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JOGO DE CARTAS
5 participantes
Página 1 de 1
JOGO DE CARTAS
Olá, já pesquisei e li alguns tópicos já criados (sobre cartas) e não consegui desenvolver a minha engine...
Funciona assim, estou criando um jogo de cartas...
exemplo da tela:
monte 1 monte 2
[baralho] [baralho]
jogador 1 jogador 2
[espaço 1] [espaço 1]
[espaço 2] [espaço 2]
[espaço 3] [espaço 3]
[espaço 4] [espaço 4]
[espaço 5] [espaço 5]
[espaço 6] [espaço 6]
[espaço 7] [espaço 7]
[espaço 8] [espaço 8]
[espaço 9] [espaço 9]
[espaço 10] [espaço 10]
A minhas dúvidas são as seguintes:
como faço para a carta do monte 1 ser embaralhada, e se for a de número 10 eu puxo uma carta do monte 2?, elas devem entrar nos espaços conforme a ordem que foram tiradas...
Será que alguém pode ajudar?
Funciona assim, estou criando um jogo de cartas...
exemplo da tela:
monte 1 monte 2
[baralho] [baralho]
jogador 1 jogador 2
[espaço 1] [espaço 1]
[espaço 2] [espaço 2]
[espaço 3] [espaço 3]
[espaço 4] [espaço 4]
[espaço 5] [espaço 5]
[espaço 6] [espaço 6]
[espaço 7] [espaço 7]
[espaço 8] [espaço 8]
[espaço 9] [espaço 9]
[espaço 10] [espaço 10]
A minhas dúvidas são as seguintes:
como faço para a carta do monte 1 ser embaralhada, e se for a de número 10 eu puxo uma carta do monte 2?, elas devem entrar nos espaços conforme a ordem que foram tiradas...
Será que alguém pode ajudar?
proteu- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: JOGO DE CARTAS
Você já tem algo pronto?
Poderia fazer o seguinte num objeto controlador.
No Create:
Ao clicar:
Coloque todas as cartas num mesmo sprite.
Depois, crie um objeto para ser a carta (obj_carta).
No Draw dele, coloque:
Arrume as posições conforme o seu critério.
Até mais!
Poderia fazer o seguinte num objeto controlador.
No Create:
- Código:
m1 = ds_list_create()
m2 = ds_list_create()
carta_atual = 0
for(i=0; i<total_cartas; i+=1)
ds_list_add(m1, i)
ds_list_shuffle(cartas)
Ao clicar:
- Código:
if carta_atual<9
indice = ds_list_find_value(m1, carta_atual)
else
indice = ds_list_find_value(m2, carta_atual)
with(instance_create(x,y, obj_carta))
indice = other.indice;
carta_atual+=1
Coloque todas as cartas num mesmo sprite.
Depois, crie um objeto para ser a carta (obj_carta).
No Draw dele, coloque:
- Código:
draw_sprite(spr_carta, indice, x, y)
Arrume as posições conforme o seu critério.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: JOGO DE CARTAS
Olá,
Da maneira como descreveu criei os seguintes:
spr_carta (fiz sprites variadas)
obj_carta (coloquei spr_carta)
obj_controlador --> não reconhece a variável: total_cartas
Encaixei (total_cartas = 0) no create do coltrolador (reconheceu o total_cartas)
mas, no fim apareceu o seguinte:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
draw_sprite(spr_carta, 200, 250)
^
at position 32: Wrong number of arguments to function or script.
Da maneira como descreveu criei os seguintes:
spr_carta (fiz sprites variadas)
obj_carta (coloquei spr_carta)
obj_controlador --> não reconhece a variável: total_cartas
Encaixei (total_cartas = 0) no create do coltrolador (reconheceu o total_cartas)
mas, no fim apareceu o seguinte:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
draw_sprite(spr_carta, 200, 250)
^
at position 32: Wrong number of arguments to function or script.
proteu- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: JOGO DE CARTAS
Faltou colocar a sub-imagem:
(spr_carta, indice, 200, 250)
Até mais!
(spr_carta, indice, 200, 250)
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: JOGO DE CARTAS
Olá Pedro!, seu pensamento parece que está certo...
Mas, está aparecendo o seguinte erro:
FATAL ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Button
for object controlador:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 7:
indice = other.indice;
^
at position 2: Symbol ) expected.
Error in code at line 1:
draw_sprite(spr_carta, indice, 200, 250)
^
at position 24: Unknown variable indice
Mas, está aparecendo o seguinte erro:
FATAL ERROR in
action number 1
of Mouse Event for Left Button
for object controlador:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 7:
indice = other.indice;
^
at position 2: Symbol ) expected.
Error in code at line 1:
draw_sprite(spr_carta, indice, 200, 250)
^
at position 24: Unknown variable indice
proteu- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: JOGO DE CARTAS
Você deve ter copiado alguma coisa errada. Eu mesmo testei este código e não não dá nenhum Fatal/Compilation Error. Normalmente quando se dá esses códigos, você já pode vê-los no próprio editor de códigos, fica uma mensagem em baixo.
Re: JOGO DE CARTAS
Consegue corrigir esse erro?
Engine:
http://www.mediafire.com/?v58l8uq2t88km09
Engine:
http://www.mediafire.com/?v58l8uq2t88km09
proteu- Data de inscrição : 24/05/2012
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x 0 x 0 x 0
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Re: JOGO DE CARTAS
Proteu, vc está cometendo um erro. Vc está simplesmente copiando e colando as coisa o_O . O indice no código do pedro, é qual sub imagem vai desenhar, pode ser index ( a subimagem que esta nele ou pode ser um número de 0 á x ).
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Número de Mensagens : 1300
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: JOGO DE CARTAS
Ok, entendi... vou tentar manipular e escrevo novamente...
post 2
Olá, preciso fazer o objeto ir em direção a que foi tocado com o mouse...
Esse código faz com que objeto ande "aleatóriamente"
------------------------------------------------------------------------------------------------
speed = 20;
segurando = true;
if speed > other.speed
{
other.direction = point_direction(x, y, other.x, other.y);
other.speed = speed/2;
speed *= .2;
}
move_bounce_all(true);
------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta...
Como faço para o objeto ir na direção em que foi tocado com o mouse?
exemplo:
se eu toco de baixo para cima é pq quero que suba...
se eu toco do lado esquerdo é pq. quero q. vá para direita...
Post 3
Consegui...
Fiz esse código no Step...
xp = xprevious;
yp = yprevious;
if segurando == true
{
x = mouse_x;
y = mouse_y;
}
if speed > .1
{
speed *= .99;
}
else
{
speed = 0;
}
Obrigado pela ajuda!
Editado por William Lima
Cuidado ao postar! Leia as Regras!
Punido por post triplo!
post 2
Olá, preciso fazer o objeto ir em direção a que foi tocado com o mouse...
Esse código faz com que objeto ande "aleatóriamente"
------------------------------------------------------------------------------------------------
speed = 20;
segurando = true;
if speed > other.speed
{
other.direction = point_direction(x, y, other.x, other.y);
other.speed = speed/2;
speed *= .2;
}
move_bounce_all(true);
------------------------------------------------------------------------------------------------
Pergunta...
Como faço para o objeto ir na direção em que foi tocado com o mouse?
exemplo:
se eu toco de baixo para cima é pq quero que suba...
se eu toco do lado esquerdo é pq. quero q. vá para direita...
Post 3
Consegui...
Fiz esse código no Step...
xp = xprevious;
yp = yprevious;
if segurando == true
{
x = mouse_x;
y = mouse_y;
}
if speed > .1
{
speed *= .99;
}
else
{
speed = 0;
}
Obrigado pela ajuda!
Editado por William Lima
Cuidado ao postar! Leia as Regras!
Punido por post triplo!
proteu- Data de inscrição : 24/05/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: JOGO DE CARTAS
tripe post isso n pode mas vou deixar oderaçao pra moderaçao é so editar o
ultimo topic existente
ultimo topic existente
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Número de Mensagens : 164
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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