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[GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
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[GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
GMSDK 2.0 ALPHA Após criar a gmLib e a primeira sdk, eu achava que ja tinha alcançado algo "perfeito", se era perfeito, não havia como melhorar. pensando assim fiquei cerca de 8 meses sem criar nada realmente interessante. então eu parei para refletir, para nós ciêntistas e programadores, não existe perfeição, e é por isso que nós buscamos tão gananciosamente por ela. mesmo após refazer a mesma coisa 1000 vezes, no fim sempre vimos que é possivel melhorar, logo não é mais perfeito. bem, eu andei testando uns antigos projetos, tais como gmLibrary e gmlSDK v1.0, e sem querer me menosprezar, pensei "que bela merda eu fiz", eu não levo isso como uma ofença, pois tive que passar por isso para poder evoluir. então resolvi criar uma versão perfeita do gmsdk. estou desenvolvendo com base nesses principios ·simplicidade ·flexibilidade ·desempenho ·utilidade é o que todos nós buscamos certo? algo simples de usar, prático, rapido e util e é por isso que eu venho lhes apresentar meu novo projeto: GMSDK 2.0 esse projeto praticamente contem tudo o que um desenvolvedor precisa para criar qualquer tipo de jogo ou software. por hora estou me dedicando a parte mais fragil do game maker, o 3D. o 3d foi a primeira biblioteca a ser desenvolvida, e com muito prazer, digo que esta quase pronto. eu praticamente rompi as barreiras que o game maker tinha com as limitações 3d. agora você podera carregar mais de 8 tipos de modelos 3d, tais como .obj (Wavefront) .x (directX model) .mod (Modelo padrão do game maker) .c (Model em matriz C/c++) .asc (3d studio model ASCII) .vtx (Anima8or Model) .ms3d(Milkshape Model) .g3d (3D Studio Animated Model) .md2 (Quake Animated Model) .md3 (Quake Animated Model) .3ds (3D Studio Model) .b3d (Blitz Model) creio que é o suficiente para trabalhar com um grupo de modeladores de diferentes areas. o sdk, carrega automaticamente os modelos com detecção de colisão, ou seja, você não precisa definir praticamente NADA. o sdk faz tudo por vc . detectar uma colisão 3d no sdk é tão facil quanto detectar em 2d basta usar uma simples função d3d_collision(model1,model2) só isso, a sdk vai detectar se há colisão entre o model1 e o model2 é claro, existe funções de detecção mais avançadas para usuarios mais experientes. eu fiz a sdk, pensando nos dois lados da balança (usuarios iniciantes e experientes) assim irá agradar ambos os lados. para usar a SDK, você precisará ter em mente apenas uma coisa. todos os modelos quando carregados, serão tratados como ANIMADOS. bom, eu tambem coloquei algumas "features" muito procuradas, como suporte a 3D MOUSE ou seja, podera saber onde o mouse esta no mundo 3D. tambem algumas outras funções matematicas como d3d_point_direction e d3d_point_distance assim podemos localizar exatamente a direção e a distancia entre pontos 3d. bom, creio que todos querem ver mais ação e menos texto. aqui estão alguns videos de testes da SDK
novo
qual a razão desse tópico, você deve estar se perguntando. será apenas o log de desenvolvimento, assim vocês poderam acompanhar passo a passo, as novas features da sdk. e é claro, será a area de debug tbm, eu escolherei alguns membros da gmbr para testarem a sdk e analisar provaveis bugs. Obrigado pela atenção! DS-STUDIO 2009-2012. Minigame highscore |
Última edição por Jiraya em Dom 26 Ago 2012, 16:19, editado 35 vez(es)
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Aí sim!
Será mais prático e rápido fazer as coisas.
Principalmente em 3D, que demora mais.
Você poderia adicionar controles, como botões, caixas de textos, radio, scroll, etc... Fica interessante.
Outra coisa interessante seria ter funções práticas para download, upload e gerenciamento FTP.
