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[Dúvida] Guardar Números
3 participantes
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[Dúvida] Guardar Números
E aí pessoal tudo legal ? então estou criando um projeto aqui, e estou com uma seria dúvida ... quero guardar uma sequencia de números... eu pensei em fazer s1 = x s2 = x mas me complicaria muito ... e poderia dar um serio bug no jogo .
Eu quero saber uma função que guarde vários valores tipo var = [x1,x2,x3,x4,x5,x5] ...
se eu não me engano isto se chama array ..
Explicando o que quero fazer, é o seguinte no jogo vai tocar uma sequencia aleatoria, vai randomizar o número de toques, e os objetos que vão tocar, então quero guardar esta sequencia em uma var tipo [01,04,03,01,03]... e depois o player tem que refazer está sequencia e se for certa... entendem-me ?
Eu acho que é simples pra alguns, não pra todos, mas pode ajudar a muita gente !
Eu quero saber uma função que guarde vários valores tipo var = [x1,x2,x3,x4,x5,x5] ...
se eu não me engano isto se chama array ..
Explicando o que quero fazer, é o seguinte no jogo vai tocar uma sequencia aleatoria, vai randomizar o número de toques, e os objetos que vão tocar, então quero guardar esta sequencia em uma var tipo [01,04,03,01,03]... e depois o player tem que refazer está sequencia e se for certa... entendem-me ?
Eu acho que é simples pra alguns, não pra todos, mas pode ajudar a muita gente !
luan.alc- Games Ranking :
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Re: [Dúvida] Guardar Números
cara você pode fazer isso com arrays mesmo, funciona assim:
Lembra dos códigos de alarme e de view?
Você define a variável:
variavel
E depois define o array:
variavel[1]
assim vc tem uma sequência do tipo: variável0, variável1, variável2, variável3.....
O legal é que você pode usar até mais de uma especificação como:
variavel[0,13,5]
e funciona como uma variável normal, a grande diferença é que vc pode definir o valor entre colchetes "[]" por outra variável ou algo do tipo, como:
variável[z,x,y]
bom é isso, espero ter ajudado
Lembra dos códigos de alarme e de view?
- Código:
alarm[0..11]
view_angle[0..7]
view_hborder[0..7]
...
Você define a variável:
variavel
E depois define o array:
variavel[1]
assim vc tem uma sequência do tipo: variável0, variável1, variável2, variável3.....
O legal é que você pode usar até mais de uma especificação como:
variavel[0,13,5]
e funciona como uma variável normal, a grande diferença é que vc pode definir o valor entre colchetes "[]" por outra variável ou algo do tipo, como:
variável[z,x,y]
bom é isso, espero ter ajudado
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Re: [Dúvida] Guardar Números
Se quiser uma coisa unidimensional, use listas:
Já se quiser algo 2D, use mapas:
Ambos possuem a função _find_value, que serve para pegar o valor na posição.
Até mais!
- Código:
lista = ds_list_create()
ds_list_add(lista, 0)
ds_list_add(lista, 4)
ds_list_add(lista, 5)
ds_list_add(lista, valor)
Já se quiser algo 2D, use mapas:
- Código:
mapa = ds_map_create()
ds_map_add(mapa, 0, 0)
ds_map_add(mapa, 5, 10)
ds_map_add(mapa, key, valor)
Ambos possuem a função _find_value, que serve para pegar o valor na posição.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Dúvida] Guardar Números
Pedrø escreveu:Se quiser uma coisa unidimensional, use listas:
- Código:
lista = ds_list_create()
ds_list_add(lista, 0)
ds_list_add(lista, 4)
ds_list_add(lista, 5)
ds_list_add(lista, valor)
Já se quiser algo 2D, use mapas:
- Código:
mapa = ds_map_create()
ds_map_add(mapa, 0, 0)
ds_map_add(mapa, 5, 10)
ds_map_add(mapa, key, valor)
Ambos possuem a função _find_value, que serve para pegar o valor na posição.
Até mais!
Pois é, para armazenar dados, tem vários jeitos diferentes, e com a mesma temática...
Você tem que analisar qual será o uso e escolher o mais adequado: caso você queira algo simples rápido e passageiro, aconselho usar array, caso queira algo que fique sendo usado direto, que passe de um lugar para outro, etc. Aconselho o uso de ds(a que o Predo sugeriu) e caso queira algo que fique gradado para quando o player fechar o jogo e abrir esteja tudo em seu lugar aconselho o uso de arquivos ini.....
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