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[CQ #11] - Carros

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Mensagem por Tedi Ripper Seg 19 Mar 2012, 12:46

Pedro escreveu:Entre 17 de Março de 2012 e 01 de Abril de 2011, a Game Maker Brasil estará promovendo o CQ #11, cujo tema será:
Entre 17 de Março de 2012 e 01 de Abril de 2011
o.o
vamos voltar no tempo =o
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Mensagem por Neutral Seg 19 Mar 2012, 12:59

Hmm, achei um tema bem interessante, tem muita coisa que pode ser feita.

Seria interessante se os participantes não pudessem postar o jogo no fórum antes do término do concurso. Podem acontecer (e já aconteceram) problemas como dois participantes terem idéias parecidas e o segundo projeto a ser postado no fórum ser acusado de "cópia" do primeiro, e assim esses problemas seriam evitados.
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Mensagem por Mannoroth Seg 19 Mar 2012, 13:50

Neutral escreveu:Hmm, achei um tema bem interessante, tem muita coisa que pode ser feita.

Seria interessante se os participantes não pudessem postar o jogo no fórum antes do término do concurso. Podem acontecer (e já aconteceram) problemas como dois participantes terem idéias parecidas e o segundo projeto a ser postado no fórum ser acusado de "cópia" do primeiro, e assim esses problemas seriam evitados.
Eu pensei nisso ontem à noite, não postei pq tinha certeza que vai ser ignorado pela staff.
Eu sou a favor de uma regra assim, os cara falam por que querem e querem acusar de plagio de roteiro depois, aff.
Acho que projetos pro CQ não deviam ser postados antes do fim do prazo de entrega de CQ tambem, pq aí a galera testa, comenta, da ideias, ate diz como conseguir recursos, e termina q o cara não fez o jogo sozinho, os que comentaram fizeram seus papeis de beta testers e outras coisas.
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Mensagem por saim Seg 19 Mar 2012, 14:48

Copiar uma idéia pode ser considerado plágio?
No meu entender, não pode.

Se sugerirem abolir a regra que obriga o participante a postar o jogo na galeria de projetos completos (que não está em vigor nesse concurso), eu posso até concordar, embora existam argumentos para os dois lados, a serem levados em conta. Mas proibir o cara de postar, aí eu já acho um exagero descabido.

Se ele achar que alguém está se dando bem porque ele postou... azar dele! É como o Mannoroth disse,
os cara falam por que querem
Além disso, não fiquei sabendo do caso em que isso deu problema. Se for fácil, me mande (por MP) um link da discussão, pra eu entender a situação.
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Mensagem por Lukbebalduke Seg 19 Mar 2012, 15:30

O jogo tem que ser inteirro de carro ou só umas partes já da ?
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Mensagem por William Lima Seg 19 Mar 2012, 15:40

pinpi escreveu:O jogo tem que ser inteirro de carro ou só umas partes já da ?
Leia isso:
pedro escreveu:- Posso fazer um jogo ao estilo GTA, com vários carros para entrar e sair?
Sim.
Pelo que entendi... o jogo não precisa necessariamente usar apenas carros como objeto principal... Mas precisa usar esse elemento de forma diferente e diversificada!
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Mensagem por Black Studio Seg 19 Mar 2012, 18:48

2 perguntas, eu posso mandar uma versão do jogo em desenvolvimento, uma demo?

E a outra é, eu posso usar sprites de empresas grandes (Eu quero usar os da Rockstar, claro que vou dar créditos SE, eu puder usar)?
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Mensagem por William Lima Ter 20 Mar 2012, 01:20

Funkbuster escreveu:2 perguntas, eu posso mandar uma versão do jogo em desenvolvimento, uma demo?

E a outra é, eu posso usar sprites de empresas grandes (Eu quero usar os da Rockstar, claro que vou dar créditos SE, eu puder usar)?
Se ler atentamente as regras do CQ verá algumas pistas:

Pedro escreveu:
[...]
- Não toleraremos jogos enviados depois das 23:59 do dia 01/04/2012.
- O jogo deve ser feito no Game Maker, qualquer versão.
>>> - Caso você crie um tópico para o jogo, deixe claro qual é a última versão.
- No caso de não criar um tópico, envie mensagens privadas numeradas (1, 2, 3, ...)
[...]

