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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
5 participantes
Página 1 de 1
[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
GM-VBSZip - Compactar ou extrair zip's sem dll's
Download:
- http://bit.ly/KA8G4R
- http://dl.dropbox.com/u/77818756/GM-VBSZip.gmk
Não precisa de DLL porque ele usa VBScript. Esse tratamento ZIP que ele faz é o nativo do Windows, ou seja, seguro pelo menos. Obviamente, ele funciona em qualquer versão do Game Maker que dê suporte para manipular arquivos de texto. Você pode usar isso até no GM 4 se quiser!
Atualizado com mais funções:
- Criar um arquivo zip vazio
- Adicionar novos arquivos em qualquer zip
- Adicionar um diretório inteiro
- Visualizar o conteúdo do zip pelo Explorer (usa rundll32)
- Obter a lista de arquivos e pastas no diretório raiz do zip
- Extrair todo o conteúdo do zip para uma pasta qualquer
- Extrair apenas um arquivo específico
- Extrair apenas um diretório específico
- Bug corrigido: agora dá pra trabalhar com arquivos de qualquer tamanho sem erros
Valeu!
Última edição por Ninja8086 em Dom 06 maio 2012, 17:25, editado 5 vez(es)
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Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
O saim disse para não estranharmos caso você fizesse isso.
Muito legal e útil.
Penso até em utilizar em um dos meus projetos.
Parabéns.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
Valeu! Na verdade não é difícil, o segredo aí foi que eu usei um aplicativo que é padrão do Windows, o "WScript". É ele que é responsável por executar o script e fazer todo o trabalho, porque trabalho mesmo, eu não tive nenhum.
VBScript é show demais. Dá pra fazer tudo. Dá até fazer o Game Maker "falar" usando a Microsoft Speak API. Ele tem um objeto especial pra isso, se chama SAPI, e também não é complicado não...
VBScript é show demais. Dá pra fazer tudo. Dá até fazer o Game Maker "falar" usando a Microsoft Speak API. Ele tem um objeto especial pra isso, se chama SAPI, e também não é complicado não...
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Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
Ninja8086 escreveu:
Compactar ou extrair ZIPs sem Dll's
Download: http://bit.ly/w9niZtNão precisa de DLL porque ele usa VBScript. Esse tratamento ZIP que ele faz é o nativo do Windows, ou seja, seguro pelo menos. Obviamente, ele funciona em qualquer versão do Game Maker que dê suporte para manipular arquivos de texto. Você pode usar isso até no GM 4 se quiser!
Por enquanto eu só criei essas funções, acho que é o básico pra ZIP! Qualquer dúvida ou se der algum erro (embora eu tenha testado mil vezes), postem aí pra gente tentar resolver!
Só é bom lembrar que o arquivo zip TEM QUE ter a extensão ZIP. Você não pode renomear o arquivo para outra extensão e tratá-lo com Zip porque o script VBS não permite isso. Isso é importante, fique atento nisso ou vai dar pau.O que é possível fazer:
- Adicionar arquivos ao arquivo Zip existente
- Adicionar um diretório inteiro em um Zip existente
- Vizualizar o conteúdo do Zip pelo Explorer (usa rundll32)
- Extrair o conteúdo do Zip para uma pasta qualquer
Valeu!
Muito bom!
"Só é bom lembrar que o arquivo zip TEM QUE ter a extensão ZIP. Você não pode renomear o arquivo para outra extensão e tratá-lo com Zip porque o script VBS não permite isso. Isso é importante, fique atento nisso ou vai dar pau."
isso vc pode dar a volta, tipo
no script vc usa a função file_rename(); para mudar a extensão para .zip na hora de usar o arquivo.
assim quebra os poucos limites que seu sistem tem
Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
Muito bem pensado Ninja8086, o host de script do windows é ótimo pra automatizar qualquer tipo de tarefa. Inclusive para quem quer saber mais sobre esse assunto, http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/ricardosilva/wsh001.asp, é um ótimo tutorial conceitual sobre o assunto.
Flws!
Flws!
Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
@jiraya
Tem razão. Vou implementar isso na próxima versão.
@vinians
É verdade, mesmo. VBScript é espetacular, dá pra fazer muita coisa e com uma facilidade impressionante. Eu adorei essa maneira de usar o WScript: não engorda meu jogo, não preciso usar dll, é nativo do Windows... A propósito... adorei o site!
Atualizei com mais recursos e correção de um bug. Antes não dava pra compactar arquivos grandes, mas agora dá. Essa versão fechou, não devo mexer mais.
Abraços!!
Tem razão. Vou implementar isso na próxima versão.
@vinians
É verdade, mesmo. VBScript é espetacular, dá pra fazer muita coisa e com uma facilidade impressionante. Eu adorei essa maneira de usar o WScript: não engorda meu jogo, não preciso usar dll, é nativo do Windows... A propósito... adorei o site!
Atualizei com mais recursos e correção de um bug. Antes não dava pra compactar arquivos grandes, mas agora dá. Essa versão fechou, não devo mexer mais.
Abraços!!
Última edição por brendan640 em Sáb 08 Jun 2013, 18:47, editado 1 vez(es)
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Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
você pode colocar senhas no arquivo zip? preciso desta função.
Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
Eu não consegui encontrar um meio de colocar isso no VBScript com os recursos nativos do Windows sem ter que baixar bibliotecas adicionais. Jeito tem, mas eu não consegui. Não devo mexer mais porque acho que é o essencial pra zip. Pra coisas mais avançadas, é melhor usar uma dll.
Abraços!!
Abraços!!
Última edição por brendan640 em Sáb 08 Jun 2013, 18:50, editado 1 vez(es)
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Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
Entendo, eu tenho uma dll que faz isso mais não queria usa-la pelos créditos que terei que dar, mais de todo jeito muito obrigado.
Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)
Entendi. Nesse caso realmente será melhor usar uma dll até mesmo por segurança. Num script temporário (a exemplo do engine) a senha ficaria facilmente acessível pra qualquer pessoa.
A pessoa até poderia usar esses scripts em arquivos com senha, mas apenas pra uso pessoal, porque ao descompactá-los, o Windows exibe um diálogo pedindo a senha.
Se você tentar adicionar um arquivo, você vai conseguir, mas ele não estará criptografado. Isso acontece porque a estrutura do zip permite que haja tipos diferentes de compressão e senha num mesmo pacote.
Enfim, é um engine simples. Eu só usaria se precisase de uma ou duas funções pra zip, assim eu evitaria ter que usar uma dll. (além de mostrar uma boa utilidade pra VBScript no Game Maker)
Valeu!
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