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Dúvida sobre animações de sprites

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Dúvida sobre animações de sprites Empty Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 16 Fev 2009, 12:08

Oi pessoal, sei que é minha terceira dúvida seguida, quero até pedir desculpas se to sendo chato hehehe...

Mas nesse caso é questão de falta de conhecimento de comando mesmo, assim me fode legal...

Aqui é o video do youtube para vcs verem o meu problema:



Estou gostando de quase todas as animações do Diddy (a idéia é recriar o DK e chamar de DK4 sei lá), mas tem uma que está dando erro, é quando ele desce do pulo. Quando ele sobe dá certo, a animação roda legal, mas quando ele desce dá uns erros, tipo dá loop quando não deveria dar, as vezes começa do fim, muito estranho...

Aqui estão os códigos para quem puder ajudar:

Código:
// CONTROLE DO PERSONAGEM

//para frente e para traz
if (keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y) and global.obj_bola_vivo = true and abaixado = false and atacando = false){//verifica se a seta direita foi apertada e não esta abaixado e não esta atacando
    hspeed = 5;direita = true;andando = true
}else{// se não foi
    if (keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y) and global.obj_bola_vivo = true and abaixado = false and atacando = false){ //verifica se a seta esquerda foi apertada e não esta abaixado e não esta atacando
        hspeed = -5;direita = false ;andando = true
    }else{// se não foi
        hspeed = 0;andando = false
    }
}



// abaixando
if keyboard_check(vk_down) and global.obj_bola_vivo = true {//se for apertado para baixo
    abaixado = true
}else{//se não for
    abaixado = false
}



//pulando
if keyboard_check_pressed(vk_up) and global.obj_bola_vivo = true and pe_no_chao = true and abaixado = false{//se for apertado para cima
    vspeed = -12
    pe_no_chao = false
}
//diminuindo velocidade do pulo
if keyboard_check_released(vk_up) and global.obj_bola_vivo = true and vspeed <= 0{//se for soltado para cima
    vspeed /= 2
}

Aqui as animações
Código:
// CONTROLE DE ANIMAÇÃO DO PERSONAGEM

if direita = true {//se para direita
    if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
        if vspeed <= 0{//se estiver subindo
            sprite_index = spr_dir_pul_sub
        }else{//se estiver caindo
            sprite_index = spr_dir_pul_cai
        }
    }else{//se nao estiver pulando
        if abaixado = true{//se estiver baixo
            sprite_index = spr_dir_aba
        }else{//se não estiver para baixo
            if atacando = true{//se estiver atacando
                sprite_index = spr_dir_ata
            }else{//se não estiver atacando
                if andando = true{//se estiver andando
                    sprite_index = spr_dir_and
                }else{//se não estiver andando
                    sprite_index = spr_dir_par
                }
            }
        }
    }
}else{//se não estiver para direta (para esquerda)
    if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
        if vspeed <= 0{//se estiver subindo
            sprite_index = spr_esq_pul_sub
        }else{//se estiver caindo
            sprite_index = spr_esq_pul_cai
        }
    }else{//se nao estiver pulando
        if abaixado = true{//se estiver baixo
            sprite_index = spr_esq_aba
        }else{//se não estiver para baixo
            if atacando = true{//se estiver atacando
                sprite_index = spr_esq_ata
            }else{//se não tiver atacando
                if andando = true{//se estiver andando
                    sprite_index = spr_esq_and
                }else{//se não estiver andando
                    sprite_index = spr_esq_par
                }
            }
        }
    }

Quanto aos sprites estão corretos, como podem ver o erro é pq a animação ja coeça do fim as vezes... tipo quando ele cai a animação deve iniciar e cabo, nada de loop... Quem puder ajudar fico extremamente grato pois so tenho 3 dias de GM Happy
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por vinians Seg 16 Fev 2009, 12:37