Uma pergunta: essa versão vai ser a fusão dos seus dois projetos anteriores? Ou seria a continuação/renovação só da primeira versão?
Será mais prático e rápido fazer as coisas.
Principalmente em 3D, que demora mais.
Você poderia adicionar controles, como botões, caixas de textos, radio, scroll, etc... Fica interessante.
Outra coisa interessante seria ter funções práticas para download, upload e gerenciamento FTP.
Uma pergunta: essa versão vai ser a fusão dos seus dois projetos anteriores? Ou seria a continuação/renovação só da primeira versão?
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Este é uma Recriação do SDK antigo, pois esta sendo escrito do zero.
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.
sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.
sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Bom não entendo nada de programação, pelo que eu to vendo esse desempenho evolutivo de experiencias, vem crescendo em você, parabéns apesar que no meu caso sincero, não vou usar, talvez não agora mas quando tiver mais entendido com o gmk, mas vai ser de grande ajuda a um certo amigo rsrs...e também para as pessoas que entende, é um visual bonito vendo pelos videos, e também ficou boa sua apresentação, comentando como foi a ideia de criar a nova versão do programa, estive acompanhado desde a versão antiga, você poderia fazer isso como trabalho mesmo, você devia botar créditos a quem for usar esse programa, programador eu sei que rala muito a cabeça tanto mexer e construir um programa, mesmo já estando acostumado, tendo força de vontade vai longe boa sorte
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Realmente me parece que está ficando ótimo, eu não sei fazer nada em 3D usando o GameMaker, já pensei em aprender/ler sobre como fazer mas sempre acabo ficando com tédio ou sono...Mas vendo seu GM SDK chega a dar vontade de aprender. E da pra notar que você programa muito bem e rápido, continue assim que vai longe, eu nem teria ideia por onde começar a fazer
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
A nova SDK só abrange 3D?
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Jiraya escreveu:Este é uma Recriação do SDK antigo, pois esta sendo escrito do zero.
as funções sobre controles, ja esta pronto em um projeto separado, será usado o próprio windows api. para criar controles com combinação de estilo.
sobre downloads/uploads, isso ja esta preparado, funções de conecção ficaram no header "net.h"
Me parece que tem as mesmas coisas que a velha tinha também.
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
agora você podera carregar mais de 8 tipos de modelos 3d, tais como
.obj (Wavefront)
.x (directX model)
.mod (Modelo padrão do game maker)
.c (Model em matriz C/c++)
.asc (3d studio model ASCII)
.vtx (Anima8or Model)
.ms3d(Milkshape Model)
.g3d (3D Studio Animated Model)
.md2 (Quake Animated Model)
.md3 (Quake Animated Model)
.3ds (3D Studio Model)
.b3d (Blitz Model)
Nossa, realmente impressionante isso, fiquei curioso agora como fez para conseguir importar tantos formatos, eu já vi dll para alguns formatos que você postou, script em gml para outros formatos... mais uma dll que consiga importar todos acho que nunca vi, você que criou um script ou uma dll que consiga trabalhar com todos esses formatos ou usa mais de uma dll para isso?
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- C#
- Javascript
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
DOWNLOAD Versão ALPHA disponivel!
arrumei os ultimos bugs
estou disponibilizando essa versão alpha, APENAS PARA TESTES.
por favor ainda não usem em jogos, pois não poderei dar suporte.
eu peço que testem e reportem os BUGS nesse tópico.
a documentação das funções será escrita quando a versão estiver ESTAVEL.
arrumei os ultimos bugs
estou disponibilizando essa versão alpha, APENAS PARA TESTES.
por favor ainda não usem em jogos, pois não poderei dar suporte.
eu peço que testem e reportem os BUGS nesse tópico.
a documentação das funções será escrita quando a versão estiver ESTAVEL.
