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Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha.

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Mensagem por Zero. Qua 27 Jun 2012, 15:40

Qual a melhor maneira de fazer uma iluminção simples ?

eu fiz pra quando o obj_escuro estiver perto do char ele perder alpha. mas fica escuro.
Como faz pra diminuir a opacidade do obj ate 0 ? ( praticamento excluindo-o )


Última edição por FlyAway em Qui 28 Jun 2012, 09:04, editado 2 vez(es)
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Mensagem por luiz_eldorado Qua 27 Jun 2012, 16:40

A sprite do obj_escuro deveria ser preta, e deveria ter coisas em baixo do obj_escuro para aparecer. EX:
Código:
image_alpha=point_distance(x,y,obj_char.x,obj_char.y)/100
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Mensagem por Zero. Qua 27 Jun 2012, 16:42

Aparece mas fica escuro o_O
Dexa vou fazer por sprite msm, vlw.
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Mensagem por saim Qua 27 Jun 2012, 16:54

O que eu faria:

create:
- criaria uma sprite pra ser REMOVIDA do obj_escuro (pode ser até antes do create)
- criaria uma surface pra ser desenhada por cima da tela

step:
- pintaria a surface TODA de preto
- mudaria o blend mode pra remover os próximos desenhos
- desenharia a sprite na posição adequada
- voltaria o blend mode pro normal

draw:
- desenharia a surface por cima da tela toda (portanto o objeto teria que ter um depth MUITO baixo, o menor de todos à exceção da HUD)
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Mensagem por PedroX Qua 27 Jun 2012, 17:35


_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Zero. Qua 27 Jun 2012, 18:06

Saim, parece interessante, porém não sei usar surface (nem sei pra que servem Happy) nem como funciona o blend.

Pedro vou analizar Happy.

EDIT ----

Pedro, não serviu pois procuro algo simples.
A engine do diego é mais para efeitos.
E a do Alex nem serviu pra nada, na room do meu jogo é tudo preto não da pra ver nada, entaum ao redor do char teria que clarear . oque o do alex não faz.
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Mensagem por edeg Qua 27 Jun 2012, 18:11

o da lanterna no topico n tem o link
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Mensagem por Thiago_o_programador Qua 27 Jun 2012, 19:28

Tente usar o draw para criar um disco ao redor da tocha, que ao longo do seu raio fosse perdendo alpha.
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Mensagem por moisesBR Qua 27 Jun 2012, 20:34

Idea
tenta assim:
coloque um obj pra escurecer a tela e deixe seu visible como está
outro obj pra ser o raio de alcance da sua lanterna/tocha.

Na collisão do obj escuro, coloque algo que modifique o visible dele prá falso!
E para dar aquele efeito apele pro smoh, blend sei lá o quê!

Se deu certo, me fala e pra mim signinificará que meus conhecimento estão começãndo a dar resultado. Caso contrario... minha noobisse.
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Mensagem por Zero. Qua 27 Jun 2012, 20:44

Na verdade já usp quase assim, no sprite fiz umas subimages com diferentes opacidades então segundo a distancia do char em relação aos obj_escuro eles vão mudando de subimage (ficando mais claros ou mais escuros). Mas sua forma também dá certo, porem não a um degradê de opacidade Happy.
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Mensagem por moisesBR Qua 27 Jun 2012, 21:56

Dá uma olha nisso e vé se resolve:
Acender tocha em local escuro, e haver luz ao redor da tocha. Photos?select=Lighting
nao sei de quem é mas ...
https://dl.dropbox.com/u/77569588/Lighting.rar
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Mensagem por All-x Qui 28 Jun 2012, 00:21

Fiz uma engine sobre isso, se quiser conferir acesse o! link abaixo:

https://gmbr.forumeiros.com/t19528-engine-luzes-multiplas

FLWS!
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Mensagem por Limalokão Qui 28 Jun 2012, 00:40

Não consegui achar meu tópico, mas aqui tbm tem uma que eu ja tinha feito, é bem básico mas da um efeito legal! ;) Tudo explicado dentro da engine: Engine_efeito_de_luzes_básico
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Mensagem por saim Qui 28 Jun 2012, 08:32

FlyAway escreveu:não sei usar surface (nem sei pra que servem Happy) nem como funciona o blend.
Você viu que existem tutoriais pros dois assuntos na minha assinatura, né?

Na pior das hipóteses, você pode criar uma sprite grandona, do tamanho do dobro da tela, toda preta e com um furo no meio. Faça ela ter a origem no furo e seguir a personagem. Ela vai ficar pesada no arquivo, mas vai resolver o problema.
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Mensagem por Zero. Qui 28 Jun 2012, 09:02

, nem sabia que o Alex ainda tava ativo o_O .
Vlw a engine funcionou perfeitamente.
Vou ler seus tutorias saim, obg ai galera !

Resolvido !

Pergunta :
Tem como fazer um degradê na engine do alex ?
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Mensagem por Thyago Qui 28 Jun 2012, 13:25

.Fly away,para fazer o degrade,vai na linha 14 do draw do mapa_de_luz

e troque isso;

Código:
  //desenha uma luz para cada objeto luz
        with (luz)
        {     
            //Desenha circulo preto
            draw_circle_color(x,y,64,0,0,0)
        }
       
    }

por isso;

Código:
  //desenha uma luz para cada objeto luz
        with (luz)
        {     
            //Desenha circulo preto
            draw_circle_color(x,y,64,0,c_white,0)
        }
       
    }


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Mensagem por Zero. Qui 28 Jun 2012, 13:31

Perfeito cara !
Agora ta 100% resolvido ! Happy
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