E ai blz? Eu num analizei muito seu código não pq agora não tenho tempo, mais pode ser o seguinte pela sua pergunta: Quando vc atribui um novo sprite usando sprite_index = sprite vc tem que reiniciar o image_index se quizer que a animação comece do inicio. Então coloque image_index = 0; em cada sprite_index = sprite. Deve funcionar.
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Tirulink Seg 16 Fev 2009, 13:56

estou tendo a mesma duvida do Anderson3d
porem meu código é diferente...
só que o problema é o mesmo
ele sempre da esse BUG qdo desce

e eu tentei usar o image_index=0
mas ele congela o sprite na subimage 0
realmente nao da mais o bug, porem nao rola toda a animação do gif

teria um comando que ordenasse a sequencia
ex: "image_index=0,1,2,3,4"etc... ?!
ai ele seguiria a sequencia e nao daria esse problema...
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Gusba Seg 16 Fev 2009, 16:34

image_index = -1;
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 16 Fev 2009, 17:08

vinians seguinte, como o tirulink falou o image_index = 0 trava um sprite, mas não é esse o problema, o que queremos é que a animação comece correta só isso, tipo sprite_index = spr_caindo, imagem =1

tipo, a animação spr_caindo começando com imagem 1... Sei que isso deve ser besteira, mas to em vários fóruns cutucando e não to conseguindo. Na maioria dos exemplos que acho os personagens tem poucos sprites ai fica mais fácil, o diddy tem 18 sprites pulando e caindo, ai fode...
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Gusba Seg 16 Fev 2009, 17:19

sabe na hora que vc checa se esta caindo? tira o <= e coloque <
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Tirulink Seg 16 Fev 2009, 17:56

eu ja fiz isso, acredito que e o Anderson tb, e nao deu certo...
isso parece um bug do programa .. haha
só ta faltando esse pequeno detalhe, que nao sabemos qual é!
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 16 Fev 2009, 18:08

pois é, tipo pelo que eu entendi o GM inicia uma animação, se ela nao terminar por completo, da proxima vez ela inicia de onde parou... Não acredito que isso seja bug pq já ta na versão 7 hehehe, deve faltar algum código aew, alguma coisa que faça a animação sempre começar do início...

Gusba eu fiz e tmb não deu certo, o problema esta na animação em sí... Ela simplesmente não inicia do início todas as vezes, só as vezes...
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Gusba Seg 16 Fev 2009, 18:22

cara, faz o seguinte, me manda por MP a engine q eu arrumo!
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 16 Fev 2009, 19:15

se vc conseguir arrumar essa animação dele caindo eu digo que vc é o cara cheers

perceba que o pulo as vezes fica perfeito, e as vezes da erro de sincronia nas imagens.. muito estranho...

http://www.badongo.com/file/13420134
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Gusba Seg 16 Fev 2009, 19:43

cara, o sincronismo é pq vc divide a vspeed por 2
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Seg 16 Fev 2009, 20:12

bom eu tirei o comando de cortar a velocidade pela metade e realmente melhorou mas ainda da erro na sincronia, bem mais raro mas se vc perceber ainda da erro. E se tirar o código da cortar a velocidade o pulo fica sem controle de altura, ai fode...

nunca pensei que isso fosse tão complicado...
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por vinians Seg 16 Fev 2009, 21:39

Amigo no teste esse código aqui:
Código:

// CONTROLE DE ANIMAÇÃO DO PERSONAGEM

if direita = true {//se para direita
    if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
        if vspeed <= 0{//se estiver subindo
            muda_sprite(spr_dir_pul_sub)
        }else{//se estiver caindo
            muda_sprite(spr_dir_pul_cai)
        }
    }else{//se nao estiver pulando
        if abaixado = true{//se estiver baixo
            muda_sprite(spr_dir_aba);
        }else{//se não estiver para baixo
            if atacando = true{//se estiver atacando
                muda_sprite(spr_dir_ata)
            }else{//se não estiver atacando
                if andando = true{//se estiver andando
                    muda_sprite(spr_dir_and)
                }else{//se não estiver andando
                    muda_sprite(spr_dir_par)
                }
            }
        }
    }
}else{//se não estiver para direta (para esquerda)
    if pe_no_chao = false{//se estiver pulando
        if vspeed <= 0{//se estiver subindo
            muda_sprite(spr_esq_pul_sub)
        }else{//se estiver caindo
            muda_sprite(spr_esq_pul_cai)
        }
    }else{//se nao estiver pulando
        if abaixado = true{//se estiver baixo
            muda_sprite(spr_esq_aba)
        }else{//se não estiver para baixo
            if atacando = true{//se estiver atacando
                muda_sprite(spr_esq_ata)
            }else{//se não tiver atacando
                if andando = true{//se estiver andando
                    muda_sprite(spr_esq_and)
                }else{//se não estiver andando
                    muda_sprite(spr_esq_par)
                }
            }
        }
    }
}
O script muda_sprite é isso aqui:
Código:

