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a variável não existe?!

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a variável não existe?! Empty a variável não existe?!

Mensagem por kevin abilio Dom 10 Jun 2012, 19:09

Olha gente eu não consigo entender um erro em uma variável eu fiz o seguinte:
no create do obj_sistema eu coloquei:
m=0

aí no draw eu coloquei:
draw_text(x+640,y+32,"tempo: "+string(m))
mas quando eu vou rodar o jogo ele fala que a variável m não existe pale
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Mensagem por Witen Seg 11 Jun 2012, 18:37

Amigo você colocou o m=0 em outro objeto?
se sim e só substituir por:

Create
Código:
global.m=0
Draw
Código:
draw_text(640,32,'Tempo: ' + string(global.m))

Ate mais!
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Mensagem por Zero. Seg 11 Jun 2012, 23:38

Ou vc pode estar pedindo que a variavel checada antes de ter declarado a msma. Olhe bem.
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Mensagem por saim Ter 12 Jun 2012, 11:09

Não... ele afirmou, no primeiro post que usa os dois eventos no mesmo objeto e que declara a variável no create e usa ela no draw. DEVERIA funcionar, sem dúvida. A menos que exista algum erro de digitação, o que não acontece no post (mas o post pode não ter sido escrito com ctrl+c, ctrl+v).
Outra coisa que pode acontecer é você ter declarado "m" como uma variável var. Nesse caso, ao final do create ela deixa de existir e o draw realmente não vai reconhcê-la.
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Mensagem por kevin abilio Ter 10 Jul 2012, 15:03

desculpem pelo atraso eu sei que vou perder um pouco no warning mas eu defini tudo em códigos e eu coloquei o nome dela como m para não haver erro de digitação
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Mensagem por DrFelipe Ter 10 Jul 2012, 16:57

Talvez como ele está querendo uma string seja melhor colocar
Código:
m="0"
Ao invés de
Código:
m=0
Porque talvez com m=0 o programa esteja reconhecendo 0 como false e não como uma string...
Mas isso é meio que um chute meu.
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Mensagem por KinKing Ter 10 Jul 2012, 17:56

Coloquei exatamente o mesmo código que você pôs no create e no draw e deu certo. Confira se o código antes dessa parte do draw atrapalha, ou em algum outro lugar do objeto. Quem sabe uma {} ou () em algum lugar errado.
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Mensagem por saim Ter 10 Jul 2012, 23:58

debugue.
Primeiro, tire do draw, pra não dar erro o tempo todo.
Rode em debug mode.
Procure o valor de obj_sistema.m

Ah, mude o valor de zero pra algum numero qualquer no create. Só pra não ter erro.
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Mensagem por PedroX Qua 11 Jul 2012, 02:33

saim escreveu:Outra coisa que pode acontecer é você ter declarado "m" como uma variável var. Nesse caso, ao final do create ela deixa de existir e o draw realmente não vai reconhcê-la.

Nesse caso, a variável local não é deletada.

Por exemplo, se eu colocar no Create:

Código:
a = 5;

var a; //declara uma nova variável, com outro endereço na memória

a=3; //atribui a variável declarada com var

show_message(string(a)); //exibe 3

Depois no Step:
Código:
room_caption = string(a); //exibe 5, pois a com var não existe mais

É um pouco confuso, mas é um conceito importante.

Basicamente, ao usar var o GM passa a usar a variável declarada em vez de aquela já existente. Isso é útil para quando queremos criar uma variável, mas não queremos ficar lembrando se elas já existem. Ao usar var, podemos usar "de boa" que o GM vai apagar essa no final e as outras ficam intactas.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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