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2 sprites juntos.

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Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 01:15

Fala ai amigos, bom o problema é o seguinte...

estou atualmente fazendo um jogo do castlevania... está tudo indo muito bem, porem me deparei com algo que até agora não consegui resolver satisfatoriamente.

preciso fazer com que 2 sprites fiquem juntos, 1 para o chicote e outro para o personagem.
assim posso colocar ações separadas tanto pra um quanto pra outro.
o problema é que não consigo fazer com que os 2 funcionem juntos certinho como se fosse 1 só.

não sei se consegui me explicar direito, já tentei de tudo até cosigo fazer os 2 se moverem juntos porém o chicote nunca fica bem certinho em cima do boneco as vezes fica, mas dependendo do movimento ele sai da posição correta.

existe alguma maneira fácil de fazer com que o chicote obedeça os movimentos do boneco?
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Mensagem por Dark-Yes Sáb 21 Fev 2009, 01:59

Faz uma GIF vc mesmo ele com o chicote "ATACANDO" e coloca pra quando precionar e tecla que monstra ele atacando com o chicote exibir essa sprite(a GIF)!

EU acho que isso resolve
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Mensagem por M.A.S. Sáb 21 Fev 2009, 02:38

Eu já fiz isso. A idéia é organizar tudo de forma clara. Dicas:

Se o sprite de ataque de Simon tem 5 quadros, faça o sprite do chicote também com 5 quadros para o mesmo movimento, pois vai tornar o controle do chicote mais fácil. Ex:


Código:
chicote.image_index = simon.image_index;

Isso vai sincronizar a animação de ambos. Também defina os pontos dos chicotes e das correntes como uma coordenada em comum. Ex:

spr_chicote_curto
pivô x = 20
pivô y = 15

spr_chicote_longo
pivô x = 20
pivô y = 15

spr_corrente_longo
pivo x = 20
pivo y = 15

Se fizer isso você poderá controlar somente o sprite sem mexer na posição da instância "chicote". =]

Outra dica é fazer o controle das posições sempre no evento Draw (que é mais rápido, pois acompanha a frequência de desenhos na tela).
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Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 09:51

então, o lance de criar 2 gifs, eu já fiz, os 2 com o mesmo número de quadros e tal porém mesmo fazendo isso o chicote nunca fica exatamente como deveria, a posição sempre atrasa um pouco e dependendo do movimento ele sai da posição.

com o evendo draw eu ainda não tentei, cada vez que pressionava a botão do chicote eu criava uma instancia chamada chicote pra aparecer o chicote.

mas se eu usar com o DRAW será possível eu definir colisões e tal com esse sprite?, o problema de eu estar fazendo 2 sprites separados o chicote e o boneco é que o chicote destroi os inimigos e o boneco não, se eu desenhar o chicote com draw não vou poder adiconar colisão com ele certo?
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Mensagem por Igor KinGamer Sáb 21 Fev 2009, 10:32

Quando você coloca alguma coisa no draw, se o objeto tem sprite, o sprite não aparece, mas ainda existe. Portanto, as colisões continuam normais.

Se você tem ações no draw e ainda quiser desenhar o sprite, é só colocar

draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
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Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 11:09

ahhhhhh,, consegui ficou legal.....

ao invés de usar o sprite_index no objeto chicote, usei o draw como vcs sujeriram e ficou perfeito, agora o chicote ta funcionando 100%...


mas agora apareceu outro problema a colisão com esse objeto do chicote....

como vcs sujeriram estou usando só DRAW para desenhar o chicote no objeto chicote, o problema é que com isso a colisão não é detectada no chicote, ele só inicia a detecção de colisão se eu insiro um sprite_index no objeto chicote, só que dai a colisão não obedece o draw do chicote e sim o campo de tamanho do sprite inteiro. ou seja, após eu adicionar o sprite_index mesmo sem o chicote estar aparecendo existe a colisão. e se eu não coloco o sprite_index e deixo só o draw para desejar o chicote a colisão não funciona.