if (sprite_index != argument0)
{
  sprite_index = argument0;
  image_index = 0;
}
Va em script adicione um novo e dê o nome de muda_sprite. E coloque esse codigo ai. Espero que funcione Smile
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Ter 17 Fev 2009, 09:36

Vinian ainda não funcionou mas eu descobri o segredo de se controlar uma animação pra ela sempre começar do zero e depois fazer loops ou coisas parecidas, eis o código:

Código:

//COMANDO PARA PLAYER PULAR:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and pe_no_chao = true and abaixado = false{//se for apertado para cima e ele estiver no choo
    vspeed = -35
    pe_no_chao = false
}
//diminuindo velocidade do pulo
if keyboard_check_released(vk_up) and vspeed <= 0{//se for soltado para cima
    vspeed /= 2
}

//--------------------------------------
//CONTROLANDO A ANIMAÇÃO:
// temos 35 pontos de velocidade que devem ser divididos igualmente a cada sprite da animacao
// este exemplo tera 6 sprites para subir e 6 sprites para descer (35/6=5.8 velspeeds para usar)

if pe_no_chao = false{  //se estiver pulando
        if vspeed <= 0{    //se estiver subindo
            sprite_index = spr_pulando_subindo  // animacao trocada para subindo
                //controlando os sprites subindo

                      if vspeed <=0 and vspeed >= -5.8 {image_index=0;}
                      if vspeed <=-5.9 and vspeed >= -11.7 {image_index=1;}
                      if vspeed <=-11.8 and vspeed >= -17.6 {image_index=2;}
                      if vspeed <=-17.7 and vspeed >= -23.5 {image_index=3;}
                      if vspeed <=-23.6 and vspeed >= -29.4 {image_index=4;}
                      if vspeed <=-29.5 and vspeed >= -35 {image_index=5;} //fixa animacao aqui

        }else{    //se estiver caindo
            sprite_index = spr_pulando_caindo  //  animacao trocada para caindo
                  //controlando os sprites caindo
                        if vspeed > 0 and vspeed <= 5.8 {image_index=0;}
                      if vspeed >=-5.9 and vspeed <= 11.7 {image_index=1;}
                      if vspeed >=-11.8 and vspeed <= 17.6 {image_index=2;}
                      if vspeed >=-17.7 and vspeed <= 23.5 {image_index=3;}
                      if vspeed >=-23.6 and vspeed <= 29.4 {image_index=4;}
                      if vspeed >=-29.5 and vspeed <= 35 {image_index=5;} //fixa animacao aqui

        }
                //codigo leva em consideracao que o player sobe e desce na mesma velocidade (cont.)
                // ...devido a gravidade.

Quero agradecer a paciência de todos e agradescer a todos que ajudaram nesse codigo maluco hahaha (Vinians, Tirulink, Gusba, e ao Cris Spiegel da comunidade do Orkut!!!

obs: Pelo que ví ainda dá pra incrementar o controle de animações e loops dentro de animações usando laços FOR, WHILE, REPEAT e comandos como o event Animation end! mais sobre isso aqui:
https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/gml-licao-extra-conceitos-basicos-t120.htm

Vlw!!! lol!
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por vinians Ter 17 Fev 2009, 11:23

Opa, que bom que funcionou mais da pra fazer outra coisa ainda, que eu considero que seria o geito automático de ser fazer. O image_speed controla a mudança automática de sprites então ou seja se o image_speed for = 1 ele muda 1 frame a cada step, no caso seria ajusta-lo pra mudar de acordo com o que vc precisa. Tipo quantos steps gasta para vc andar os -35 dai é so dividir o 1 / numero_de_passos e colocar image_speed = 1 / numero_de_passos. Assim ficaria mais automático e é o jeito que o GM gosta Smile
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Ter 17 Fev 2009, 12:00

vinians ess emodo final que vc disse tmb dá certo, so que tem um pro.. como vou saber quantos passos são precisos para ele andar os -35????
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por vinians Ter 17 Fev 2009, 12:34

O exemplo que vc tinha mandado o vspeed era setado pra -18, ai eu fui aumentando o image_speed até rodar a animação inteira. Comcei com image_speed = 0.1 e fui subindo. No caso de -35 (que na verdade eu acho muito ele deve ta pulando da altura de um predio Smile é só ir testando pra descobrir Smile
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por Anderson3d Ter 17 Fev 2009, 12:49

aaaa saquei... Massa então, tmb funciona...

Pessoal, a quem interessar testei por duas horas já aff (hehehehe)
o código final ficou assim:
Código:
//COMANDO PARA PLAYER PULAR:
if keyboard_check_pressed(vk_up) and pe_no_chao = true {//se for apertado para cima e ele estiver no choo
    vspeed = -35
    pe_no_chao = false
}
//diminuindo velocidade do pulo
if keyboard_check_released(vk_up) and vspeed <= 0{//se for soltado para cima
    vspeed /= 2
}

//--------------------------------------
//CONTROLANDO A ANIMAÇÃO:
// temos 35 pontos de velocidade que devem ser divididos igualmente a cada sprite da animacao
// este exemplo tera 6 sprites para subir e 6 sprites para descer (35/6=5.8 velspeeds para usar)

if pe_no_chao = false{  //se estiver pulando
        if vspeed <= 0{    //se estiver subindo
            sprite_index = spr_pulando_subindo  // animacao trocada para subindo
                //controlando os sprites subindo

                      if vspeed < 0 and vspeed >= -5.8 {image_index=5;}
                      if vspeed <=-5.9 and vspeed >= -11.7 {image_index=4;}
                      if vspeed <=-11.8 and vspeed >= -17.6 {image_index=3;}
                      if vspeed <=-17.7 and vspeed >= -23.5 {image_index=2;}
                      if vspeed <=-23.6 and vspeed >= -29.4 {image_index=1;}
                      if vspeed <=-29.5 and vspeed >= -35 {image_index = 0;} //fixa animacao aqui
                                         
                 
        }else{    //se estiver caindo
                    sprite_index = spr_caindo  //  animacao trocada para caindo
                  //controlando os sprites caindo
                      if vspeed > 0 and vspeed <= 5.8 {image_index=0;}
                      if vspeed >=5.9 and vspeed <= 11.7 {image_index=1;}
                      if vspeed >=11.8 and vspeed <= 17.6 {image_index=2;}
                      if vspeed >=17.7 and vspeed <= 23.5 {image_index=3;}
                      if vspeed >=23.6 and vspeed <= 29.4 {image_index=4;}
                      if vspeed >=29.5 and vspeed <= 35 {image_index=5;} //fixa animacao aqui
                     
}
}

global.vspeed_diddy = vspeed //captura a velocidade vertical

A engine de pulo esta aqui testada e comprovada, a animação rola perfeita, controlada no cabresto!!! =P

http://www.badongo.com/file/13433453

vlw!!!
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Dúvida sobre animações de sprites Empty Re: Dúvida sobre animações de sprites

Mensagem por vinians Ter 17 Fev 2009, 18:11

Ai, parabéns pela persistência, e espero que o jogo fique pronto logo pra podermos testar ;)
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Mensagem por Anderson3d Qua 18 Fev 2009, 15:26

quando eu tiver o engine pronto eu posto um video pra o pessoal ver no fórum de projetos! acho que em um mês ja devo ter alguma coisa pra msotrar... Não quero pecar em começar e não terminar nunca... Pode demorar um ano, mas um dia sai... Happy
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