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2 sprites juntos.
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2 sprites juntos.
Fala ai amigos, bom o problema é o seguinte...
estou atualmente fazendo um jogo do castlevania... está tudo indo muito bem, porem me deparei com algo que até agora não consegui resolver satisfatoriamente.
preciso fazer com que 2 sprites fiquem juntos, 1 para o chicote e outro para o personagem.
assim posso colocar ações separadas tanto pra um quanto pra outro.
o problema é que não consigo fazer com que os 2 funcionem juntos certinho como se fosse 1 só.
não sei se consegui me explicar direito, já tentei de tudo até cosigo fazer os 2 se moverem juntos porém o chicote nunca fica bem certinho em cima do boneco as vezes fica, mas dependendo do movimento ele sai da posição correta.
existe alguma maneira fácil de fazer com que o chicote obedeça os movimentos do boneco?
estou atualmente fazendo um jogo do castlevania... está tudo indo muito bem, porem me deparei com algo que até agora não consegui resolver satisfatoriamente.
preciso fazer com que 2 sprites fiquem juntos, 1 para o chicote e outro para o personagem.
assim posso colocar ações separadas tanto pra um quanto pra outro.
o problema é que não consigo fazer com que os 2 funcionem juntos certinho como se fosse 1 só.
não sei se consegui me explicar direito, já tentei de tudo até cosigo fazer os 2 se moverem juntos porém o chicote nunca fica bem certinho em cima do boneco as vezes fica, mas dependendo do movimento ele sai da posição correta.
existe alguma maneira fácil de fazer com que o chicote obedeça os movimentos do boneco?
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Faz uma GIF vc mesmo ele com o chicote "ATACANDO" e coloca pra quando precionar e tecla que monstra ele atacando com o chicote exibir essa sprite(a GIF)!
EU acho que isso resolve
EU acho que isso resolve
Dark-Yes- Data de inscrição : 27/12/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Eu já fiz isso. A idéia é organizar tudo de forma clara. Dicas:
Se o sprite de ataque de Simon tem 5 quadros, faça o sprite do chicote também com 5 quadros para o mesmo movimento, pois vai tornar o controle do chicote mais fácil. Ex:
Isso vai sincronizar a animação de ambos. Também defina os pontos dos chicotes e das correntes como uma coordenada em comum. Ex:
spr_chicote_curto
pivô x = 20
pivô y = 15
spr_chicote_longo
pivô x = 20
pivô y = 15
spr_corrente_longo
pivo x = 20
pivo y = 15
Se fizer isso você poderá controlar somente o sprite sem mexer na posição da instância "chicote". =]
Outra dica é fazer o controle das posições sempre no evento Draw (que é mais rápido, pois acompanha a frequência de desenhos na tela).
Se o sprite de ataque de Simon tem 5 quadros, faça o sprite do chicote também com 5 quadros para o mesmo movimento, pois vai tornar o controle do chicote mais fácil. Ex:
- Código:
chicote.image_index = simon.image_index;
Isso vai sincronizar a animação de ambos. Também defina os pontos dos chicotes e das correntes como uma coordenada em comum. Ex:
spr_chicote_curto
pivô x = 20
pivô y = 15
spr_chicote_longo
pivô x = 20
pivô y = 15
spr_corrente_longo
pivo x = 20
pivo y = 15
Se fizer isso você poderá controlar somente o sprite sem mexer na posição da instância "chicote". =]
Outra dica é fazer o controle das posições sempre no evento Draw (que é mais rápido, pois acompanha a frequência de desenhos na tela).
M.A.S.- Data de inscrição : 03/01/2009
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Re: 2 sprites juntos.
então, o lance de criar 2 gifs, eu já fiz, os 2 com o mesmo número de quadros e tal porém mesmo fazendo isso o chicote nunca fica exatamente como deveria, a posição sempre atrasa um pouco e dependendo do movimento ele sai da posição.
com o evendo draw eu ainda não tentei, cada vez que pressionava a botão do chicote eu criava uma instancia chamada chicote pra aparecer o chicote.
mas se eu usar com o DRAW será possível eu definir colisões e tal com esse sprite?, o problema de eu estar fazendo 2 sprites separados o chicote e o boneco é que o chicote destroi os inimigos e o boneco não, se eu desenhar o chicote com draw não vou poder adiconar colisão com ele certo?
com o evendo draw eu ainda não tentei, cada vez que pressionava a botão do chicote eu criava uma instancia chamada chicote pra aparecer o chicote.
mas se eu usar com o DRAW será possível eu definir colisões e tal com esse sprite?, o problema de eu estar fazendo 2 sprites separados o chicote e o boneco é que o chicote destroi os inimigos e o boneco não, se eu desenhar o chicote com draw não vou poder adiconar colisão com ele certo?
