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Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
+9
luan.alc
Klior
Super Maker
PedroX
Roooger
Phoenyx Jogos
GameMakerTutoriais
Machow8
PedroGabriel
13 participantes
Página 1 de 1
Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Bom, eu tinha dito no final do meu tutorial sobre colocar jogos com HTML5 no fórum que eu faria um tutorial de como fazer highscore usando PHP, Mysql, JavaScript e é claro, GML.
Mas acabou que agora que terminei de fazer o sistema e ia começar o tutorial vi que ficou muito grande pra explicar, eu não sei explicar direito (como devem ter visto no outro tutorial) então eu vou por o código fonte/source aqui, se alguém se interessar e quiser perguntar algo ou pedir que eu explique parte do código e só dizer que eu explico sem o menor problema.
Sem mais demonstração no tópico pois mudei de servidor
Ai vai uma lista feia de coisas que o highscore faz e suporta:
Download do projeto:
HighScoreDemo RAR
HighScoreDemo ZIP
Ver arquivos direto no navegador
Caso você queira compilar isso (duvido) você precisa substituir o index.html pelo index.php
Você precisa mudar a variável global uri para o caminho do seu arquivo controller.php
(ambos index.php e controller.php estão dentro da pasta)
E é claro, você precisa ou ter um host, ou o WAMP Server para usar como localhost (e só você poder ver)
Ai vai o link de um host que eu particularmente detesto, mas eu só gosto dos que tem cPanel Pro mesmo...
www.awardspace.com
Que eu particularmente não gosto.
E a dica do Rooger:
www.freewebhostingarea.com
Se quiserem de verdade eu faço um tutorial...já que imagino que vários aqui não se interessam em PHP e a maior parte é o controller.php
Mas tirem duvidas, comentem e sugestões são bem vindas
(Se você veio até a página sem logar, jogou e ficou como 'Guest' mas quer ver seu nome ali me avisa que eu faço você poder usar ele)
Mas acabou que agora que terminei de fazer o sistema e ia começar o tutorial vi que ficou muito grande pra explicar, eu não sei explicar direito (como devem ter visto no outro tutorial) então eu vou por o código fonte/source aqui, se alguém se interessar e quiser perguntar algo ou pedir que eu explique parte do código e só dizer que eu explico sem o menor problema.
Sem mais demonstração no tópico pois mudei de servidor
Ai vai uma lista feia de coisas que o highscore faz e suporta:
- Spoiler:
- *Pega o nome do usuario logado na GMBR e passar para o Game Maker/Jogo
*Pega o IP do usuario que está vendo o jogo atualmente e passa para o Game Maker/Jogo
*Tem como modificar seu nome pelo código fonteda página ("hack"), mas se você já jogou antes não vai adiantar de nada, pois seu ip já foi gravado e assignado para o seu primeiro nome
*Se você muda o seu nome na primeira vez que joga então você vai precisar mudar sempre pra ter seu nome na lista
*Você pode mudar seu IP usando proxy, ai você também pode mudar seu nome e fazer seja lá oque for que vocÊ queira
*Se a pessoa não tem nome ele não grava nada
*Se a pessoa não está logada no fórum ele considera ela como visitante e faz um nome unico e aleatório pra ela
*Se você vier como visitante e depois entrar na sua conta você não vai mais conseguir gravar seu score caso não esteja fora de sua conta (nada que não dê para alterar fácil)
*Se dois ou mais usuarios tem o mesmo score eles tem o mesmo rank no top 10 fazendo com que o proximo continue igual
*Seu nome fica amarelo e seu nome fica amarelo por causa de seu ip, se não os visitantes não poderiam ter nome amarelo também
*A lista de score é atualizada a cada vez que você vai para a room0 para não "matar" o server
*É possivel escolher se aceita gravar nome de visitantes ou não na lista de pontos
*É possivel escolher se somente o score mais alto que o anterior vai para a lista de pontos
*Usando a mesma lista de pontos é possivel contar quantas pessoas já visitaram a página do jogo e quantas já jogaram
*para não ter como fazer request falso direto no php é preciso enviar uma "key" junto pelo game maker, se a key estiver igual a de dentro do php ele aceita (claro que se alguem decompilar o jogo vai ver a key, mas nunca ouvi falar sobre decompiler pro HTML5 mesmo)
*corta os nomes em 12 caracteres (claro que é fácil de mudar)
Download do projeto:
HighScoreDemo RAR
HighScoreDemo ZIP
Ver arquivos direto no navegador
Caso você queira compilar isso (duvido) você precisa substituir o index.html pelo index.php
Você precisa mudar a variável global uri para o caminho do seu arquivo controller.php
(ambos index.php e controller.php estão dentro da pasta)
E é claro, você precisa ou ter um host, ou o WAMP Server para usar como localhost (e só você poder ver)
Ai vai o link de um host que eu particularmente detesto, mas eu só gosto dos que tem cPanel Pro mesmo...
www.awardspace.com
Que eu particularmente não gosto.
