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[GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Parabéns por ter chegado ao fim, ficou realmente muito boa, eu ainda achei que foi rápido demais devido a ter tantas funções.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
deu erro aki ai coloquei para usar a extensao gml sdk ai deu erro nos objetos sem usar extrensao ele diz pra min usar gm7 ao gm 8.0 e n vou comseguir baixalos
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
#mrbrum22
sobre os sockets, isso será aplicado como 39dll.
#Klior
Obrigado!
bom, até que esta levando mais tempo do que eu esperava.
de fato, dessa vez vai demorar mais, pois estou testando função por função. para evitar que de forma alguma ocorra erros, na hora de usar.
#edeg
a sdk, ainda não é "usavel" e ainda não comecei a trabalhar nos recursos de compatibilidade.
sobre o erro, poderia dar mais detalhes ?
sobre como e quando ocorreu, e as configurações do seu sistema.
##=======================================##
bom, pessoal os problemas que eu estava enfrentando com winapi, foram resolvidos.
agora estou trabalhando no 3d novamente, tentando otimizar e melhora-lo ao maximo.
se eu não estive-se usando internet 3g, eu lhes enviaria um pequeno aplicativo, que eu desenvolvi, ele otimiza códigos grandes e complexos em até 40%
diminuindo alguns segundos no tempo de execução.
ou seja, depois de otimizar o code com esse app, ele passa a executar muito mais rapido, o lado ruim, é que o código pode ficar um tanto "obfuscado", dificultando em futuras edições.
bom, voltando ao 3d.
agora é possivel converter coordenada 3d para 2d e 2d para 3d, de forma muito facil.
meio que automatico.
por exemplo
se quise-mos desenhar um texto no mundo 3d com a sdk.
usariamos esse código
para quem não sabe. o d3d_ortho(); serve para projetar uma visão ortográfica, uma visão 2d como a padrão do game maker.
eu estava pensando em usar tudo isso embutido na função. assim vc só precisaria usar d3d_draw_text();, mas isso tornaria o jogo lento se usado muitas vezes seguidas, pq teria que definir a mesma projeção varias vezes.
bem, é isso.
aguardem, o lançamento da sdk esta muito perto
sobre os sockets, isso será aplicado como 39dll.
#Klior
Obrigado!
bom, até que esta levando mais tempo do que eu esperava.
de fato, dessa vez vai demorar mais, pois estou testando função por função. para evitar que de forma alguma ocorra erros, na hora de usar.
#edeg
a sdk, ainda não é "usavel" e ainda não comecei a trabalhar nos recursos de compatibilidade.
sobre o erro, poderia dar mais detalhes ?
sobre como e quando ocorreu, e as configurações do seu sistema.
##=======================================##
bom, pessoal os problemas que eu estava enfrentando com winapi, foram resolvidos.
agora estou trabalhando no 3d novamente, tentando otimizar e melhora-lo ao maximo.
se eu não estive-se usando internet 3g, eu lhes enviaria um pequeno aplicativo, que eu desenvolvi, ele otimiza códigos grandes e complexos em até 40%
diminuindo alguns segundos no tempo de execução.
ou seja, depois de otimizar o code com esse app, ele passa a executar muito mais rapido, o lado ruim, é que o código pode ficar um tanto "obfuscado", dificultando em futuras edições.
bom, voltando ao 3d.
agora é possivel converter coordenada 3d para 2d e 2d para 3d, de forma muito facil.
meio que automatico.
por exemplo
se quise-mos desenhar um texto no mundo 3d com a sdk.
usariamos esse código
- Código:
d3d_ortho();
d3d_draw_text(x,y,z,"Hello 3D World!");
d3d_ortho_end();
para quem não sabe. o d3d_ortho(); serve para projetar uma visão ortográfica, uma visão 2d como a padrão do game maker.
eu estava pensando em usar tudo isso embutido na função. assim vc só precisaria usar d3d_draw_text();, mas isso tornaria o jogo lento se usado muitas vezes seguidas, pq teria que definir a mesma projeção varias vezes.
bem, é isso.
aguardem, o lançamento da sdk esta muito perto
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Jiraya
muito fantástico seu projeto, vc tem um blog mostrando tds suas façanhas ?
flw
muito fantástico seu projeto, vc tem um blog mostrando tds suas façanhas ?
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Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Jiraya, um codigo interessante para a tua SDK é um neste exemplo LoadMesh ( isto é blitz 3D ) e serve para carregar modelos tb, seria fixe um codigo onde nos metiamos a localização do modelo e a SDK via qual era a extenção do modelo e executava o script correto conforme a extenção.
EX:
EX:
- Código:
load_mesh("Modelos/castelo.3ds")
kadini- Data de inscrição : 02/03/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
blitz voutou a ativa kkk eu usava
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
#Mina do Rock
Obrigado
nunca pensei nisso, talves eu crie algo para publicar meus trabalhos.