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Quando você coloca alguma coisa no draw, se o objeto tem sprite, o sprite não aparece, mas ainda existe. Portanto, as colisões continuam normais.
Se você tem ações no draw e ainda quiser desenhar o sprite, é só colocar
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Se você tem ações no draw e ainda quiser desenhar o sprite, é só colocar
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: 2 sprites juntos.
ahhhhhh,, consegui ficou legal.....
ao invés de usar o sprite_index no objeto chicote, usei o draw como vcs sujeriram e ficou perfeito, agora o chicote ta funcionando 100%...
mas agora apareceu outro problema a colisão com esse objeto do chicote....
como vcs sujeriram estou usando só DRAW para desenhar o chicote no objeto chicote, o problema é que com isso a colisão não é detectada no chicote, ele só inicia a detecção de colisão se eu insiro um sprite_index no objeto chicote, só que dai a colisão não obedece o draw do chicote e sim o campo de tamanho do sprite inteiro. ou seja, após eu adicionar o sprite_index mesmo sem o chicote estar aparecendo existe a colisão. e se eu não coloco o sprite_index e deixo só o draw para desejar o chicote a colisão não funciona.
affff
ao invés de usar o sprite_index no objeto chicote, usei o draw como vcs sujeriram e ficou perfeito, agora o chicote ta funcionando 100%...
mas agora apareceu outro problema a colisão com esse objeto do chicote....
como vcs sujeriram estou usando só DRAW para desenhar o chicote no objeto chicote, o problema é que com isso a colisão não é detectada no chicote, ele só inicia a detecção de colisão se eu insiro um sprite_index no objeto chicote, só que dai a colisão não obedece o draw do chicote e sim o campo de tamanho do sprite inteiro. ou seja, após eu adicionar o sprite_index mesmo sem o chicote estar aparecendo existe a colisão. e se eu não coloco o sprite_index e deixo só o draw para desejar o chicote a colisão não funciona.
affff
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Como você está fazendo para desenhar o chicote no draw?
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Bem, eu criei um objeto chicote...
nesse objeto coloquei um evento STEP
dentro indicando que o X e o Y são os mesmo do Boneco para ele sempre acompanhar o boneco..
criei um evendo DRAW
e dentro coloquei assim:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {
if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};
assim ele vai desenhando cada imagem do chicote conforme a posição do boneco, dai o chicote acompanha certinho o boneco.
no ultimo sprite é um NULO para fazer o chicote desaparecer quando acaba a animação do boneco.
tem várias IFs desses para cada posição que o boneco está.
como eu disse o chicote está funcionando certinho o movimento está sincronizado com o boneco agora, porém não há detecção de colisão.
nesse objeto coloquei um evento STEP
dentro indicando que o X e o Y são os mesmo do Boneco para ele sempre acompanhar o boneco..
criei um evendo DRAW
e dentro coloquei assim:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {
if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};
assim ele vai desenhando cada imagem do chicote conforme a posição do boneco, dai o chicote acompanha certinho o boneco.
no ultimo sprite é um NULO para fazer o chicote desaparecer quando acaba a animação do boneco.
tem várias IFs desses para cada posição que o boneco está.
como eu disse o chicote está funcionando certinho o movimento está sincronizado com o boneco agora, porém não há detecção de colisão.
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Ok...
Você pode tentar usar mesmo sprite_index.
Em vez de colocar isso:
Não se esqueça que o Precise collision checking do sprite chicote deve estar marcado! (na janela do sprite, à direita do nome)
E também faça o mesmo com todo o resto ;)
Ah, é melhor você salvar em outro lugar quando for testar isso, se você salvar em cima e não der certo, vai ter que desfazer tudo manualmente
Você pode tentar usar mesmo sprite_index.
Em vez de colocar isso:
- Código:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {
if global.chicoteimg=0 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,0,x,y)}
if global.chicoteimg=1 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,1,x,y)}
if global.chicoteimg=2 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,2,x,y)}
if global.chicoteimg=3 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,3,x,y)}
if global.chicoteimg=4 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,4,x,y)}
if global.chicoteimg=5 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,5,x,y)}
if global.chicoteimg=6 { draw_sprite(AtaqueBaixoDc,6,x,y)}
if global.chicoteimg=7 { draw_sprite(Nulo,0,x,y)}
};
- Código:
if global.chicotetipo=3 and keyboard_check(vk_down) {
sprite_index = AtaqueBaixoDc;
if global.chicoteimg=0 { image_index = 0}
if global.chicoteimg=1 { image_index = 1}
if global.chicoteimg=2 { image_index = 2}
if global.chicoteimg=3 { image_index = 3}
if global.chicoteimg=4 { image_index = 4}
if global.chicoteimg=5 { image_index = 5}
if global.chicoteimg=6 { image_index = 6}
if global.chicoteimg=7 { sprite_index = Nulo; image_index = 0}
};
Não se esqueça que o Precise collision checking do sprite chicote deve estar marcado! (na janela do sprite, à direita do nome)
E também faça o mesmo com todo o resto ;)
Ah, é melhor você salvar em outro lugar quando for testar isso, se você salvar em cima e não der certo, vai ter que desfazer tudo manualmente
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Boaaaa Igor KinGamer, era isso mesmo, eu tava colocando a sequência dentro do DRAW, fiz como vc falou as alterações e coloquei dentro do BEGIN STEP e ficou perfeito.
Valeu mesmo pela ajuda brother vc é fera!!!!!
agora se não fosse pedir muito, o que exatamente diferencia o evendo STEP do BEGIN STEP?? prq eu já tinha tentando como vc disse só que no STEP, gostaria de saber essa diferença para saber quando usar um ou outro.
abraço.
Valeu mesmo pela ajuda brother vc é fera!!!!!
agora se não fosse pedir muito, o que exatamente diferencia o evendo STEP do BEGIN STEP?? prq eu já tinha tentando como vc disse só que no STEP, gostaria de saber essa diferença para saber quando usar um ou outro.
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Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
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Re: 2 sprites juntos.
O step faz todas as ações a cada step, o begin step faz todas as ações no início de cada step. Também há o end step, que faz todas as ações no final de cada step.
Ou seja, o step realiza as ações independente da ordem.
O begin step realiza as ações antes de todo o resto (eventos de teclas, mouse, colisões, etc.). Por isso, funcionou como no draw. Ele pode servir se você quiser que alguma coisa seja mudada antes de todo o resto ser lido (como mudar uma variável, e dependendo dessa variável fazer o evento de apertar uma tecla).
O end step realiza as ações após todo o resto.
Se não tiver entendido, avise que eu tento explicar melhor
Ou seja, o step realiza as ações independente da ordem.
O begin step realiza as ações antes de todo o resto (eventos de teclas, mouse, colisões, etc.). Por isso, funcionou como no draw. Ele pode servir se você quiser que alguma coisa seja mudada antes de todo o resto ser lido (como mudar uma variável, e dependendo dessa variável fazer o evento de apertar uma tecla).
O end step realiza as ações após todo o resto.
Se não tiver entendido, avise que eu tento explicar melhor
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: 2 sprites juntos.
poxa Igor, entendi bem sim, só não entendi bem o prq que funcionou certinho a mudança de sprites no Begin Step e não no Step já que basicamente a diferençca entre os 2 seria apenas a orde de execução, mas já deu pra ter uma boa idéia deles..
valeu mesmo brother vc me ajudou muito mesmo!!
valeu mesmo brother vc me ajudou muito mesmo!!
Vampire- Data de inscrição : 14/07/2008
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Re: 2 sprites juntos.
Eu acho que o begin step deve ser lido antes do draw também, e por isso ele funcionou do mesmo jeito que quando estava no draw...
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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