Última edição por Jiraya em Qua 02 maio 2012, 20:11, editado 1 vez(es)
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Recebi um erro ao testar o .gmk:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object Dragon:
In script d3d_draw_model:
Error in code at line 2:
global._D3DROT_[argument0,0]=global._D3DANGLE_[0];global._D3DROT_[argument0,1]=global._D3DANGLE_[1];global._D3DROT_[argument0,2]=global._D3DANGLE_[2];
^
at position 18: Negative array index
- Extrai os arquivos para uma pasta, abri o projeto e testei;
- Todos os arquivos estão dentro da pasta;
- Testei no Game Maker 8.0 Pro;
- Todos os arquivos estão dentro da pasta;
- Testei no Game Maker 8.0 Pro;
Flw!
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x 1 x 0 x 0
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Eu baixei para testar e apareceu esse erro,somente cliquei em executar...
Por favor conserte quero testa-la!
caso não consiga ver clique aqui: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/10/errogmsdk.png/
Por favor conserte quero testa-la!
caso não consiga ver clique aqui: https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/10/errogmsdk.png/
Última edição por fbixd em Qua 02 maio 2012, 20:13, editado 1 vez(es)
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Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
muito Obrigado por avisarem!
eu cometi um pequeno engano, enviei o arquivo de modelo errado.
mil desculpas!
podem baixar que agora esta funcionando perfeitamente!
eu cometi um pequeno engano, enviei o arquivo de modelo errado.
mil desculpas!
podem baixar que agora esta funcionando perfeitamente!
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Sempre apoiei a criação de softwares não só no gm como em qualquer linguagem e com esse não sera diferente, sera um grande programa, boa sorte e continue evoluindo.
PS:. quando abrir as vagas para tester conte comigo
PS:. quando abrir as vagas para tester conte comigo
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Pequena atualização.
um exemplo de jogo RPG 3d, foi adicionado, para testar e depurar as novas funções .
em breve a windows api será adicionada a sdk.
não se preoculpem, quando a versão estiver estavel, iriei criar dezenas de exemplos ensinando a usar função por função, para assim você poder tirar o maximo proveito da sdk.
um exemplo de jogo RPG 3d, foi adicionado, para testar e depurar as novas funções .
em breve a windows api será adicionada a sdk.
não se preoculpem, quando a versão estiver estavel, iriei criar dezenas de exemplos ensinando a usar função por função, para assim você poder tirar o maximo proveito da sdk.
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Salve , salve!!
Tá ficando muito boa a Nova SDK, vc está conseguindo colocar tudo aquilo que a gente tava falando no msn, parabéns!
O heightmap é um bom sistema, eu descubri ele este ano, e gostei muito.
Axo muito útil, embora seje um pouco confuso para iniciantes, por tirar a noção de espaço que a gente tem do jogo, montando de acordo com a room.
O teste ficou bacana, já vi estes modelos na net, e ficaram bem encaixados com o jogo.
As funções de posição no mundo 3d vão ajudar muito também.
Assim que eu tiver tempo para mecher no game maker, farei alguns jogos com seu sdk, vai ficar bem mais fácil agora!!
Só quero deixar uma dica: Não se esqueça de documentar ele quando terminar, porque todos nós sentimos falta disso na SDK1 e na GMlibrary.
Parabéns, realmente está ficando muito bom!
Desta vez vc realmente sabe o que está fazendo!!!
OFF:
ando sumido do fórum ultimamente porque minha vida ta meio corrida aqui, aí to meio sem tempo...
Tá ficando muito boa a Nova SDK, vc está conseguindo colocar tudo aquilo que a gente tava falando no msn, parabéns!
O heightmap é um bom sistema, eu descubri ele este ano, e gostei muito.
Axo muito útil, embora seje um pouco confuso para iniciantes, por tirar a noção de espaço que a gente tem do jogo, montando de acordo com a room.
O teste ficou bacana, já vi estes modelos na net, e ficaram bem encaixados com o jogo.
As funções de posição no mundo 3d vão ajudar muito também.
