GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

5 participantes

Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por GameMakerTutoriais Qui 01 Mar 2012, 18:45


GM-VBSZip - Compactar ou extrair zip's sem dll's

Download:

  • http://bit.ly/KA8G4R
  • http://dl.dropbox.com/u/77818756/GM-VBSZip.gmk


Não precisa de DLL porque ele usa VBScript. Esse tratamento ZIP que ele faz é o nativo do Windows, ou seja, seguro pelo menos. Obviamente, ele funciona em qualquer versão do Game Maker que dê suporte para manipular arquivos de texto. Você pode usar isso até no GM 4 se quiser!

Atualizado com mais funções:


  • Criar um arquivo zip vazio
  • Adicionar novos arquivos em qualquer zip
  • Adicionar um diretório inteiro
  • Visualizar o conteúdo do zip pelo Explorer (usa rundll32)
  • Obter a lista de arquivos e pastas no diretório raiz do zip
  • Extrair todo o conteúdo do zip para uma pasta qualquer
  • Extrair apenas um arquivo específico
  • Extrair apenas um diretório específico
  • Bug corrigido: agora dá pra trabalhar com arquivos de qualquer tamanho sem erros


Valeu!


Última edição por Ninja8086 em Dom 06 maio 2012, 17:25, editado 5 vez(es)
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por PedroX Qui 01 Mar 2012, 21:47

Happy
O saim disse para não estranharmos caso você fizesse isso.
Muito legal e útil.
Penso até em utilizar em um dos meus projetos.
Parabéns.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por GameMakerTutoriais Qui 01 Mar 2012, 22:14

Valeu! Na verdade não é difícil, o segredo aí foi que eu usei um aplicativo que é padrão do Windows, o "WScript". É ele que é responsável por executar o script e fazer todo o trabalho, porque trabalho mesmo, eu não tive nenhum.

VBScript é show demais. Dá pra fazer tudo. Dá até fazer o Game Maker "falar" usando a Microsoft Speak API. Ele tem um objeto especial pra isso, se chama SAPI, e também não é complicado não...

avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por Jiraya Sex 02 Mar 2012, 00:01

Ninja8086 escreveu:
[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Gmunzi10

Compactar ou extrair ZIPs sem Dll's

Download: http://bit.ly/w9niZt

Não precisa de DLL porque ele usa VBScript. Esse tratamento ZIP que ele faz é o nativo do Windows, ou seja, seguro pelo menos. Obviamente, ele funciona em qualquer versão do Game Maker que dê suporte para manipular arquivos de texto. Você pode usar isso até no GM 4 se quiser!

Por enquanto eu só criei essas funções, acho que é o básico pra ZIP! Qualquer dúvida ou se der algum erro (embora eu tenha testado mil vezes), postem aí pra gente tentar resolver!

Só é bom lembrar que o arquivo zip TEM QUE ter a extensão ZIP. Você não pode renomear o arquivo para outra extensão e tratá-lo com Zip porque o script VBS não permite isso. Isso é importante, fique atento nisso ou vai dar pau.

O que é possível fazer:
  • Adicionar arquivos ao arquivo Zip existente
  • Adicionar um diretório inteiro em um Zip existente
  • Vizualizar o conteúdo do Zip pelo Explorer (usa rundll32)
  • Extrair o conteúdo do Zip para uma pasta qualquer


Valeu!

Muito bom!
"Só é bom lembrar que o arquivo zip TEM QUE ter a extensão ZIP. Você não pode renomear o arquivo para outra extensão e tratá-lo com Zip porque o script VBS não permite isso. Isso é importante, fique atento nisso ou vai dar pau."
isso vc pode dar a volta, tipo
no script vc usa a função file_rename(); para mudar a extensão para .zip na hora de usar o arquivo.
assim quebra os poucos limites que seu sistem tem Happy
Jiraya
Jiraya

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 20/03/2010
Reputação : 108
Número de Mensagens : 1134
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.facebook.com/seito.washiro.7

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por vinians Sex 02 Mar 2012, 08:39

Muito bem pensado Ninja8086, o host de script do windows é ótimo pra automatizar qualquer tipo de tarefa. Inclusive para quem quer saber mais sobre esse assunto, http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/ricardosilva/wsh001.asp, é um ótimo tutorial conceitual sobre o assunto.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 06 maio 2012, 11:24

@jiraya

Tem razão. Vou implementar isso na próxima versão.

@vinians

É verdade, mesmo. VBScript é espetacular, dá pra fazer muita coisa e com uma facilidade impressionante. Eu adorei essa maneira de usar o WScript: não engorda meu jogo, não preciso usar dll, é nativo do Windows... A propósito... adorei o site!

Atualizei com mais recursos e correção de um bug. Antes não dava pra compactar arquivos grandes, mas agora dá. Essa versão fechou, não devo mexer mais.

Abraços!!


Última edição por brendan640 em Sáb 08 Jun 2013, 18:47, editado 1 vez(es)
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por Pit Bull Dom 06 maio 2012, 13:28

você pode colocar senhas no arquivo zip? preciso desta função.
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 06 maio 2012, 13:52

Eu não consegui encontrar um meio de colocar isso no VBScript com os recursos nativos do Windows sem ter que baixar bibliotecas adicionais. Jeito tem, mas eu não consegui. Não devo mexer mais porque acho que é o essencial pra zip. Pra coisas mais avançadas, é melhor usar uma dll.

Abraços!!


Última edição por brendan640 em Sáb 08 Jun 2013, 18:50, editado 1 vez(es)
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por Pit Bull Dom 06 maio 2012, 13:54

Entendo, eu tenho uma dll que faz isso mais não queria usa-la pelos créditos que terei que dar, mais de todo jeito muito obrigado.
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por GameMakerTutoriais Dom 06 maio 2012, 17:12


Entendi. Nesse caso realmente será melhor usar uma dll até mesmo por segurança. Num script temporário (a exemplo do engine) a senha ficaria facilmente acessível pra qualquer pessoa.

A pessoa até poderia usar esses scripts em arquivos com senha, mas apenas pra uso pessoal, porque ao descompactá-los, o Windows exibe um diálogo pedindo a senha.

Se você tentar adicionar um arquivo, você vai conseguir, mas ele não estará criptografado. Isso acontece porque a estrutura do zip permite que haja tipos diferentes de compressão e senha num mesmo pacote.

Enfim, é um engine simples. Eu só usaria se precisase de uma ou duas funções pra zip, assim eu evitaria ter que usar uma dll. Very Happy (além de mostrar uma boa utilidade pra VBScript no Game Maker)

Valeu!
avatar
GameMakerTutoriais

Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios : [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml) Empty Re: [Engine] Compactar ou extrair zip's sem dll's (VBScript + Gml)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos