Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
pior bug que ja vi, eu criei a variavel e o gm insiste que a variavel não existe
+2
PedroX
Henrique_GJ
6 participantes
Página 1 de 1
pior bug que ja vi, eu criei a variavel e o gm insiste que a variavel não existe
é gente, eu to tentandop entender uma coisa
eu tava fazendo uma engine de 3d pra galera, eu tava criando o 3d sem utilizar o d3d, do meu jeito estava mais facil que usar d3d, porém, eu comecei a não entender um codigo que tinha feito porque eram muitas variaveis e minha mente não estava aguentando, to ate com dor de cabeça, eu apaguei TUDO e comecei denovo, denovo eu comecei a não entender mais p**** nenhuma, ai eu comecei denovo, utilizando um metodo super simples que daria simplesmente no mesmo
na verdade, a ideia era a seguinte:
eu precisaria fazer 2 partes, uma chamei que eram os scripts de posição, e outro os scripts de escala
o script de escala vc utiliza assim: digita gj3d_camera(x,y,z,horizonte)
onde horizonte é uma linha do horizonte, uma distancia ate a camera, esse script define o x, y, e z da camera, e altera uma variavel chamada escala nesses objetos, a variavel image_xscale e yscale são alteradas pela variavel escala, se ele estiver na linha do horizonte essas variaveis viram zero, e vai almentando quando chega perto da camera, usando um script que fiz, alias, vario
o outro é o gjd_start(z,zspeed, ... )
esse codigo define algumas variaveis como z, zspeed, zdirection, enfim, não ta prontu
mas o que ele faz: vc altera o x e o y e o z, e o script calcula e altera a variavel xdraw e ydraw, ai vc utiliza um outro script, que eu deletei pra fazer ele denovo depois, que desenha a imagem do ponto xdraw,ydraw, no tamanho escala, ou seja: 3d!
resumindo, eu to fazendo um 3d sem usar d3d, ta ficando complicado, muito complicado, mas depois, pra usar, vai ser bem facil, mas eu to fazendo umas parada ai vai dar ate pra rodar a camera
o problema e o seguinte, eu coloquei no create
z = 1
depois, eu precisava fazer um teste e coloquei no create
escala = -(1 / (global.horizonte - z))
na verdade é um teste, pois tem um script bem maior que serve pra fazer a escala direitin
mas ai eu coloquei isso e apareceu na hora de rodar
unknouw variable z <- não lembro como se escreve, mas foi tipo isso, é aquela mensagem de erro informando que a variavel não existe, mas eu criei ela
é um problema de noob, mas eu não estou entendendo, eu coloquei no create z = 1 e ta aparecendo que não existe, pq?
eu tava fazendo uma engine de 3d pra galera, eu tava criando o 3d sem utilizar o d3d, do meu jeito estava mais facil que usar d3d, porém, eu comecei a não entender um codigo que tinha feito porque eram muitas variaveis e minha mente não estava aguentando, to ate com dor de cabeça, eu apaguei TUDO e comecei denovo, denovo eu comecei a não entender mais p**** nenhuma, ai eu comecei denovo, utilizando um metodo super simples que daria simplesmente no mesmo
na verdade, a ideia era a seguinte:
eu precisaria fazer 2 partes, uma chamei que eram os scripts de posição, e outro os scripts de escala
o script de escala vc utiliza assim: digita gj3d_camera(x,y,z,horizonte)
onde horizonte é uma linha do horizonte, uma distancia ate a camera, esse script define o x, y, e z da camera, e altera uma variavel chamada escala nesses objetos, a variavel image_xscale e yscale são alteradas pela variavel escala, se ele estiver na linha do horizonte essas variaveis viram zero, e vai almentando quando chega perto da camera, usando um script que fiz, alias, vario
o outro é o gjd_start(z,zspeed, ... )
esse codigo define algumas variaveis como z, zspeed, zdirection, enfim, não ta prontu
mas o que ele faz: vc altera o x e o y e o z, e o script calcula e altera a variavel xdraw e ydraw, ai vc utiliza um outro script, que eu deletei pra fazer ele denovo depois, que desenha a imagem do ponto xdraw,ydraw, no tamanho escala, ou seja: 3d!
resumindo, eu to fazendo um 3d sem usar d3d, ta ficando complicado, muito complicado, mas depois, pra usar, vai ser bem facil, mas eu to fazendo umas parada ai vai dar ate pra rodar a camera
o problema e o seguinte, eu coloquei no create
z = 1
depois, eu precisava fazer um teste e coloquei no create
escala = -(1 / (global.horizonte - z))
na verdade é um teste, pois tem um script bem maior que serve pra fazer a escala direitin
mas ai eu coloquei isso e apareceu na hora de rodar
unknouw variable z <- não lembro como se escreve, mas foi tipo isso, é aquela mensagem de erro informando que a variavel não existe, mas eu criei ela
é um problema de noob, mas eu não estou entendendo, eu coloquei no create z = 1 e ta aparecendo que não existe, pq?
Re: pior bug que ja vi, eu criei a variavel e o gm insiste que a variavel não existe
voce colocou
antes de
FLW
- Código:
z=1
antes de
- Código:
escala=-(1/(global.horizonte-1)
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: pior bug que ja vi, eu criei a variavel e o gm insiste que a variavel não existe
Amigo, coloque como precaução isso:
- Código:
if not variable_local_exists("z") z = 1;
vlw, vou tentar outra hora que hoje ja me deu dor de cabeça d etnata coisa
ja aconteceu com vcs de vcs estarem fazendo um script complicado e sua cabeça não aguentar tanta informação?
a escala deve ser igual a diferença entre a variavel x e a variavel centro menos a horizonte dividido por (1 dividido por (variavel horizonte - variavel centro)) menos.... menos.... ai vc num conseguem mais pensar e perde o raciocinio
quando isso aocntece eu pego uma folha, mas hoje eu to com raiva tem coisa que nem enchendo um monte de folha de rabisco não consegui terminar o script ¬¬
mas eu vou tentar depois mas não hoje
e pedro henrique, não adianta trocar por , pois eu crii a variavel z exatamente para que o valor possa ser alterado, a camera deve se mover!
ja aconteceu com vcs de vcs estarem fazendo um script complicado e sua cabeça não aguentar tanta informação?
a escala deve ser igual a diferença entre a variavel x e a variavel centro menos a horizonte dividido por (1 dividido por (variavel horizonte - variavel centro)) menos.... menos.... ai vc num conseguem mais pensar e perde o raciocinio
quando isso aocntece eu pego uma folha, mas hoje eu to com raiva tem coisa que nem enchendo um monte de folha de rabisco não consegui terminar o script ¬¬
mas eu vou tentar depois mas não hoje
e pedro henrique, não adianta trocar por , pois eu crii a variavel z exatamente para que o valor possa ser alterado, a camera deve se mover!
vinians escreveu:Amigo, coloque como precaução isso:As vezes funfa...
- Código:
Aproveitando o tópico. Vinians se puder me responder...
É que uma vez precisei criar um script, e pra não ficar declarando variáveis no create, ou seja, só colocar o código e pronto, então fiz esse esquema:
if !variable_local_exists(boss)
boss = 1
if !variable_local_exists(pos)
pos = 0
. . .
Foi ai que rodei o código e deu o erro de que o Gm não encontrava a variável, foi aí que eu pensei:
"Então pra quê esse maldito código existe?"
Resumindo, tive que declarar tudo no create...
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Nesse caso amigão é porque deve colocar dentro de "aspas" pois caso contrario o GM tenta avaliar a variavel que ainda nao existe. O correto seria:fonetico escreveu:vinians escreveu:Amigo, coloque como precaução isso:As vezes funfa...
- Código:
É que uma vez precisei criar um script, e pra não ficar declarando variáveis no create, ou seja, só colocar o código e pronto, então fiz esse esquema:
boss = 1
pos = 0
. . .
Foi ai que rodei o código e deu o erro de que o Gm não encontrava a variável, foi aí que eu pensei:
Resumindo, tive que declarar tudo no create...
- Código:
if !variable_local_exists("boss")
{
boss = 1; //por exemplo
}
vinians escreveu:Nesse caso amigão é porque deve colocar dentro de "aspas" pois caso contrario o GM tenta avaliar a variavel que ainda nao existe. O correto seria:fonetico escreveu:vinians escreveu:Amigo, coloque como precaução isso:As vezes funfa...
- Código:
boss = 1
pos = 0
. . .
Resumindo, tive que declarar tudo no create...flws!