É possível criar um tópico para o jogo sim, pelo que se deixa a entender! Mas deve-se manter a última versão de seu jogo.
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Mensagem por theguitarmester Ter 20 Mar 2012, 13:29

tem como ganhar se eu fizer um jogo com gráficos ruins?
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Mensagem por William Lima Ter 20 Mar 2012, 13:42

Acho que há uma pequena chance se você se dedicar à programação e os outros pontos do jogo... mas é muito difícil, isso vai depender dos outros jogos.
Na minha opnião, os gráficos bem feitos são fundamentais para um bom jogo, é isso que fascina os olhos do jogador, mas isso em combinação com música e programação é claro.
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Mensagem por theguitarmester Ter 20 Mar 2012, 14:34

posso postar o jgo de um projeto mais antigo meu, um jogo que eu já havia abandonado?
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Mensagem por shatterhand2 Ter 20 Mar 2012, 16:04

Perguntas:

A) Eu tenho que enviar o .GMK ou posso enviar o .EXE? Se eu tiver que enviar o .GMK, até farei um jogo no tema dentro do prazo, mas não vou participar do concurso... vou fazer só pela brincadeira e pelo desafio. Eu vou criar tudo originalmente - Programação, gráficos, músicas e efeitos sonoros, e não quero que ninguém "roube" nada de mim.

B) Quem vai julgar os jogos?

C) Quais são os parâmetros para o julgamento dos jogos? O que será priorizado na hora de julgar? Um jogo com gráficos "roubados" de outro lugar e bonitos será melhor avaliado do que um com gráficos criados originalmente pra ele mas apenas razoáveis? É muito mais fácil eu roubar gráficos de outro lugar do que criar do zero, e por isso mesmo acho que a criação original deveria ser mais valorizada.
A "qualidade" da programação será valorizada? Um jogo que utiliza claramente um tutorial que está amplamente divulgado na internet vai ser avaliado da mesma forma que outro que foi nitidamente programado usando técnicas inéditas ou não comumente encontradas em tutoriais?
Se as músicas forem avaliadas, músicas originais serão pior avaliadas se inferiores à músicas roubadas? É a mesma questão dos gráficos...

Sugestões:
A) No próximo, avise sobre o concurso e depois dê um prazo de 3 a 5 dias antes de dizer qual é o tema, e a partir dai conte os 15 dias. Eu só vi o tópico hoje e já perdi 3 dias em relação aos outros. Ontem poderia ter programado bastante, por exemplo... e agora só vou conseguir sentar pra fazer qualquer coisa no sábado

B) O tema tem que ser melhor definido. "Carros" é vago demais, se eu mudar o sprite do Mario Bros para o de um carro, eu já estou dentro do tema, e isso é um tanto estúpido. Pensem sobre isso.

Em relação ao prêmio, legal a iniciativa. Boa sorte em achar um livro de informática decente por R$15,00.
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Mensagem por saim Ter 20 Mar 2012, 17:12

Eu não estou na organização desse concurso, mas tem algumas coisas que acho que posso adiantar.

O que normalmente é julgado (não posso afirmar com relação a esse concurso) é o jogo como um resultado final. Não tem dessa de gráficos bonitinhos nem de gráficos feinhos mas, poxa, são originais. Não, o que interessa, nos gráficos, é se eles se encaixam, tanto entre si quanto com o estilo do jogo (por exemplo, um twist do bejeweled com rostos dos personagens do naruto não tem nada a ver, por melhor que sejam os gráficos).
Ainda com relação aos gráficos, já me dei muito mal com isso, uma vez. Fiz um jogo pegando gráficos aleatórios na internet, alguns deles até muito bons, mas realmente uma amálgama. Resultado: o jogo ficou muito estranho e foi punido por isso. Os gráficos eram bons, mas de estilos diferentes, então o visual do JOGO ficou ruim.

Quanto ao medo de enviar o editável, isso já foi discutido e rediscutido. Nesse concurso, como a regra é seguir um TEMA, não tem mesmo sentido em pedir o editável, mas eu recomendo enviar mesmo assim. Não vai somar pontos nem nada, simplesmente vai permitir ao avaliador observar que existem alguns objetos ocultos, algumas características que escapam à primeira vista. Quanto ao medo do avaliador roubar seus códigos, bom, melhor não comentar nada...

Quanto ao tema ter sido vago, bom, essa é uma requisição constante da comunidade: um tema que dê mais liberdade ao criador. Pena que você não gostou, mas eu, particularmente, estou uma pilha, tentando encontrar soluções pra um monte de problemas que têm aparecido, além de estar numa dúvida imensa entre duas idéias. Exatamente como um bom concurso deveria deixar seus concorrentes: procurando soluções para problemas.