#Benedito Frôscolo
vlw
espero que os recursos e facilidades do sdk, incentivem o pessoal a desenvolverem grandes projetos
#kadini
quanto a isso, ja existe na sdk
a função se chama
d3d_load_model("filename")
a função detecta a extensão do arquivo e carrega com a função correspondente
exatamente igual a do blitz
quanto ao modelos "estaticos" e "animados"
não tem diferença nenhuma na velocidade de carregamento
pois as animações ficam guardadas em arrays, a sdk apenas trata os modelos como animados
simplificando, a sdk trata os modelos da mesma forma que o game maker trata sprites
imagine que os modelos são como sprites, vc pode escolher qual frame carregar e qual desenhar.
##################################
Pessoal a sdk esta demorando para ser lançado, mas ainda estou trabalhando duro nela, a parte 3d sofreu algumas otimizações e reparos.
atualmente estou trabalhando no sistema de conecção.
a sdk vai usar a 39dll.
essa parte esta sendo muito dificil, pois estou tentando otimiza-la ao maximo, sem perder a flexibilidade.
espero que seja mais facil de trabalhar com a poderosa 39dll,
pois estou tentando automatiza-la, ou seja, fazer a sdk executar o sistema padrão por você.
não sei se fui claro.
simplificando, o unico trabalho que você vai ter, é só de enviar e receber mensagens.
o sistema de conecção,criação do servidor,aceitar os jogadores em espera nos sockets,enviar mensagens para todos os jogadores de uma vez, acessar facilmente a lista de jogadores,kickar automaticamente jogadores desconectados ou com ping muito alto, isso tudo será executado pela sdk internamente/automaticamente.
ou seja a sdk vai fazer todo o trabalho dificil, tornando a 39dll menos confusa e agradavel de usar.
bom aqui esta um print do resultado.
https://2img.net/h/oi47.tinypic.com/1628n6w.png
aparentemente não há lag.
a sdk, detecta automaticamente quem é o host e quem é o client, corrigindo problemas automaticamente, ou seja, você não aprecisa apontar o socket do servidor ou do cliente na hora de enviar mensagens, a sdk vai detectar sózinha e enviar para o local correto.
o que eu posso dizer quanto a isso é
fazer jogos 3d online, não vai ser dificil.
mais uma coisa, o grande problema da maioria das pessoas ao usarem a 39dll é como fazer um "mmo"(Massive Multiplayer Online)
basicamente é colocar um monte de jogadores simultaneos no mapa e faze-los interagilos entre si.
bom a sdk tem suporte a isso
da para criar mmo facil facil.
é só linkar um objeto para ser um "BOT" que a sdk faz o resto do trabalho
net_link_object(Objeto_Bot);
objetos bots, são objetos "vazios" que só servem para receber mensagens dos outros jogadores.
quando vc "dá" um objeto bot a sdk, ela vai instanciar esse objeto logo que detectar se novos jogadores entraram no servidor, não se preocupem, quando os jogadores forem desconectados ou kickados, esses objetos e o socket é excluido, assim evitando o "memory leak" que é o disperdicio de memoria.
bom é isso pessoal, fiquem aguardando, a sdk esta quase pronta ;]
Obrigado
nunca pensei nisso, talves eu crie algo para publicar meus trabalhos.
#Benedito Frôscolo
vlw
espero que os recursos e facilidades do sdk, incentivem o pessoal a desenvolverem grandes projetos
#kadini
quanto a isso, ja existe na sdk
a função se chama
d3d_load_model("filename")
a função detecta a extensão do arquivo e carrega com a função correspondente
exatamente igual a do blitz
quanto ao modelos "estaticos" e "animados"
não tem diferença nenhuma na velocidade de carregamento
pois as animações ficam guardadas em arrays, a sdk apenas trata os modelos como animados
simplificando, a sdk trata os modelos da mesma forma que o game maker trata sprites
imagine que os modelos são como sprites, vc pode escolher qual frame carregar e qual desenhar.
##################################
Pessoal a sdk esta demorando para ser lançado, mas ainda estou trabalhando duro nela, a parte 3d sofreu algumas otimizações e reparos.
atualmente estou trabalhando no sistema de conecção.
a sdk vai usar a 39dll.
essa parte esta sendo muito dificil, pois estou tentando otimiza-la ao maximo, sem perder a flexibilidade.
espero que seja mais facil de trabalhar com a poderosa 39dll,
pois estou tentando automatiza-la, ou seja, fazer a sdk executar o sistema padrão por você.
não sei se fui claro.
simplificando, o unico trabalho que você vai ter, é só de enviar e receber mensagens.