E a dica do Rooger:
www.freewebhostingarea.com
Se quiserem de verdade eu faço um tutorial...já que imagino que vários aqui não se interessam em PHP e a maior parte é o controller.php
Mas tirem duvidas, comentem e sugestões são bem vindas
(Se você veio até a página sem logar, jogou e ficou como 'Guest' mas quer ver seu nome ali me avisa que eu faço você poder usar ele)
Última edição por PedroGabriel em Sáb 16 Jun 2012, 19:27, editado 13 vez(es)
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Eu não só te peço, mas também imploro que faça esse e muitos outros tutoriais a respeito dessa parte de fazer jogos online com o GM HTML5, pois quero fazer jogos assim mas não faço a mínima idéia, pois essa parte online do GM HTML5 é bem complexa.
Enfim, vc certamente terá os devidos créditos em todos os jogos que eu criar.
Ficarei no aguardo, meu caro amigo! ;]
EDIT: A respeito do seu tutorial anterior, achei bem explicado/explicativo. Por favor, faça mais outros tutoriais sobre essa parte, caro amigo!
Enfim, vc certamente terá os devidos créditos em todos os jogos que eu criar.
Ficarei no aguardo, meu caro amigo! ;]
EDIT: A respeito do seu tutorial anterior, achei bem explicado/explicativo. Por favor, faça mais outros tutoriais sobre essa parte, caro amigo!
Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Que doidera heim! Cara, muito bem feito esse sistema de highscore, tá de parabéns!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Muito Bom, Tá De Parabéns
Phoenyx Jogos- Data de inscrição : 06/05/2012
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
existe o eu5.org e o freetzi.com / os dois são ótimos. mas prefiro o eu5org
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Excelente. Aqui apareceu que estava enviando meu score, mas não enviou. Fiz alguma besteira. Tinha conseguido 5000...
Parabéns.
Parabéns.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Pedro, você fez 4906 seu score não apareceu por que todos que estão lá tem mais do que isso, se jogar de novo ele substitui seu score velho caso ele tenha sido pior que o novo.
Rooger, nunca ouvi falar em nenhum deles
Vlw ai Phoenix, Ninja, Pedro, Waldir e quem testou.
Rooger, nunca ouvi falar em nenhum deles
Vlw ai Phoenix, Ninja, Pedro, Waldir e quem testou.
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Uma dúvida...
PedroGabriel?
O dropbox executa os scripts de PHP?
PedroGabriel?
O dropbox executa os scripts de PHP?
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
PedroGabriel ele ficou um ano sem receber cadastro, mas também é conhecido como FreeWebHostingArea.com. começa com 1.5 GB é bom para quem quer hospedar jogos html5 no proprio site!
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Foi mal a demora na resposta, ele não executa PHP, daria pra fazer muita besteira lá se tivesse como hmSuper Maker escreveu:Uma dúvida...
PedroGabriel?
O dropbox executa os scripts de PHP?
Rooger, Vou dar uma olhada depois, valeu a dica.
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
rsrrss eu tava tentando fazer umas besteiras lá agora pouco e ví que não da mesmo, a menos que o PHP seja usado só pra executar funções de modo externo.
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Muito bom cara, isso fez um simples jogo se torna muitooo mais divertido, ficou ótimo esse sistema de Highscore.
Quero ver agora um tutorial sobre Websocket
Obs.: que vicio é esse jiraya
Quero ver agora um tutorial sobre Websocket
Obs.: que vicio é esse jiraya
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Uma pergunta, o sistema so funciona no HTML5 ? ou em jogo de Desktop também presta ?! eu gostei do sistema de contagem de Pessoas que jogaram ... Ficou mto legal o sistema ! abraços !
luan.alc- Games Ranking :
Notas recebidas : B
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
po cara , ficom incrível tirando o fato de eu ser ruim nesse jogo
mais eu acho que você deveria fazer o tutorial e acho que muitos usuários também gostariam
mais tem que explicar diretio como seu tuto do dropboxbem facil de entender
mais eu acho que você deveria fazer o tutorial e acho que muitos usuários também gostariam
mais tem que explicar diretio como seu tuto do dropbox
Gabrielnp- Data de inscrição : 15/12/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 35
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Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Cara. Fui testar esse game que vc colocou aí no frame e levei um susto ao ver meu nome lá! É claro que parei(deu vontade de jogar ate firmar meu 10 lugar), essa de colocar um higstore dos users é show! Mas devia mostrar o valor também.(?)
osb: o som dos efeitos saiu normal mas aquela música enjoada comum nessa demo do gm nao tem(?).
osb: o som dos efeitos saiu normal mas aquela música enjoada comum nessa demo do gm nao tem(?).
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Websocket ainda não pega direito em todos os navegadores, e eu não usei websocket pra fazer isso:PKlior escreveu:Muito bom cara, isso fez um simples jogo se torna muitooo mais divertido, ficou ótimo esse sistema de Highscore.
Quero ver agora um tutorial sobre Websocket
Obs.: que vicio é esse jiraya
mas com ele daria pra fazer MUITA coisa hm, voudar uma olhada sobre.
Obs: não consigo passar o Jiraya D:
Ele só funciona em HTML5, se compilar a mesma coisa no Windows ou outros não funciona já que só HTML5 tem javascriptluan.alc escreveu:Uma pergunta, o sistema so funciona no HTML5 ? ou em jogo de Desktop também presta ?! eu gostei do sistema de contagem de Pessoas que jogaram ... Ficou mto legal o sistema ! abraços !
O de contagem de pessoas é o mesmo que o de highscore
Assim que você carrega o jogo ele já pega seu nome
se você jogar ele faz o UPDATE do mysql nesse seu ip/nome
então para saber quantos carregaram é só contar o tanto de nome que tem lá
para saber quantos jogaram é só contar SÓ os que tem mais de 10 pontos
e para contar os que não jogaram é só contar os que tem 0 pontos
Vou começar a escrever ele, mas já digo que vai ficar enormeGabrielnp escreveu:po cara , ficom incríveltirando o fato de eu ser ruim nesse jogo
mais eu acho que você deveria fazer o tutorial e acho que muitos usuários também gostariam
mais tem que explicar diretio como seu tuto do dropboxbem facil de entender
Sobre que valor está dizendo?moisesBR escreveu:Cara. Fui testar esse game que vc colocou aí no frame e levei um susto ao ver meu nome lá! É claro que parei(deu vontade de jogar ate firmar meu 10 lugar), essa de colocar um higstore dos users é show! Mas devia mostrar o valor também.(?)
osb: o som dos efeitos saiu normal mas aquela música enjoada comum nessa demo do gm nao tem(?).
Eu tirei aquela musica chata, ela é muito irrante
Vlw pelos comentários pessoal
*Coloquei um mini rank em baixo só pra ter como verem todos
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
o valor do score mais alto, ou dos dez mais!
edit:
olhando novamente apareceu: o meu é... 9.847...
A ideia de botar o game jogável online no forum foi excelente e como disse o Pedro vai evitar downloads de executáveis que em alguns pcs tem acusado virus(? nao o meu). já que sao apenas demos nao ha necessidade de termos em nosso pc.
Ja as engines, é outra historia(aprendizado!).
E agora com essa novidade de botar o score de quem jogasse on, melhor ainda! assim... saberemos quem jogou e melhor(funciona mais para games hardcore(?)).
E é claro, os comentários e download do game que será opcional, para quem nao vive conectado.
Bom tuto. Se caso eu for fazer algo d tipo, e tiver probls te falo.
edit:
olhando novamente apareceu: o meu é... 9.847...
A ideia de botar o game jogável online no forum foi excelente e como disse o Pedro vai evitar downloads de executáveis que em alguns pcs tem acusado virus(? nao o meu). já que sao apenas demos nao ha necessidade de termos em nosso pc.
Ja as engines, é outra historia(aprendizado!).
E agora com essa novidade de botar o score de quem jogasse on, melhor ainda! assim... saberemos quem jogou e melhor(funciona mais para games hardcore(?)).
E é claro, os comentários e download do game que será opcional, para quem nao vive conectado.
Bom tuto. Se caso eu for fazer algo d tipo, e tiver probls te falo.
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
é um jogo feito no GMS ou um jogo feito no GMK normal mais por uma forma diferente de ler??
'---'
Última edição por MC D_LIRIO em Ter 12 Mar 2013, 08:24, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : refiz uma pergunta...)
Re: Highscore com PHP, Mysql e JavaScript [Source]
Html5
em termos simples, o HTML usa tags para estruturar as informações de um site. O HTML 5, por sua vez, é uma tentativa de padronizar a maneira como os navegadores interpretam as informações recebidas – cada um as interpreta de maneira distinta, o que pode resultar em distorções na visualização.
Fonte tecmundo
Minha Opinião
Na questão jogos eu pessoalmente não gosto do Flash, ai o HTML5 vem para não só diferenciar isso como tem o objetivo de tornar o Flash desprezável.
e Quanto ao GM, o GMS tem a opção de compilar o game em HLTM5, assim você podendo levar o jogo diretamente para uma pagina na WEB!
Se eu tiver errado (que alguém me corrija)
em termos simples, o HTML usa tags para estruturar as informações de um site. O HTML 5, por sua vez, é uma tentativa de padronizar a maneira como os navegadores interpretam as informações recebidas – cada um as interpreta de maneira distinta, o que pode resultar em distorções na visualização.
Fonte tecmundo
Minha Opinião
Na questão jogos eu pessoalmente não gosto do Flash, ai o HTML5 vem para não só diferenciar isso como tem o objetivo de tornar o Flash desprezável.
e Quanto ao GM, o GMS tem a opção de compilar o game em HLTM5, assim você podendo levar o jogo diretamente para uma pagina na WEB!
Se eu tiver errado (que alguém me corrija)
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