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Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
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irlansn
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Re: Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
Pedrø escreveu:PedrØ escreveu:Através de testes, descobri o problema.
Foi bom que agora aprendi algo novo.
view_wport[0]=view_wview[0];
view_hport[0]=view_hview[0];
Basta por isso para corrigir.
Obs: nos testes que fiz, não muder view_wview nem view_hview, deixei como padrão.
Caso você mude eles, basta que você faça:
view_wport[0]=comprimento inicial da room;
view_hport[0]=largura inicial da room;
Complementando o que eu disse antes, parece que é um bug, pois ele considera o tamanho inicial como sendo o atual nessa escala. A melhor solução seria reiniciar a room (aqui deu certo). Você a define como persistent e depois reinicia. No Room Start, checa se ela está persistent, e põe como não persistent.
Até mais!
cara, posso lhe enviar o jogo por mp?
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Re: Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
Ficou assim:
Obs: apaguei os comentários e outros itens para não ficar enorme aqui.
Até mais!
- Código:
width = window_get_width()
height = window_get_height()
if room=F_1
{
if resolucao=0
{
window_set_size(800,600)
view_wview=800
view_hview=600
}
}
view_wport[0]=width;
view_hport[0]=height;
Obs: apaguei os comentários e outros itens para não ficar enorme aqui.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
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Re: Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
Pedrø escreveu:Ficou assim:
- Código:
width = window_get_width()
height = window_get_height()
if room=F_1
{
if resolucao=0
{
window_set_size(800,600)
view_wview=800
view_hview=600
}
}
view_wport[0]=width;
view_hport[0]=height;
Obs: apaguei os comentários e outros itens para não ficar enorme aqui.
Até mais!
Cara, você só mudou isso?
Porque continuou com erro :/
EDITE:
Teste com pelo menos 2 resoluções* porque a primeira (nesta versão que te mandei) já não estava dando erro mesmo, pois lá nas propriedades da view na room, ele esta com essa resolução(800,600) [por isso não dá erro]
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Uma Solução...
Eu fiz uma engine para facilitar o entendimento do que foi proposto em soluções anteriores.
Espero que lhe seja útil .
Espero que lhe seja útil .
http://goo.gl/VpqOu
Flws
Re: Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
O que você precisa saber é:
- wport/hport é o tamanho da view na janela.
- wview/hview é o tanto que ela vai mostrar da room (podendo escalar).
Então, ao alterar o wport/hport era pra mudar o tamanho da room.
Você faz o seguinte:
- Muda o wview/hview e wport/hport para o mesmo tamanho, que você quer.
- Esquece o window_set_size. Apague qualquer referencia.
No final do código da resolução, coloque:
room_set_persistent(room, 1) //não mude nada aqui
room_goto(room);
Depois coloca no Room Start:
if room==room_da_resolucao //mude esse valor
{
room_set_persistent(room, 0) //nao mude
}
Pronto.
É pra funcionar.
- wport/hport é o tamanho da view na janela.
- wview/hview é o tanto que ela vai mostrar da room (podendo escalar).
Então, ao alterar o wport/hport era pra mudar o tamanho da room.
Você faz o seguinte:
- Muda o wview/hview e wport/hport para o mesmo tamanho, que você quer.
- Esquece o window_set_size. Apague qualquer referencia.
No final do código da resolução, coloque:
room_set_persistent(room, 1) //não mude nada aqui
room_goto(room);
Depois coloca no Room Start:
if room==room_da_resolucao //mude esse valor
{
room_set_persistent(room, 0) //nao mude
}
Pronto.
É pra funcionar.
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Re: Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
Pedrø escreveu:O que você precisa saber é:
- wport/hport é o tamanho da view na janela.
- wview/hview é o tanto que ela vai mostrar da room (podendo escalar).
Então, ao alterar o wport/hport era pra mudar o tamanho da room.
Você faz o seguinte:
- Muda o wview/hview e wport/hport para o mesmo tamanho, que você quer.
- Esquece o window_set_size. Apague qualquer referencia.
No final do código da resolução, coloque:
room_set_persistent(room, 1) //não mude nada aqui
room_goto(room);
Depois coloca no Room Start:
if room==room_da_resolucao //mude esse valor
{
room_set_persistent(room, 0) //nao mude
}
Pronto.
É pra funcionar.
Meus parabéns e obrigados!!!!!!!
Para quem não entendeu direito (e para não criarem futuramente um novo tópico) o código ficou assim:
Na hora da mudança de uma resolução para outra:
- Código:
if resolucao=0
{
view_wview=800//definir o espaço(width) que aparecerá, da resolução 0
view_hview=600//definir o espaço(height) que aparecerá, da resolução 0
view_wport=800//definir o tamanho (width) da resolução 0
view_hport=600//definir o tamanho (height) da resolução 0
}
if resolucao=1
{
view_wview=1280//definir o espaço(width) que aparecerá, da resolução 1
view_hview=720 //definir o espaço(height) que aparecerá, da resolução 1
view_wport=1280//definir o tamanho (width) da resolução 1
view_hport=720 //definir o tamanho (height) da resolução 2
}
if resolucao=2
{
view_wview=1920//definir o espaço(width) que aparecerá, da resolução 2
view_hview=1080//definir o espaço(height) que aparecerá, da resolução 2
view_wport=1920//definir o tamanho (width) da resolução 2
view_hport=1080//definir o tamanho (height) da resolução 2
}
room_set_persistent(room, 1)
room_goto(room);
Você provavelmente vai ter problemas com a borda da view, então use isso:
- Código:
view_hborder=view_wview/2-50
view_vborder=view_hview/2-50
//A expressão deixa mais ou menos na metade, porem um pouco menor, use-a antes de:
room_set_persistent(room, 1)
room_goto(room);
- Código:
room_set_persistent(room, 0)
Abrigado a todos, é sempre bom saber que temos este fórum maravilhoso para nos ajudar *-*
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Re: Como mudar o tamanho da janela do windows e deixar a room proporcional a view ?
Um ponto bem interessante é que a maioria dos monitores lêem melhor potencias do dois, como por exemplo as resoluções: 128x128; 256x128; 256x256; 512x512; etc.
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