: IA de Zumbi está um lixo!
mas vc não passou nenhum comando pra fazer ele andar, pelo menos eu não identifiquei.
não sei se eu entendi bem, então se eu interpretei errado, explica um pouco melhor.
não sei se eu entendi bem, então se eu interpretei errado, explica um pouco melhor.
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Re: IA de Zumbi está um lixo!
Ao invés de colocar no evento de colisão com bloco coloca no step o seguinte:
- Código:
if !place_free(x+lado,y){lado=-lado}
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Você não colocou para ele andar e nem para ele mudar seu sprite meu amigo a unica coisa que você fez foi :
1 - Declarou que seu lado no inicio é 1 ! E que ele terá 3 vidas de inicio !
2 -Agora você colocou se estiver livre um pixel acima a gravidade será 0.5 fazendo ele cair ao contrario ela será 0 (estará desligada), ele estará no vacuo não irá cair !
3 - Eu entendi o que tu quis fazer aqui :
OBS:Para você não ter futuros problemas com o Lado aconselho colocar este código no step :
1 - Declarou que seu lado no inicio é 1 ! E que ele terá 3 vidas de inicio !
- Código:
lado=1
vida=3
- Código:
sprite_index = Sprite que você escolher
2 -Agora você colocou se estiver livre um pixel acima a gravidade será 0.5 fazendo ele cair ao contrario ela será 0 (estará desligada), ele estará no vacuo não irá cair !
- Código:
//Gravidade
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
}
x+=lado
- Código:
Lado +=1
- Código:
x+=lado
3 - Eu entendi o que tu quis fazer aqui :
- Código:
if lado=-1 {lado=1}
if lado=1 {lado=-1}
OBS:Para você não ter futuros problemas com o Lado aconselho colocar este código no step :
- Código:
if lado <=0{lado=0}///Se o lado for menor ou igual a 0 ,ele será sempre zero nunca sendo negativo , se isso não der certo ponha sem o =
if lado >=2{lado=1}///Se o lado for maior ou igual a 2,vele será sempre 1 nunca sendo maior que.
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Explicando porque não estava mudando nem andando... o char estava sempre em colisão com o bloco então trocava de lado o tempo todo. E o bug em relação a imagem do player foi basicamente devido à isso... se você sempre usa uma sprite do zombie virado para a direita, pode colocar esse image_xscale aqui do code abaixo:
E meu querido Diogo, seu code vai dar errado porque o lado vai aumentar sem limites, e vai andar só para a direita, pois o a variavel X irá sempre adicionar o valor lado, que neste caso vai adquirir um valor imenso pois você não a limitou...
Cheque de novo seu code Diogo.
Falou!
- Código:
//Gravidade
if place_free(x,y + 1){
gravity = 0.5
}else{
gravity = 0
}
x+=lado
//muda o lado
if !place_free(x+lado,y){lado=-lado}
//sprites
sprite_index=sprite_desejada
//se o lado for sempre em valor 1 pode usar esse code abaixo
image_xscale=lado
E meu querido Diogo, seu code vai dar errado porque o lado vai aumentar sem limites, e vai andar só para a direita, pois o a variavel X irá sempre adicionar o valor lado, que neste caso vai adquirir um valor imenso pois você não a limitou...
Cheque de novo seu code Diogo.
Falou!
Re: IA de Zumbi está um lixo!
William Lima escreveu:Explicando porque não estava mudando nem andando... o char estava sempre em colisão com o bloco então trocava de lado o tempo todo.
Bom, o código de mudar de lado não funcionou, mas a causa do problema já foi encontrada, obrigado. Quanto ao problema da animação do player foi por burrice minha mesmo, mesmo assim obrigado.
Inseri um objeto chamado obj_vira, que no evento de colisão do zumbi com o obj_vira, ocorre o código "if lado=-1 {lado=1}
if lado=1 {lado=-1}", mas o que eu achei estranho é que o zumbi não vira para a esquerda
Quanto ao Diogo, acho que não entendeu muito bem a situação.
x+=lado
Se lado =-1, x+=-1, ou seja, x-=1
Se lado =1, x +=1.
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Re: IA de Zumbi está um lixo!
use image_xscale=-1, ele vai virar, ex:
- Código:
if obj_player.x<x {image_xscale=-1}else{image_xscale=1}
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Re: IA de Zumbi está um lixo!
@Thiago
A questão não é o sprite, e sim a direção da movimentação.
A questão não é o sprite, e sim a direção da movimentação.
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Re: IA de Zumbi está um lixo!
vc adiciona gravidade , na colisão com o objeto que e o chão, VSPEED = 0
e no step:
desculpe pelas chaves e que não consigo usar o TAB nesse forum
eu usei isto e ele se movimentou normalmente...
vlw
e no step:
- Código:
if distance_to_object(obj_player) < 100
{
if x<obj_player.x
{
direction = 0
speed = 1
}
if x>obj_player.x
{
direction = 180
speed = 1
}
}
desculpe pelas chaves e que não consigo usar o TAB nesse forum
eu usei isto e ele se movimentou normalmente...
vlw
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Mas isso criaria uma IA que segue o player...
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Re: IA de Zumbi está um lixo!
Lauro escreveu:Mas isso criaria uma IA que segue o player...
me desculpe se eu estiver errado, mas a lógica não é um zumbi correr pra cima do player? se colidir com ele tirar vida? ¬¬
Re: IA de Zumbi está um lixo!
Esaucm98 escreveu:
me desculpe se eu estiver errado, mas a lógica não é um zumbi correr pra cima do player? se colidir com ele tirar vida? ¬¬
Não, a IA deste inimigo seria semelhante a IA de um goomba, está especificado no começo do tópico.
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