- Código:
if !variable_local_exists("boss")
{
boss = 1; //por exemplo
}
Ah valeu amigo! Você é 10!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
eu gostaria de saber de onde o vinians e outros usuarios assim tiram esse monte de coisa xD
quer dizer que da pra criar uma variavel no step por exemplo? se der isso vai ajudar muito, eu detesto criar variavel no create
quer dizer que da pra criar uma variavel no step por exemplo? se der isso vai ajudar muito, eu detesto criar variavel no create
Eu sempre tive uma duvida.
Quaissao os eventos que sao possiveis de criar variaveis.
Eu sei que no Create e no Game Start da. E tem mais algum?
FLW
Quaissao os eventos que sao possiveis de criar variaveis.
Eu sei que no Create e no Game Start da. E tem mais algum?
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Amigos, embora o CREATE seja o local mais apropriado para criar uma variável, pois é executado apenas 1 vez quando criamos o objeto, nos podemos criar em qualquer evento desde que se utilize uma funcao para verificar a não existencia da dita cuja. Veja:
Evento DRAW:
if (not variable_local_exists("vidas"))
{
vidas = 150; //hehhehehe
}
draw_text(x, y, "Vidas:" + string(vidas));
Só tome cuidado pois essa funcao é um pouco lenta.
flws!
Evento DRAW:
if (not variable_local_exists("vidas"))
{
vidas = 150; //hehhehehe
}
draw_text(x, y, "Vidas:" + string(vidas));
Só tome cuidado pois essa funcao é um pouco lenta.
flws!
Mas quais eventos nao precisam disso?
Quais que pode fazer isso:
vidas=30;
FLW
Quais que pode fazer isso:
vidas=30;
FLW
Pedro Henrique, uma variável pode ser criada em qualquer evento, desde que antes esse evento ocorra antes dela ser modificada em outro evento. Ou seja você pode colocar no step: vida=0 e em seguida no End step colocar vida+=1.
A variável foi criada no step que vem antes do End Step. Tente colocar vida+=1 no step e vida=0 no End Step. Não vai dar certo xD.
FLWS!
A variável foi criada no step que vem antes do End Step. Tente colocar vida+=1 no step e vida=0 no End Step. Não vai dar certo xD.
FLWS!
Obrigado alex...
Voce tirou minha duvida!
Mas o exemplo nao ia dar muito certo... Mas eu ja sei como é:
Porque o Step ia por 0, depois o End Step ia por 1, ai ia voltar pro step, que ia por 0... ai ficaria: 0,1,0,1,0,1,0,1 etc...
FLW
Voce tirou minha duvida!
Mas o exemplo nao ia dar muito certo... Mas eu ja sei como é:
Porque o Step ia por 0, depois o End Step ia por 1, ai ia voltar pro step, que ia por 0... ai ficaria: 0,1,0,1,0,1,0,1 etc...
FLW
Henrique_GJ escreveu:eu gostaria de saber de onde o vinians e outros usuarios assim tiram esse monte de coisa xD
estudando.
uma boa dica é aprender um pouco de ingles e começar a ler o help do proprio GM, nele contem TODAS AS FUNCOES, e explica tudo.
entao ao saber quais funcoes existem e como usar cada uma adequadamente, usa-se a LOGICA DA PROGRAMACAO.
na verdade existe varias formas de se fazer um determinado codigo, umas mais complicadas e outras mais faceis. o que faz um codigo ser "melhor" que outro, é a logica do programador.
com o tempo voce vai pegando as manhas da linguagem e se aperfeicoando.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
esse codigo eu ja conhecia, eu li ele naquela lista completa de funções, num sei se vc ja viu mas tem varias listas por ai que possuem o script comeplto do gm, eu ja tinha visto aquela função, e eu tenho uma pequena noção de ingles então ficou na cara pra que serve, eu ja estudei o script completo um pouco e aprendi muito =D
eu me refeira a colcoar entre aspas, é meio estranho de como ele pode ter descobrido isso, eu mesmo acho ate impossivel, mas tudo bem
tipo eu ja vi usar aspas pra definir um texto, diretorio, qualquer coisa que não seja uma variavel ou instancia ou constante ou função, isso eu ja vi, mas escrever um nome de uma variavel entre aspas eu estranhei muito
eu me refeira a colcoar entre aspas, é meio estranho de como ele pode ter descobrido isso, eu mesmo acho ate impossivel, mas tudo bem
tipo eu ja vi usar aspas pra definir um texto, diretorio, qualquer coisa que não seja uma variavel ou instancia ou constante ou função, isso eu ja vi, mas escrever um nome de uma variavel entre aspas eu estranhei muito
Conteúdo patrocinado