Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Tutorial -Velocímetro
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial -Velocímetro
Velocímetro
Olá Manolinhos Makers,+um tuto que pode ajudar vocês no Concurso quinzenal desse mês,acho que não irei participar,mas irei ajudar vocês,então,hoje vamos fazer um velocímetro,que é um instrumento que mostra a velocidade atual de um objeto,usaremos principalmente a função speed,que é o número de pixels que é andado por step,faremos parecido com os dos carros atuais,usando o Game Maker 8.0 pro ou lite,teremos que criar duas sprites:
spr_vel:
Obs:não se esqueça de botar a origem do sprite no centro apertando Center ,caso queria usar os sprites desse tutorial terá que incluir os devidos créditos
spr_ponteiro:
Obs:marque a origem do sprite no local que está o X
agora,crie dois objetos:obj_vel e obj_ponteiro ,todo objeto tem uma var chamada speed ,como já disse é o número de pixels que é andado por step,ou seja essa var sempre vai mostrar isso(a não ser que ele esteja parado),então...vamos fazer o obj_ponteiro reconhecer essa variavél?no step do obj_ponteiro:
- Código:
image_angle=obj_personagem.speed//o angulo da imagem vai ser igual a velocidade do obj_personagem
- Código:
image_index=obj_personagem.speed//o angulo da imagem(no caso o numero frames) vai ser igual a velocidade do obj_personagem
New Boy:aah o ponteiro não está alinhado
The Wizard:isso acontece pois o x do ponteiro não está alinhado ao x do velocimetro ,nem o y
para concertar isso,bote no create do obj_velocimetro pegue esse ícone: ,e arraste para o create, bote para criar o obj_ponteiro em x=0 e y=0 RELATIVE,se não botar relative ele aparece lá no canto da tela,aah provalvemente durante o gameplay de seu jogo você vai usar views,e só botando oque foi feito até agora o velocimetro não acompanha a view.como fazer isso?será se existe uma var para indicar o x relativo a view e o y relativo a view?...view_xview e view_yview resolve isso,no step do obj_vel bote:
- Código:
x=view_xview+posiçãox//troque posição x pela posição que você quer que ele fique em relação view
y=view_yview+posiçãoy//troque posição y pela posição que você quer que ele fique em relação view
- Código:
x=obj_vel.x//o seu x vai ser igual ao x do obj_vel
y=obj_vel.y
então manolos,gostaram esse tuto está aberto a sugestões
Última edição por The Wizard em Qui 10 maio 2012, 13:58, editado 1 vez(es)
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial -Velocímetro
Legal, vai ajudar muita gente, maaasss... Eu acho que o Velocímetro ta invertido (Sério?) Então bem que você podia fazer pro velocímetro funcionar direito né? heheh... Mas mesmo assim, vai ajudar muitos "New boys" por aí XD
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial -Velocímetro
Ei os New Boys tem que fazer primeiro o básico para depois aprender a fazer um pouco mais mediano ,hey reprovem ou aprovem meus últimos tutos,estou esperando ver se vai ser aprovado , New Boys ,alguma sugestão de Tuto?
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial -Velocímetro
Pois é mas para fazer isso, é só trocar o :
Até!
- Código:
image_angle=obj_personagem.speed
- Código:
image_angle=-obj_personagem.speed
Até!
Black Studio- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C
Data de inscrição : 19/10/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 337
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial -Velocímetro
pior,mas teria que criar outro sprite do velocímetro,então quem quer um velocímetro mais fiel ao original usa o code do amigo aê
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Tutorial -Velocímetro
Achei o Tutorial bem para Iniciantes, mas foi de propósito né?
mas você cometeu uma grande falha para quem usa o LITE:
como será usado o image_index igual ao speed, se você só criou 1 imagem para o ponteiro???
você deveria ter explicado como deveria criar as 360 imagens no LITE, vou tentar explicar como:
no edit sprite, va na aba Transform-RESIZE CANVAS e coloque: [width 400] [height 200] [position (flexa para baixo)] OK.
agora na aba Transform-SHIFT, coloque: [Vertical -9]
agora vá em Animation-Rotation Sequence-counter clockwise, e coloque:[number of frames 360] [degres 360].
com isto irá criar 360(259 + a que já tinha) imagens em sentido anti-horári, fazendo a mesma coisa que o image_angle iria fazer.
se você quizer adicionar isto ao seu Tuto, adicione, e dê créditos se quizer.
mas você cometeu uma grande falha para quem usa o LITE:
como será usado o image_index igual ao speed, se você só criou 1 imagem para o ponteiro???
você deveria ter explicado como deveria criar as 360 imagens no LITE, vou tentar explicar como:
no edit sprite, va na aba Transform-RESIZE CANVAS e coloque: [width 400] [height 200] [position (flexa para baixo)] OK.
agora na aba Transform-SHIFT, coloque: [Vertical -9]
agora vá em Animation-Rotation Sequence-counter clockwise, e coloque:[number of frames 360] [degres 360].
com isto irá criar 360(259 + a que já tinha) imagens em sentido anti-horári, fazendo a mesma coisa que o image_angle iria fazer.
se você quizer adicionar isto ao seu Tuto, adicione, e dê créditos se quizer.
Re: Tutorial -Velocímetro
Legal
o tutorial veio aparece depois que eu sofri pra fase um aqui ja que nau sei muito de gm
aiai
o tutorial veio aparece depois que eu sofri pra fase um aqui ja que nau sei muito de gm
aiai
Re: Tutorial -Velocímetro
Tópico editado ... gostei da colaboração mas vou apenas botar um pequeno trecho falando sobre issoAchei o Tutorial bem para Iniciantes, mas foi de propósito né?
mas você cometeu uma grande falha para quem usa o LITE:
como será usado o image_index igual ao speed, se você só criou 1 imagem para o ponteiro???
você deveria ter explicado como deveria criar as 360 imagens no LITE, vou tentar explicar como:
no edit sprite, va na aba Transform-RESIZE CANVAS e coloque: [width 400] [height 200] [position (flexa para baixo)] OK.
agora na aba Transform-SHIFT, coloque: [Vertical -9]
agora vá em Animation-Rotation Sequence-counter clockwise, e coloque:[number of frames 360] [degres 360].
com isto irá criar 360(259 + a que já tinha) imagens em sentido anti-horári, fazendo a mesma coisa que o image_angle iria fazer.
se você quizer adicionar isto ao seu Tuto, adicione, e dê créditos se quizer.
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Velocimetro
» [Expo] Velocimetro
» [Atendendo Pedido] Velocímetro
» Tem como fazer velocímetro?????
» velocimetro tipo carro
» [Expo] Velocimetro
» [Atendendo Pedido] Velocímetro
» Tem como fazer velocímetro?????
» velocimetro tipo carro
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos