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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Ajuda em jogo da memória
2 participantes
Página 1 de 1
Ajuda em jogo da memória
Oi gente, bom depois de muuito tempo (rsrs) eu voltei a fazer jogos, e agora estou fazendo um de memória, eu ja tentei baixar algumas engines aqui mas, nenhuma está baixando. entao estou tentando fazer uma com os meus poucos conhecimentos no gm.
Bom, mas minha duvida é a seguinte: eu tenho duas cartas iguais, ai a primeira se chama : obj_ryewook, e a segunda: obj_c_ryewook.
OK, ai no obj_ryewook tem:
creat
onde 'clique' é quando eu clico, ai ele vira, então como esta no inicio ele ainda não vira por isso o false.
e o 'c_r' é para dizer que a outra carta não está virada.
left button
change into sprite spr_c_ryewook (vai mudar para o sprite da carta virada)
no obj_c_ryewook:
no creat
left button
sleep 1000 milliiseconds
destroy in the instance self and obj_ryewook
até ai tudo certo, quando eu clico na primeira carta e na segunda, acontece tudo certo, mas quando eu clico primeiro na segunda, a primeira mesmo sem estar virada, é apagada. Alguém pode me ajudar?
Bom, mas minha duvida é a seguinte: eu tenho duas cartas iguais, ai a primeira se chama : obj_ryewook, e a segunda: obj_c_ryewook.
OK, ai no obj_ryewook tem:
creat
- Código:
clique=false
c_r=false
onde 'clique' é quando eu clico, ai ele vira, então como esta no inicio ele ainda não vira por isso o false.
e o 'c_r' é para dizer que a outra carta não está virada.
left button
- Código:
clique=true
change into sprite spr_c_ryewook (vai mudar para o sprite da carta virada)
- Código:
c_r=true
no obj_c_ryewook:
no creat
- Código:
clique=false
c_r=false
left button
- Código:
clique=true
- Código:
[b]if c_r=true
{}[/b]
sleep 1000 milliiseconds
destroy in the instance self and obj_ryewook
até ai tudo certo, quando eu clico na primeira carta e na segunda, acontece tudo certo, mas quando eu clico primeiro na segunda, a primeira mesmo sem estar virada, é apagada. Alguém pode me ajudar?
Re: Ajuda em jogo da memória
usa uma variavel global,
global.variavel
uma variavel global é usada por todos os objetos, pode ser alterada e lida por qualquer objeto, podes fazer
global.carta_virada=0
virou uma, global.carta_virada+=1
virou a outra, global.carta_virada+=1
if global.carta_virada = 2 {
instance_destroy()
}
mas faça uma variavel global.carta_virada para cada par de cartas,
par 1: global.carta_virada1
par 2: global.carta_virada2
entendeu?
boa sorte, e na duvida pode perguntar.
global.variavel
uma variavel global é usada por todos os objetos, pode ser alterada e lida por qualquer objeto, podes fazer
global.carta_virada=0
virou uma, global.carta_virada+=1
virou a outra, global.carta_virada+=1
if global.carta_virada = 2 {
instance_destroy()
}
mas faça uma variavel global.carta_virada para cada par de cartas,
par 1: global.carta_virada1
par 2: global.carta_virada2
entendeu?
boa sorte, e na duvida pode perguntar.
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