Enfim, se você quer participar, concentre-se em fazer um bom jogo e deixe a avaliação para os avaliadores. Se não é proibido buscar recursos externos, use aqueles que você achar que vai deixar o seu jogo melhor, não aqueles que você acha que os avaliadores vão dar mais pontos.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 20 Mar 2012, 18:00

Olha só, eu participei de um concurso aqui há 2 anos atrás. Foi uma experiência horrível... tinha gente favorecendo coleguinha, jogo que estava completamente bugado e incompleto recebendo notas altas....

Eu vou fazer mais pela diversão e desafio do que qualquer outra coisa, mas quero me certificar que eu to entrando num negócio bem organizado.

Em relação ao editável... exatamente, nesse tema acho que não faz o menor sentido. E qualquer coisa que esteja "oculta", eu vou colocar na "mini-propaganda" que eu vou fazer do jogo quando for divulga-lo, então não tem sentido.

E em relação aos recursos... se "gráficos" faz parte do parâmetro de avaliação, eu acho sim que tem que diferenciar o cara que fez os próprios gráficos do cara que roubou de outro lugar. Se for pegar gráficos do GTA, o prêmio tinha que ir pra Rockstar, e não pro cara que criou o jogo.

E eu não vou usar recurso externo nenhum, independente de qual seja o parâmetro de avaliação...eu acho horroroso roubar gráficos de outro lugar... eu acho que roubar gráficos é legal pra aprendizado, mas a partir do momento que você está criando um produto novo, tem que criar seus próprios recursos, pedir pra alguém fazer, ou então não dizer que é um "produto novo".

Mas isso sou eu. E não vou forçar ninguém a fazer o mesmo, se o cara acha que pegar gráficos de outros lugares é criar algo novo, vá lá. Eu só quero que haja clareza em qual é o parâmetro de avaliação. Eu acho injusto que o fato do cara criar seus próprios recursos e dividindo seu tempo entre criação de recursos e programação enquanto outro só rouba os recursos e pode usar todo o resto do tempo em programação não seja considerada na avaliação... mas isso sou eu.

Eu inclusive acho que a única coisa que tinha que ser avaliada era o gameplay, e nada mais. Ai sim seria mais justo ainda... mas normalmente é difícil as pessoas saberem avaliar apenas isso...

então, por causa disso tudo, acho justo eu saber quem vai avaliar e quais serão os parâmetros de avaliação.

Em relação ao tema... eu acho que a graça é exatamente a limitação, mas vá lá, isso não é a questão mais importante.

P.S. vc tem 33 anos de idade mesmo?
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Mensagem por Neutral Ter 20 Mar 2012, 18:30

E em relação aos recursos... se "gráficos" faz parte do parâmetro de avaliação, eu acho sim que tem que diferenciar o cara que fez os próprios gráficos do cara que roubou de outro lugar. Se for pegar gráficos do GTA, o prêmio tinha que ir pra Rockstar, e não pro cara que criou o jogo.

E eu não vou usar recurso externo nenhum, independente de qual seja o parâmetro de avaliação...eu acho horroroso roubar gráficos de outro lugar... eu acho que roubar gráficos é legal pra aprendizado, mas a partir do momento que você está criando um produto novo, tem que criar seus próprios recursos, pedir pra alguém fazer, ou então não dizer que é um "produto novo".

Mas isso sou eu. E não vou forçar ninguém a fazer o mesmo, se o cara acha que pegar gráficos de outros lugares é criar algo novo, vá lá. Eu só quero que haja clareza em qual é o parâmetro de avaliação. Eu acho injusto que o fato do cara criar seus próprios recursos e dividindo seu tempo entre criação de recursos e programação enquanto outro só rouba os recursos e pode usar todo o resto do tempo em programação não seja considerada na avaliação... mas isso sou eu.

Esse é o problema. Acontece que nem todo mundo tem jeito com gráficos (como nem todo mundo tem jeito pra sonoplastia, programação, etc) e o concurso só permite participação individual. Quem não manja de gráficos/sonoplastia não tem outra opção além de usar recursos externos.

Eu inclusive acho que a única coisa que tinha que ser avaliada era o gameplay, e nada mais. Ai sim seria mais justo ainda... mas normalmente é difícil as pessoas saberem avaliar apenas isso...

Mas então o audiovisual não é importante para o jogo? E o level design? E claro, a diversão (pra mim entre um bom gameplay e um jogo divertido tem bastante coisa)? Pra mim todos os elementos tem que ser avaliados sim, mas de forma justa.
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Mensagem por shatterhand2 Ter 20 Mar 2012, 18:39

Esse é o problema. Acontece que nem todo mundo tem jeito com gráficos (como nem todo mundo tem jeito pra sonoplastia, programação, etc) e o concurso só permite participação individual. Quem não manja de gráficos/sonoplastia não tem outra opção além de usar recursos externos.

