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Aula3- Personagem, NPC (Jogo de tiro) [TUTO]
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Aula3- Personagem, NPC (Jogo de tiro) [TUTO]
Ola pessoal já estou crompletando a 3° aula sobre game de tiro, é hoje vamos aprender a cria varios players, NPC é uma mina (Resolvir ensinar a criar uma mina pois nunca vi neguem ensinando a fazer uma =/)...
Aulas:
Aula1-Movimentação do player
Aula2-Torre de ataque é bloco de defesa
Bom vamos criar o objeto NPC
Para facilitar duplique o objeto torre(é so clicar com o butão direito é depois clicar em duplicar)
Mude o nome para NPC e acrescente o sprite do player.Vá no evento step e adicione:
Vamos fazer uma mina(A que exploque quando se pisa):
Crie um sprite, objeto mina é NPC adicione o sprite a mina é adicione o sequinte codigo:
Colision com objeto NPC
Agora crie um objeto chamado explo e adicione um sprite a ele, depois adicione o sequinte código:
Create:
Step:
Agora volte no objeto HM é cria um evento:
key_press space:
Agora vá ate o evento Create e adicione o codigo:
Bom para criar outros players é só mudar o spriter do player a vida a bala você pode cria um misil é usar o efeito da explosão
Bom pessoal nossas aulas acabaram T-T
Até a proxima...
Aulas:
Aula1-Movimentação do player
Aula2-Torre de ataque é bloco de defesa
Bom vamos criar o objeto NPC
Para facilitar duplique o objeto torre(é so clicar com o butão direito é depois clicar em duplicar)
Mude o nome para NPC e acrescente o sprite do player.Vá no evento step e adicione:
- Código:
if distance_to_object(HM) < 300 { // Se o personagem estiver a 300 pixels de distância do HM
move_towards_point(HM.x,y,3)
// Ele será perseguido
}
Vamos fazer uma mina(A que exploque quando se pisa):
Crie um sprite, objeto mina é NPC adicione o sprite a mina é adicione o sequinte codigo:
Colision com objeto NPC
- Código:
instance_destroy() //destruir mina
instance_create(x,y,explo) //criar explosão
Agora crie um objeto chamado explo e adicione um sprite a ele, depois adicione o sequinte código:
Create:
- Código:
acab=true //função acabar esta ativada
Step:
- Código:
if acab = true{instance_destroy()} //destruir quando a função acab estiver ativada.
Agora volte no objeto HM é cria um evento:
key_press space:
- Código:
min-=1 //diminuir 1 mina
instance_create(x,y,mina) //criar mina
Agora vá ate o evento Create e adicione o codigo:
- Código:
min = 5
Bom para criar outros players é só mudar o spriter do player a vida a bala você pode cria um misil é usar o efeito da explosão
Bom pessoal nossas aulas acabaram T-T
Até a proxima...
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