o sistema de conecção,criação do servidor,aceitar os jogadores em espera nos sockets,enviar mensagens para todos os jogadores de uma vez, acessar facilmente a lista de jogadores,kickar automaticamente jogadores desconectados ou com ping muito alto, isso tudo será executado pela sdk internamente/automaticamente.
ou seja a sdk vai fazer todo o trabalho dificil, tornando a 39dll menos confusa e agradavel de usar.
bom aqui esta um print do resultado.
https://2img.net/h/oi47.tinypic.com/1628n6w.png
aparentemente não há lag.
a sdk, detecta automaticamente quem é o host e quem é o client, corrigindo problemas automaticamente, ou seja, você não aprecisa apontar o socket do servidor ou do cliente na hora de enviar mensagens, a sdk vai detectar sózinha e enviar para o local correto.
o que eu posso dizer quanto a isso é
fazer jogos 3d online, não vai ser dificil.
mais uma coisa, o grande problema da maioria das pessoas ao usarem a 39dll é como fazer um "mmo"(Massive Multiplayer Online)
basicamente é colocar um monte de jogadores simultaneos no mapa e faze-los interagilos entre si.
bom a sdk tem suporte a isso
da para criar mmo facil facil.
é só linkar um objeto para ser um "BOT" que a sdk faz o resto do trabalho
net_link_object(Objeto_Bot);
objetos bots, são objetos "vazios" que só servem para receber mensagens dos outros jogadores.
quando vc "dá" um objeto bot a sdk, ela vai instanciar esse objeto logo que detectar se novos jogadores entraram no servidor, não se preocupem, quando os jogadores forem desconectados ou kickados, esses objetos e o socket é excluido, assim evitando o "memory leak" que é o disperdicio de memoria.
bom é isso pessoal, fiquem aguardando, a sdk esta quase pronta ;]
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Muito interessante essa parte.
Parece que você está deixando bem otimizado.
Você só está enviando a posição quando ele se movimenta (ou só quando há mudança em algo), certo? Isso deixa muito mais rápido.
Até mais!
Parece que você está deixando bem otimizado.
Você só está enviando a posição quando ele se movimenta (ou só quando há mudança em algo), certo? Isso deixa muito mais rápido.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
A 39dll é o bicho, dll louvável! Mesmo assim, a parte mais chata de programar, na minha opinião, é o sistema multiplayer. Não é tão difícil, mas eu acho muito chato. Vejo esses engines mais trabalhados do fórum e fico impressionado com a paciência que se deve ter pra programar certas coisas... Além de tanta coisa que o SDK já faz, se ainda tiver esse sistema automático já definido, vai ser show de bola!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Jiraya
com a GM SDK 2.0 vai ser possivel criar host online ?
e parabéns ta ficando impressionante
com a GM SDK 2.0 vai ser possivel criar host online ?
e parabéns ta ficando impressionante
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
se a sdk tem sistema colisao 3d to fudido acabei de aprender faser colisao 3d depois axei uma lib pra isso agora quero ver a sdk 95%
edeg- Data de inscrição : 24/05/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
98% AGORA VAI!!!
falta pouco não vejo a hora de ver esse modo online.
falta pouco não vejo a hora de ver esse modo online.
alandp- Data de inscrição : 30/03/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Bom, eu dei uma olhada no tópico, e não vi nada sobre... Terá alguma utilidade para jogos 2D?
Gonçalves- Games Ranking :
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Sei que tenho muito que aprender ainda, pois nunca usei essas dlls e etc
Admiro muito seu trabalho Jiraya...
Mas se não for pedir muito, depois que terminar o projeto ou quando quiser, já que disponibilizou uma prévia, gostaria muito de saber como e onde usar.
Sei que não dá pra dizer, usa-se isto para aquilo, pois segundo alguns, se indicamos tal função para algo, o usuário(MenteCapto), ele vai se resumir à isso, mas para os mais curiosos e espertos eles adaptam e usam tal função para coisas impensáveis como foi o seu caso. Até certo tempo atrás se dizia: 3D no gm nem pensar! Hoje, com recursos coletados estamos evoluindo e em breve será facílimo trabalhar com 3D!
No mas.... Parabéns!!!
Obrigado.
Admiro muito seu trabalho Jiraya...
Mas se não for pedir muito, depois que terminar o projeto ou quando quiser, já que disponibilizou uma prévia, gostaria muito de saber como e onde usar.
Sei que não dá pra dizer, usa-se isto para aquilo, pois segundo alguns, se indicamos tal função para algo, o usuário(MenteCapto), ele vai se resumir à isso, mas para os mais curiosos e espertos eles adaptam e usam tal função para coisas impensáveis como foi o seu caso. Até certo tempo atrás se dizia: 3D no gm nem pensar! Hoje, com recursos coletados estamos evoluindo e em breve será facílimo trabalhar com 3D!
No mas.... Parabéns!!!