Assim que eu tiver tempo para mecher no game maker, farei alguns jogos com seu sdk, vai ficar bem mais fácil agora!!
Só quero deixar uma dica: Não se esqueça de documentar ele quando terminar, porque todos nós sentimos falta disso na SDK1 e na GMlibrary.
Parabéns, realmente está ficando muito bom!
Desta vez vc realmente sabe o que está fazendo!!!
OFF:
ando sumido do fórum ultimamente porque minha vida ta meio corrida aqui, aí to meio sem tempo...
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Está muito bom o exemplo.
O tanto de funções que possui é extraordinário.
Vai ser a melhor extensão do GM.
Mas para isso precisará haver uma boa documentação, até pelo fato de haver outras DLLs/Extensões boas, mas que acabam sendo esquecidas por não terem uma boa documentação.
Espero ansiosamente pela conclusão da extensão.
Até mais!
O tanto de funções que possui é extraordinário.
Vai ser a melhor extensão do GM.
Mas para isso precisará haver uma boa documentação, até pelo fato de haver outras DLLs/Extensões boas, mas que acabam sendo esquecidas por não terem uma boa documentação.
Espero ansiosamente pela conclusão da extensão.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Robusto! Lotado de recursos! Cara, feito memorável e merece ser reconhecido! Achei legal também porque ficou bem rápido. Até então eu achava jogos 3D feitos até no Blitz mais rápidos que o GM, mas a sua SDK acabou de mudar minha opinião! *_*
Aguardando a versão full... o/
Valeu!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
adorei, voce quebrou mesmo as barreiras do 3D do game maker, a soa SDK esta rapida, asserio impressionante.
Versao full aguardando......
Versao full aguardando......
loja- Data de inscrição : 28/03/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 15
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
Só ví uma coisa que poderia ser um bug, não sei se posso considerar assim.
É que se atiramos sem parar a arma gira sem parar também. Acho que devia ter um limite bem curto lá.
O resto ta ótimo Jiraya.
Parabéns!
É que se atiramos sem parar a arma gira sem parar também. Acho que devia ter um limite bem curto lá.
O resto ta ótimo Jiraya.
Parabéns!
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [GM SDK 2.0][Log de Desenvolvimento]
#mrbrum22
sim, foi facil adaptar o que tinha planejado, só foi um pouco cansativo
esse fim de semana tive que virar a noite para montar a estrutura do windows api.
#Pedrø
Obrigado! é o que eu espero.
não se preocupe, dessa vez a documentação não vai faltar
#Ninja8086
Muito obrigado, o 3d na sdk, teve uma atenção muito especial, o objetivo era quebrar a barreira de limitação que o gm tinha com o 3d.
pessoalmente eu estava cansado de ouvir as pessoas reclamarem do 3d do game maker...
#loja
sim isso é um "missão cumprida".
mas ainda falta muito para deixa-la completa.
#Super Maker
obrigado pela obsevação, vou averiguar isso.
mas tenha certeza, o bug n é na sdk e sim no minha lógica na hora de programar.
NOVA ATUALIZAÇÃO DISPONIVEL!
suporte a windows api completa.
sim, foi facil adaptar o que tinha planejado, só foi um pouco cansativo
esse fim de semana tive que virar a noite para montar a estrutura do windows api.
#Pedrø
Obrigado! é o que eu espero.
não se preocupe, dessa vez a documentação não vai faltar
#Ninja8086
Muito obrigado, o 3d na sdk, teve uma atenção muito especial, o objetivo era quebrar a barreira de limitação que o gm tinha com o 3d.
pessoalmente eu estava cansado de ouvir as pessoas reclamarem do 3d do game maker...
#loja
sim isso é um "missão cumprida".
mas ainda falta muito para deixa-la completa.
#Super Maker
obrigado pela obsevação, vou averiguar isso.
mas tenha certeza, o bug n é na sdk e sim no minha lógica na hora de programar.
NOVA ATUALIZAÇÃO DISPONIVEL!
suporte a windows api completa.
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