Eu não manjo nada de gráficos e sonoplastia também. Mas prefiro criar algo meu do que roubar, é isso Smile

E, afinal, a ideia de não poder usar equipe não é exatamente fazer um cara que é bom numa área e não tão bom em outra poder "treinar" em todas as áreas?

De resto, foi o que eu falei, é difícil as pessoas julgarem um jogo apenas pelo seu gameplay, você apenas provou meu ponto Very Happy Level Design está dentro do Gameplay, mas gráficos e sons não.

Mas isso é uma discussão complexa, acho que não cabe aqui. Very Happy

Tudo de boa, já até consegui começar a trabalhar no meu jogo Smile

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Mensagem por Lauro Ter 20 Mar 2012, 19:02

Qualquer jogo de carro
Deve ser um jogo onde vc precisamente tem de controlar um carro?
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Mensagem por PedroX Ter 20 Mar 2012, 19:36

@Lauro
Veja o nome do concurso. É Carros, ou seja, sim.

@theguitarmaster
Não.

@shatterhand22

A) Eu tenho que enviar o .GMK ou posso enviar o .EXE? Se eu tiver que enviar o .GMK, até farei um jogo no tema dentro do prazo, mas não vou participar do concurso... vou fazer só pela brincadeira e pelo desafio. Eu vou criar tudo originalmente - Programação, gráficos, músicas e efeitos sonoros, e não quero que ninguém "roube" nada de mim.
Não precisa enviar, como disse, só em caso de suspeita de plágio.
Eu sempre disponibilizo o source, mas isso é questão de gosto pessoal.

B) Quem vai julgar os jogos?
É uma questão em andamento. Eu vou avaliar, mas ainda escolherei outrem para fazer o mesmo.

C) Quais são os parâmetros para o julgamento dos jogos?
Isso será divulgado em detalhes quando abrirmos o tópico de inscrição. Posso adiantar que serão julgados: criatividade/originalidade, jogabilidade, gráficos/sons.

Um jogo com gráficos "roubados" de outro lugar e bonitos será melhor avaliado do que um com gráficos criados originalmente pra ele mas apenas razoáveis?
Depende muito. Gráficos bons terão boa nota em gráficos, mas menor em originalidade. Então no final dá quase no mesmo.

A "qualidade" da programação será valorizada? [...] que foi nitidamente programado usando técnicas inéditas ou não comumente encontradas em tutoriais?
Sim, pois ganhará nota boa em jogabilidade. Se você, com "qualidade", se refere ao gameplay, sim, será valorizada.

Se as músicas forem avaliadas, músicas originais serão pior avaliadas se inferiores à músicas roubadas? É a mesma questão dos gráficos...
É a mesma questão dos gráficos...²

Sugestões:
A) No próximo, avise sobre o concurso e depois dê um prazo de 3 a 5 dias antes de dizer qual é o tema, e a partir dai conte os 15 dias. Eu só vi o tópico hoje e já perdi 3 dias em relação aos outros. Ontem poderia ter programado bastante, por exemplo... e agora só vou conseguir sentar pra fazer qualquer coisa no sábado
Temos um calendário. Dava para saber antes que teria. Mas mesmo assim, tentaremos avisar com antecedência.

B) O tema tem que ser melhor definido. "Carros" é vago demais, se eu mudar o sprite do Mario Bros para o de um carro, eu já estou dentro do tema, e isso é um tanto estúpido. Pensem sobre isso.
É vago, mas é um tema interessante. Se o jogo do mario bros ficar divertido, por que seria estúpido? Vai da criatividade de cada um.

Boa sorte em achar um livro de informática decente por R$15,00.
Não será necessariamente um livro, será livro/revista/cd/dvd/dominio (1 ano).

Até mais!


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Mensagem por Lauro Ter 20 Mar 2012, 19:43

Pedrø escreveu:@Lauro
Veja o nome do concurso. É Carros, ou seja, sim.
Você não entendeu a pergunta.
Quero saber se posso fazer um jogo onde não devidamente você controla um carro e etc. Fica muito clichê.
Algum jogo que tenha o carro como um elemento secundário do jogo.
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Mensagem por PedroX Ter 20 Mar 2012, 20:36

O carro deve ser o item principal.
Tudo gira em torno dos carros.

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