Obrigado.
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
sim, é uma forma de evitar sobrecarga, mas é opcional.
Muito interessante essa parte.
Parece que você está deixando bem otimizado.
Você só está enviando a posição quando ele se movimenta (ou só quando há mudança em algo), certo? Isso deixa muito mais rápido.
Até mais!
Concordo é uma dll incrivel.
A 39dll é o bicho, dll louvável! Mesmo assim, a parte mais chata de programar, na minha opinião, é o sistema multiplayer. Não é tão difícil, mas eu acho muito chato. Vejo esses engines mais trabalhados do fórum e fico impressionado com a paciência que se deve ter pra programar certas coisas... Além de tanta coisa que o SDK já faz, se ainda tiver esse sistema automático já definido, vai ser show de bola!
o sistema multiplayer online vai ser automatico, permitindo que qualquer pessoa que tenha um pouquinho de expêriencia com programação
possa desenvolver jogos online sem problemas : )
vlw!
Jiraya
com a GM SDK 2.0 vai ser possivel criar host online ?
e parabéns ta ficando impressionante
sem duvidas, alem de permitir algumas ações comuns em hosts, a de kickar e banir.
claro, a sdk tem dois tipos colisão 3d a bounding box e a colisão precisa.
se a sdk tem sistema colisao 3d to fudido acabei de aprender faser colisao 3d depois axei uma lib pra isso agora quero ver a sdk 95%
98% AGORA VAI!!!
falta pouco não vejo a hora de ver esse modo online.
agora foi!
o modo online foi a parte mais dedicada alem do 3d, eu espero que impressione.
o game maker ja tem um vasto suporte ao 2d, então não deu para fazer muito.
Bom, eu dei uma olhada no tópico, e não vi nada sobre... Terá alguma utilidade para jogos 2D?
mas há varias funções que podem trabalhar com 2d
como o modo online, você pode baixar recursos da internet com a maior facilidade, pode utilizar alguns efeitos do photoshop em backgrounds, cerca de 30 efeitos diferentes, que podem ser combinados
a fisica é dedicada ao 2d.
Obrigado!
Sei que tenho muito que aprender ainda, pois nunca usei essas dlls e etc
Admiro muito seu trabalho Jiraya...
Mas se não for pedir muito, depois que terminar o projeto ou quando quiser, já que disponibilizou uma prévia, gostaria muito de saber como e onde usar.
Sei que não dá pra dizer, usa-se isto para aquilo, pois segundo alguns, se indicamos tal função para algo, o usuário(MenteCapto), ele vai se resumir à isso, mas para os mais curiosos e espertos eles adaptam e usam tal função para coisas impensáveis como foi o seu caso. Até certo tempo atrás se dizia: 3D no gm nem pensar! Hoje, com recursos coletados estamos evoluindo e em breve será facílimo trabalhar com 3D!
No mas.... Parabéns!!!
Obrigado.
sem duvidas, irei disponobilidade dezenas de exemplos mostrando como utilizar cada função da sdk
sem falar no arquivo de ajuda que dessa vez sera escrito e BEM explicativo.
==============================================================
GMSDK ESTA PRONTA!
Após um longo e dedicado tempo trabalhando neste projeto
finalmente esta pronto!
o projeto foi terminado com 482 scripts, 8.862 linhas e 255.205 caracteres.
agora darei inicio a construção do GEX/extensão.
as ultimas novidades da sdk é o net var, a possibilidade de guardar variaveis num servidor, e possivelmente o "net_send_email".
créditos ao Pedro Gabriel por desenvolver o sistema de armazenamento online via php/mysql.
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Jiraya
já esta disponivel pra baixar ?
já esta disponivel pra baixar ?
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
@Mina do Rock
[quote=Jiraya]agora darei inicio a construção do GEX/extensão.[/quote]
Ainda não. Ele está montando o GEX, o que leva um tempo razoável.
Até mais!
[quote=Jiraya]agora darei inicio a construção do GEX/extensão.[/quote]
Ainda não. Ele está montando o GEX, o que leva um tempo razoável.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Pedrø
achei que quando estivesse 100% já estaria disponivel, to torcendo pra vir com os exemplos
achei que quando estivesse 100% já estaria disponivel, to torcendo pra vir com os exemplos
Gonzo- Data de inscrição : 29/05/2012
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
@Mina vamos aguardar mais um pouco, beleza terminou, mas que adiantaria ele colocar aqui, sem mostrar como usar?
Vixe, to igual voce não to aguentando esperar, mas vai valer a pena.
Valeu! pode demorar giraya, pois qd postar, sei que vai ser ótimo.
Aguardando...
Vixe, to igual voce não to aguentando esperar, mas vai valer a pena.
Valeu! pode demorar giraya, pois qd postar, sei que vai ser ótimo.
Aguardando...
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