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Ajuda em programar jogo da memória
3 participantes
Página 1 de 1
Ajuda em programar jogo da memória
Tõ fazendo um jogo da memória pro concurso, mas deu problemas:
O jogo tem um obj_Controller que define duas variáveis:
O resto dos objetos são obj-carta com esses codes, sendo que o step é sempre mudado (ele define o sprite que aparece depois do clique):
Create
Alarm 0
Alarm 1
Alarm 2
Step
Left Button
Não sei porque, mas sempre que clico em duas cartas, a tela fica cinza! Alguém me ajuda?
O jogo tem um obj_Controller que define duas variáveis:
- Código:
global.igual=0
global.clicke=0
O resto dos objetos são obj-carta com esses codes, sendo que o step é sempre mudado (ele define o sprite que aparece depois do clique):
Create
- Código:
selecionado=false igual=false um_clicke=0 global.selecionar=0
alarm[0]=1
Alarm 0
- Código:
if global.selecionar<2 {alarm[0]=1}if global.selecionar=2 {alarm[1]=15}
Alarm 1
- Código:
instance_destroy()
Alarm 2
- Código:
if global.igual<2
{global.clicke=0 selecionado=false um_clicke=0 global.selecionar=0}
Step
- Código:
if selecionado=true {sprite_index=carta1}else{sprite_index=sprite0 global.igual=0}
Left Button
- Código:
if um_clicke=0 and global.clicke<2 {global.clicke+=1 global.igual+=1 selecionado=true alarm[2]=35 um_clicke=1 global.selecionar+=1}
Não sei porque, mas sempre que clico em duas cartas, a tela fica cinza! Alguém me ajuda?
Re: Ajuda em programar jogo da memória
me parece que ao clicar na segunda carta, você SEMPRE vai ativar o alarm[1] para todas as instâncias, deletando TODAS as cartas. Quer dizer, o alarm[0], que ativa o alarm[1], depende de uma global. A global é igual a 2 para todas as instâncias, não importa se as duas cartas abertas são iguais ou se a carta com o alarm sendo ativado jamais foi clicada.
Suponho que o background ainda esteja cinza, certo?
Suponho que o background ainda esteja cinza, certo?
saim- Games Ranking :
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Re: Ajuda em programar jogo da memória
saim escreveu:me parece que ao clicar na segunda carta, você SEMPRE vai ativar o alarm[1] para todas as instâncias, deletando TODAS as cartas. Quer dizer, o alarm[0], que ativa o alarm[1], depende de uma global. A global é igual a 2 para todas as instâncias, não importa se as duas cartas abertas são iguais ou se a carta com o alarm sendo ativado jamais foi clicada.
Suponho que o background ainda esteja cinza, certo?
Sim, o BG é cinza. Desculpe por demorar a responder.
Re: Ajuda em programar jogo da memória
Sem problema.
Então, o problema é esse mesmo? Quer dizer, o fato do alarm depender de uma global está deletando todas as instâncias?
Então, o problema é esse mesmo? Quer dizer, o fato do alarm depender de uma global está deletando todas as instâncias?
saim- Games Ranking :
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Re: Ajuda em programar jogo da memória
saim escreveu:Sem problema.
Então, o problema é esse mesmo? Quer dizer, o fato do alarm depender de uma global está deletando todas as instâncias?
Deve ser sim. Para você entender tudo, vou mandar a engine por mp.
Re: Ajuda em programar jogo da memória
Cara, não vou poder mexer na sua engine pelo menos até maio...
O que eu acho que está acontecendo é que você:
- está checando se existem duas cartas virada, quando deveria estar checando se existem duas cartas IGUAIS viradas
- está deletando todas as cartas, quando deveria estar deletando apenas as cartas viradas (que, após a correção acima, serão iguais).
Realmente, pra te dizer como corrigir, eu teria que ver sua engine. Mas o computador com o game maker está um pouco congestionado, no momento. A previsão é que em maio a coisa melhore, mas não posso prometer nada. De qualquer forma, já recebi o link. Se sobrar uma brechinha, eu dou uma olhada.
Tente usar o debug. Através do debug mode, você tem acesso a todas as variáveis, sejam elas globais ou locais. Pras variáveis locais, ao passar o mouse sobre uma instância, a id dele aparece na parte de baixo da janela de debug, aí você pode verivicar, por exemplo, o valor de (100022).alarm[1], onde "(100022)" é a id de alguma instância.
O que eu acho que está acontecendo é que você:
- está checando se existem duas cartas virada, quando deveria estar checando se existem duas cartas IGUAIS viradas
- está deletando todas as cartas, quando deveria estar deletando apenas as cartas viradas (que, após a correção acima, serão iguais).
Realmente, pra te dizer como corrigir, eu teria que ver sua engine. Mas o computador com o game maker está um pouco congestionado, no momento. A previsão é que em maio a coisa melhore, mas não posso prometer nada. De qualquer forma, já recebi o link. Se sobrar uma brechinha, eu dou uma olhada.
Tente usar o debug. Através do debug mode, você tem acesso a todas as variáveis, sejam elas globais ou locais. Pras variáveis locais, ao passar o mouse sobre uma instância, a id dele aparece na parte de baixo da janela de debug, aí você pode verivicar, por exemplo, o valor de (100022).alarm[1], onde "(100022)" é a id de alguma instância.
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Re: Ajuda em programar jogo da memória
Bem pessoal, consegui corrigir o bug de deletar tudo, era só colocar uma variável pra cada carta...
Aproveitando o tópico, não sei por que...mas destrói cartas que não quero mesmo não sendo iguais!
Me ajudem! Engine do game:
"Jogo da memória_2.gmk"
Aproveitando o tópico, não sei por que...mas destrói cartas que não quero mesmo não sendo iguais!
Me ajudem! Engine do game:
"Jogo da memória_2.gmk"
Re: Ajuda em programar jogo da memória
Sua engine consertada por mim:
http://www.megaupload.com/?d=E11G88OE
eu apaguei TODAS variáveis da engine, deixei apenas uma variável q eu fiz.
Mas criei mais objetos, são dois objetos pra tipo de carta, quando os dois objetos de mesmo sprite forem desvirados, desaparecem. Se desvirar 2 diferentes, ambos viram de novo(sprite0).
http://www.megaupload.com/?d=E11G88OE
eu apaguei TODAS variáveis da engine, deixei apenas uma variável q eu fiz.
Mas criei mais objetos, são dois objetos pra tipo de carta, quando os dois objetos de mesmo sprite forem desvirados, desaparecem. Se desvirar 2 diferentes, ambos viram de novo(sprite0).
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Re: Ajuda em programar jogo da memória
Mannoroth escreveu:Sua engine consertada por mim:
http://www.megaupload.com/?d=E11G88OE
eu apaguei TODAS variáveis da engine, deixei apenas uma variável q eu fiz.
Mas criei mais objetos, são dois objetos pra tipo de carta, quando os dois objetos de mesmo sprite forem desvirados, desaparecem. Se desvirar 2 diferentes, ambos viram de novo(sprite0).
Obrigado...podem fechar!
Trancado a pedido do autor.
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