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[Resolvido] Fiz 2 objetos andarem juntos. Só tem um problema...

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Mensagem por ivanbrml Seg 03 Out 2011, 17:59

Estou fazendo um jogo de guerra em plataforma, estilo Metal Slug. E para que a minha ideia funcione, tive que dividir o personagem em 2 partes: Tronco e Pernas.

Até aí tudo bem. Consegui fazer com que o tronco acompanhe as pernas do personagem numa boa.

Só tem um problema:
Quando o personagem pula, o tronco fica "atrasado". =(

As pernas começam a subir, e o tronco sobe, mas nao sobe junto, ele sobe um pouco depois. E quando esta descendo, ele desce um pouco depois que as pernas tambem. Ou seja, em um momento do pulo, as 2 partes se separam levemente.

Eu gostaria que as duas partes se mantessem juntas o tempo todo.

O método que estou usando é esse:

Obj_Tronco>Step
x = Obj_Pernas.x
y = Obj_Pernas.y


E antes que vocês perguntem: SIM, eu ajustei os 2 pontos nas sprites dos 2 objetos pra que o centro dos 2 objetos estejam no mesmo ponto.


Aguardo ajuda. E desde já agradeço.


Última edição por ivanbrml em Ter 04 Out 2011, 01:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem por All-x Seg 03 Out 2011, 18:27

Simplesmente não use 2 objetos para isso, use apenas 1. E para isso você usará o evento Draw para desenhar as duas imagens (Tronco e pernas):

-Ao adicionar o evento Draw a sprite do objeto desaparece. Então você vai ter que desenha-la nesse evento;

-Você irá usar a função draw_sprite_ext para desenhar as duas imagens:
Código:
draw_sprite_ext(sprite,subimagem,x,y,xscale,yscale,rotação,cor,tranparencia)
sprite: nome da sprite que deve ser desenhada, (sprite_index guarda a sprite do objeto);

subimagem: subimagem da sprite (image_index guarda a subimagem atual da sprite);

x,y: posição da sprite (Use x,y mesmo para a sprite ser desenhada na posição do objeto);

xscale,yscale: Serve para diminuir e aumentar o tamanho da sprite (1,1 é 100% e -1 inverte a imagem em ambos argumentos);

rotação: Ângulo em graus que a sprite deve ser desenhada (Para o tronco use a direção do mouse);

cor: Cor da sprite (c_white, branca é normal);

transparência: Transparência da sprite;

-Use essa função duas vezes, uma para o tronco e outra para as pernas;

-Depois você vai ter que fazer a sprite inverter horizontalmente de acordo com o mouse. Ou seja caso ele passar da posição do player fica normal, caso não inverte x das pernas e y do tronco;

O código fica assim:


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Mensagem por ivanbrml Ter 04 Out 2011, 00:53

@Alex FC
Muito legal, não tinha pensado nisso.

Mas, como eu testarei a colisão de algum objeto no meu personagem já que ele não existe? (digo que ele não existe porque ele seria apenas uma sprite certo? ele não seria um objeto)

------ EDIT ------

Resolvi minha duvida acima da seguinte forma:
Usei o comando Draw apenas para desenhar o tronco. Deixei as Pernas como objeto mesmo.
E então criei o objeto Tronco na mesma posição só que sem sprite. Dessa forma eu posso testar colisões com o tronco e usar a sprite pelo comando Draw.

Muito obrigado pela ajuda Alex, consegui fazer o que eu queria =D
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