affff
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Mensagem por Igor KinGamer Sáb 21 Fev 2009, 13:11

Como você está fazendo para desenhar o chicote no draw?
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Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 14:25

Bem, eu criei um objeto chicote...

nesse objeto coloquei um evento STEP

dentro indicando que o X e o Y são os mesmo do Boneco para ele sempre acompanhar o boneco..


criei um evendo DRAW
e dentro coloquei assim:

if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {

if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};


assim ele vai desenhando cada imagem do chicote conforme a posição do boneco, dai o chicote acompanha certinho o boneco.
no ultimo sprite é um NULO para fazer o chicote desaparecer quando acaba a animação do boneco.
tem várias IFs desses para cada posição que o boneco está.

como eu disse o chicote está funcionando certinho o movimento está sincronizado com o boneco agora, porém não há detecção de colisão.
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Mensagem por Igor KinGamer Sáb 21 Fev 2009, 20:34

Ok...

Você pode tentar usar mesmo sprite_index.

Em vez de colocar isso:
Código:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {

if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};
no draw, faça isso e coloque no begin step (Step > Begin Step):
Código:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {

sprite_index = AtaqueBaixoDc;
if global.chicoteimg=0 { image_index = 0}
if global.chicoteimg=1 { image_index = 1}
if global.chicoteimg=2 { image_index = 2}
if global.chicoteimg=3 { image_index = 3}
if global.chicoteimg=4 { image_index = 4}
if global.chicoteimg=5 { image_index = 5}
if global.chicoteimg=6 { image_index = 6}
if global.chicoteimg=7 { sprite_index = Nulo; image_index = 0}
};

Não se esqueça que o Precise collision checking do sprite chicote deve estar marcado! (na janela do sprite, à direita do nome)

E também faça o mesmo com todo o resto ;)

Ah, é melhor você salvar em outro lugar quando for testar isso, se você salvar em cima e não der certo, vai ter que desfazer tudo manualmente affraid
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Mensagem por Vampire Sáb 21 Fev 2009, 21:11

Boaaaa Igor KinGamer, era isso mesmo, eu tava colocando a sequência dentro do DRAW, fiz como vc falou as alterações e coloquei dentro do BEGIN STEP e ficou perfeito.

Valeu mesmo pela ajuda brother vc é fera!!!!!


agora se não fosse pedir muito, o que exatamente diferencia o evendo STEP do BEGIN STEP?? prq eu já tinha tentando como vc disse só que no STEP, gostaria de saber essa diferença para saber quando usar um ou outro.

abraço.
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Mensagem por Igor KinGamer Dom 22 Fev 2009, 15:12

O step faz todas as ações a cada step, o begin step faz todas as ações no início de cada step. Também há o end step, que faz todas as ações no final de cada step.

Ou seja, o step realiza as ações independente da ordem.
O begin step realiza as ações antes de todo o resto (eventos de teclas, mouse, colisões, etc.). Por isso, funcionou como no draw. Ele pode servir se você quiser que alguma coisa seja mudada antes de todo o resto ser lido (como mudar uma variável, e dependendo dessa variável fazer o evento de apertar uma tecla).
O end step realiza as ações após todo o resto.

Se não tiver entendido, avise que eu tento explicar melhor Happy
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Mensagem por Vampire Seg 23 Fev 2009, 12:37

poxa Igor, entendi bem sim, só não entendi bem o prq que funcionou certinho a mudança de sprites no Begin Step e não no Step já que basicamente a diferençca entre os 2 seria apenas a orde de execução, mas já deu pra ter uma boa idéia deles..
valeu mesmo brother vc me ajudou muito mesmo!!
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Mensagem por Igor KinGamer Seg 23 Fev 2009, 13:45

Eu acho que o begin step deve ser lido antes do draw também, e por isso ele funcionou do mesmo jeito que quando estava no draw...
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