GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Ontem à(s) 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Ajuda em programar jogo da memória

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Supersonic933 Ter 12 Abr 2011, 14:13

Tõ fazendo um jogo da memória pro concurso, mas deu problemas:

O jogo tem um obj_Controller que define duas variáveis:

Código:
global.igual=0
global.clicke=0

O resto dos objetos são obj-carta com esses codes, sendo que o step é sempre mudado (ele define o sprite que aparece depois do clique):

Create

Código:
selecionado=false igual=false um_clicke=0 global.selecionar=0
alarm[0]=1

Alarm 0

Código:
if global.selecionar<2 {alarm[0]=1}if global.selecionar=2 {alarm[1]=15}

Alarm 1


Código:
instance_destroy()

Alarm 2

Código:
if global.igual<2
{global.clicke=0 selecionado=false um_clicke=0 global.selecionar=0}


Step


Código:
if selecionado=true {sprite_index=carta1}else{sprite_index=sprite0 global.igual=0}

Left Button

Código:
if um_clicke=0 and global.clicke<2 {global.clicke+=1 global.igual+=1 selecionado=true alarm[2]=35 um_clicke=1 global.selecionar+=1}

Não sei porque, mas sempre que clico em duas cartas, a tela fica cinza! Alguém me ajuda?

Supersonic933
Supersonic933

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 14/02/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 396
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por saim Qua 13 Abr 2011, 09:43

me parece que ao clicar na segunda carta, você SEMPRE vai ativar o alarm[1] para todas as instâncias, deletando TODAS as cartas. Quer dizer, o alarm[0], que ativa o alarm[1], depende de uma global. A global é igual a 2 para todas as instâncias, não importa se as duas cartas abertas são iguais ou se a carta com o alarm sendo ativado jamais foi clicada.
Suponho que o background ainda esteja cinza, certo?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Supersonic933 Qua 13 Abr 2011, 16:03

saim escreveu:me parece que ao clicar na segunda carta, você SEMPRE vai ativar o alarm[1] para todas as instâncias, deletando TODAS as cartas. Quer dizer, o alarm[0], que ativa o alarm[1], depende de uma global. A global é igual a 2 para todas as instâncias, não importa se as duas cartas abertas são iguais ou se a carta com o alarm sendo ativado jamais foi clicada.
Suponho que o background ainda esteja cinza, certo?

Sim, o BG é cinza. Desculpe por demorar a responder.
Supersonic933
Supersonic933

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 14/02/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 396
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por saim Qua 13 Abr 2011, 17:07

Sem problema.
Então, o problema é esse mesmo? Quer dizer, o fato do alarm depender de uma global está deletando todas as instâncias?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Supersonic933 Qua 13 Abr 2011, 17:19

saim escreveu:Sem problema.
Então, o problema é esse mesmo? Quer dizer, o fato do alarm depender de uma global está deletando todas as instâncias?

Deve ser sim. Para você entender tudo, vou mandar a engine por mp.
Supersonic933
Supersonic933

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 14/02/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 396
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por saim Qui 14 Abr 2011, 09:02

Cara, não vou poder mexer na sua engine pelo menos até maio...
O que eu acho que está acontecendo é que você:
- está checando se existem duas cartas virada, quando deveria estar checando se existem duas cartas IGUAIS viradas
- está deletando todas as cartas, quando deveria estar deletando apenas as cartas viradas (que, após a correção acima, serão iguais).
Realmente, pra te dizer como corrigir, eu teria que ver sua engine. Mas o computador com o game maker está um pouco congestionado, no momento. A previsão é que em maio a coisa melhore, mas não posso prometer nada. De qualquer forma, já recebi o link. Se sobrar uma brechinha, eu dou uma olhada.
Tente usar o debug. Através do debug mode, você tem acesso a todas as variáveis, sejam elas globais ou locais. Pras variáveis locais, ao passar o mouse sobre uma instância, a id dele aparece na parte de baixo da janela de debug, aí você pode verivicar, por exemplo, o valor de (100022).alarm[1], onde "(100022)" é a id de alguma instância.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Supersonic933 Qui 14 Abr 2011, 22:37

Bem pessoal, consegui corrigir o bug de deletar tudo, era só colocar uma variável pra cada carta...

Aproveitando o tópico, não sei por que...mas destrói cartas que não quero mesmo não sendo iguais!

Me ajudem! Engine do game:

"Jogo da memória_2.gmk"
Supersonic933
Supersonic933

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 14/02/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 396
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Mannoroth Sex 15 Abr 2011, 00:04

Sua engine consertada por mim:
http://www.megaupload.com/?d=E11G88OE
eu apaguei TODAS variáveis da engine, deixei apenas uma variável q eu fiz.
Mas criei mais objetos, são dois objetos pra tipo de carta, quando os dois objetos de mesmo sprite forem desvirados, desaparecem. Se desvirar 2 diferentes, ambos viram de novo(sprite0).
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Supersonic933 Sex 15 Abr 2011, 17:05

Mannoroth escreveu:Sua engine consertada por mim:
http://www.megaupload.com/?d=E11G88OE
eu apaguei TODAS variáveis da engine, deixei apenas uma variável q eu fiz.
Mas criei mais objetos, são dois objetos pra tipo de carta, quando os dois objetos de mesmo sprite forem desvirados, desaparecem. Se desvirar 2 diferentes, ambos viram de novo(sprite0).

Obrigado...podem fechar!
Trancado a pedido do autor.
Supersonic933
Supersonic933

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E
Data de inscrição : 14/02/2011
Reputação : 13
Número de Mensagens : 396
Prêmios : Ajuda em programar jogo da memória Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://planetaanalisandogames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda em programar jogo da memória Empty Re: Ajuda em programar jogo da memória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos