GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

3 participantes

Ir para baixo

Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

Mensagem por moisesBR Ter 05 Jun 2012, 11:27

Estava discutindo no tópico Defender, sobre lével-up, até aí tudo bem, se fosse apenas para um player ou vários objetos diferentes seria fácil, por que aí, era só usar variáveis nos creates de cada um e ir modificando pelo steep. Se fosse isso, beleza!

Só que: Nao pretendo repetir o mesmo objeto! Ia virar uma bagunça! Imagine se tivesse mais de 1000(nao chega a isso)? Seria de enlouquecer mexer em cada um, renomear...! Como vcs devem estar imaginando, é sim um jogo de comprar.
Estou tentando resolver, mas tá complicado.

O que quero:
Compro um soldado, tanque e etc, e como sempre, cada um ja vai surgir com seu create. Aí no combate, chegando a uma quantidade de inimigos abatidos, esse ganharia um upgrade, possibilitando-o melhor desempenho ou sobrevivencia a mais embates!

Ou seja, eu usaria o mesmo objeto e sprite mas em jogo ele se tornaria independente, a tanto que num súmario no fim do combate apareceria algo +- assim, sem estar em execuçao o objeto seria um só:

Spoiler:
resumo:
conseguir pelo menos contar quantos inimigos cada um abateu! É isso!
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty Re: Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

Mensagem por saim Ter 05 Jun 2012, 11:48

Isso acontece no momento em que você abate as instâncias de inimigos. Você dá um jeito de dizer ao inimigo quem foi que abateu ele, usando a id do matador. Daí, o destroy event do inimigo, você coloca
assassino.kills +=1;
assassino.xp +=5;
etc;
onde "assassino" é a variável que armazena a id do matador.

"Como assim, dá um jeito?"
É que você vai ter que se virar, pra colocar essa id em todos os lugares. Criou uma bomba? Coloca na bomba, junto com o alarme, o dano a causar, etc, quem foi que deixou ela ali. Aí, quando a bomba explodir, ela vai causar dano nos inimigos e dizer: esse dano é cortesia da instância 100025. O mesmo para projéteis. Danos diretos, como socos, podem seguir o mesmo esquema, sem intermediários.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty Re: Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

Mensagem por moisesBR Ter 05 Jun 2012, 12:36

Ri muito!:
Como assim, dá um jeito?"
É que você vai ter que se virar, pra colocar essa id em todos os lugares. Criou uma bomba?
Beleza. Pode me indicar algum tuto/engine, pra eu tentar entender o funcionamento dessas ids?

ps: Estrapolei, no pedido... só essa de level e identificar o assassino já resolve!
Quanto ao sumário, eu me viro. Foi malz! Perdon!
moisesBR
moisesBR

Data de inscrição : 24/10/2009
Reputação : 15
Número de Mensagens : 885
Prêmios : Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1


http://inprovise.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty Re: Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

Mensagem por saim Ter 05 Jun 2012, 13:36

Id é um número que identifica a instância. Em cada instância, self = id. Quer ver que número é esse? Adicione um objeto na room, com o seguinte código no draw_event:
Código:
with (all){draw_text(x, y, string(id));}
Você pode passar a id como variável pra outras instâncias no momento da colisão, da criação, de acertar o raio lazer, de...
Por exemplo, no caso de um projétil, você cria ele assim:
Código:
with(instance_create(x, y, projétil)){quemMeCriou = other . id;}
e, na hora que o projétil colidir com um inimigo, você repassa essa informação pro inimigo (evento de colisão do projétil, em que "other" significa o inimigo):
Código:
other . vida -= danoBase;
if (other . vida <= 0){
other . assassino = quemMeCriou;
}
Como seu jogo pode ter um monte de eventos que matam inimigos que eu não tenho como prever, você tem que se virar pra adaptar o raciocínio acima ao jogo, mas uma vez que você sacou que o lance é passar a id, pode até adaptar pra engines mais complicadas. Por exemplo, suponha que o jogador não controle sempre a mesma instância (ele pode cair num buraco e ressurgir num canto). Aí, a id da instância vai mudar. Nesse caso, ao criar a instância controlada pelo jogador, você coloca:
Código:
jogadorControlando = jogador[número]
e, ao invés de passar a id adiante, pode passar apenas o número do jogador.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty Re: Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

Mensagem por cidmarcos Sáb 09 Jun 2012, 04:13

BattleFieldII
Soldados podem ser comprados, e conforme eles matam, passam de Rank.
seria fácil se não fosse vários Objetos! isso complica muito cara!

Mas entendo oq vc quer fazer...

Boa Sorte! sunny
cidmarcos
cidmarcos

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : E+D
Data de inscrição : 26/05/2012
Reputação : 7
Número de Mensagens : 177
Prêmios : Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/DragaoDeOuroJogo

Ir para o topo Ir para baixo

Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!? Empty Re: Quem abateu quem? Clones do objeto com level próprio!?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos