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Tutorial -Velocímetro

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Mensagem por The Wizard Qua 21 Mar 2012, 22:33

Velocímetro

Olá Manolinhos Makers,+um tuto que pode ajudar vocês no Concurso quinzenal desse mês,acho que não irei participar,mas irei ajudar vocês,então,hoje vamos fazer um velocímetro,que é um instrumento que mostra a velocidade atual de um objeto,usaremos principalmente a função speed,que é o número de pixels que é andado por step,faremos parecido com os dos carros atuais,usando o Game Maker 8.0 pro ou lite,teremos que criar duas sprites:
spr_vel:
Tutorial -Velocímetro Sprvel
Obs:não se esqueça de botar a origem do sprite no centro apertando Center ,caso queria usar os sprites desse tutorial terá que incluir os devidos créditos
spr_ponteiro:
Tutorial -Velocímetro Sprponteiro
Obs:marque a origem do sprite no local que está o X

agora,crie dois objetos:obj_vel e obj_ponteiro ,todo objeto tem uma var chamada speed ,como já disse é o número de pixels que é andado por step,ou seja essa var sempre vai mostrar isso(a não ser que ele esteja parado),então...vamos fazer o obj_ponteiro reconhecer essa variavél?no step do obj_ponteiro:
Código:
image_angle=obj_personagem.speed//o angulo da imagem vai ser igual a velocidade do obj_personagem
mas caso tenha o game maker lite bote no step do obj_ponteiro:
Código:
image_index=obj_personagem.speed//o angulo da imagem(no caso o numero frames) vai ser igual a velocidade do obj_personagem
e para dar efeito de giro crie 360 frames de seu ponteiro girando
New Boy:aah o ponteiro não está alinhado
The Wizard:isso acontece pois o x do ponteiro não está alinhado ao x do velocimetro ,nem o y

para concertar isso,bote no create do obj_velocimetro pegue esse ícone: Action Create ,e arraste para o create, bote para criar o obj_ponteiro em x=0 e y=0 RELATIVE,se não botar relative ele aparece lá no canto da tela,aah provalvemente durante o gameplay de seu jogo você vai usar views,e só botando oque foi feito até agora o velocimetro não acompanha a view.como fazer isso?será se existe uma var para indicar o x relativo a view e o y relativo a view?...view_xview e view_yview resolve isso,no step do obj_vel bote:
Código:
x=view_xview+posiçãox//troque posição x pela posição que você quer que ele fique em relação view
y=view_yview+posiçãoy//troque posição y pela posição que você quer que ele fique em relação view
mas agora vamos fazer o ponteiro seguir o velocimetro ,no step do ponteiro:
Código:
x=obj_vel.x//o seu x vai ser igual ao x do obj_vel
y=obj_vel.y
então manolos,gostaram esse tuto está aberto a sugestões afro


Última edição por The Wizard em Qui 10 maio 2012, 13:58, editado 1 vez(es)
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Tutorial -Velocímetro Empty Re: Tutorial -Velocímetro

Mensagem por Black Studio Qui 22 Mar 2012, 12:43

Legal, vai ajudar muita gente, maaasss... Eu acho que o Velocímetro ta invertido (Sério?) Então bem que você podia fazer pro velocímetro funcionar direito né? heheh... Mas mesmo assim, vai ajudar muitos "New boys" por aí XD
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Tutorial -Velocímetro Empty Re: Tutorial -Velocímetro

Mensagem por The Wizard Qui 22 Mar 2012, 14:16

Ei os New Boys tem que fazer primeiro o básico para depois aprender a fazer um pouco mais mediano ,hey reprovem ou aprovem meus últimos tutos,estou esperando ver se vai ser aprovado afro , New Boys ,alguma sugestão de Tuto?
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Mensagem por Black Studio Qui 22 Mar 2012, 14:25

Pois é mas para fazer isso, é só trocar o :
Código:
image_angle=obj_personagem.speed
Por :
Código:
image_angle=-obj_personagem.speed

Até! flw
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Tutorial -Velocímetro Empty Re: Tutorial -Velocímetro

Mensagem por The Wizard Qui 22 Mar 2012, 17:07

pior,mas teria que criar outro sprite do velocímetro,então quem quer um velocímetro mais fiel ao original usa o code do amigo aê
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Tutorial -Velocímetro Empty Re: Tutorial -Velocímetro

Mensagem por theguitarmester Qui 10 maio 2012, 11:17

Achei o Tutorial bem para Iniciantes, mas foi de propósito né?

mas você cometeu uma grande falha para quem usa o LITE:
como será usado o image_index igual ao speed, se você só criou 1 imagem para o ponteiro???
você deveria ter explicado como deveria criar as 360 imagens no LITE, vou tentar explicar como:
no edit sprite, va na aba Transform-RESIZE CANVAS e coloque: [width 400] [height 200] [position (flexa para baixo)] OK.
agora na aba Transform-SHIFT, coloque: [Vertical -9]
agora vá em Animation-Rotation Sequence-counter clockwise, e coloque:[number of frames 360] [degres 360].
com isto irá criar 360(259 + a que já tinha) imagens em sentido anti-horári, fazendo a mesma coisa que o image_angle iria fazer.

se você quizer adicionar isto ao seu Tuto, adicione, e dê créditos se quizer.
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Tutorial -Velocímetro Empty Re: Tutorial -Velocímetro

Mensagem por kevipegoraro Qui 10 maio 2012, 22:06

Legal
o tutorial veio aparece depois que eu sofri pra fase um aqui ja que nau sei muito de gm
aiai
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Tutorial -Velocímetro Empty Re: Tutorial -Velocímetro

Mensagem por The Wizard Sex 11 maio 2012, 13:59

Achei o Tutorial bem para Iniciantes, mas foi de propósito né?

mas você cometeu uma grande falha para quem usa o LITE:
como será usado o image_index igual ao speed, se você só criou 1 imagem para o ponteiro???
você deveria ter explicado como deveria criar as 360 imagens no LITE, vou tentar explicar como:
no edit sprite, va na aba Transform-RESIZE CANVAS e coloque: [width 400] [height 200] [position (flexa para baixo)] OK.
agora na aba Transform-SHIFT, coloque: [Vertical -9]
agora vá em Animation-Rotation Sequence-counter clockwise, e coloque:[number of frames 360] [degres 360].
com isto irá criar 360(259 + a que já tinha) imagens em sentido anti-horári, fazendo a mesma coisa que o image_angle iria fazer.

se você quizer adicionar isto ao seu Tuto, adicione, e dê créditos se quizer.
Tópico editado ... gostei da colaboração mas vou apenas botar um pequeno trecho falando sobre isso
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