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como nomeiar um objeto.
4 participantes
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como nomeiar um objeto.
gente, criei uma room com uma árvore.na sprite da árvore, coloquei 2 frames de árvores diferentes.Fiz isso com itenção de economizar objetos.Para colocar as duas árvores diferentes numa room usei o código no step: if x>20{framedois=true}e coloquei uma em cada canto.
eu gostaria de saber como nomeiar cada um desses objetos de árvore, chamando uma de a1 e uma de a2.De tal modo, colocarei ações diferente em cada uma, usando apenas um objeto!
eu gostaria de saber como nomeiar cada um desses objetos de árvore, chamando uma de a1 e uma de a2.De tal modo, colocarei ações diferente em cada uma, usando apenas um objeto!
Maluko_012- Data de inscrição : 29/02/2012
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Re: como nomeiar um objeto.
Tem muitas formas de fazer isso. Uma delas é ir naquela tela de edição da room, apertar ctrl e clicar com o botão direito. Fazendo isso, você pode colocar um segundo create_event (na verdade, ele vai acontecer ANTES do create event do objeto em si). Nesse segundo create_event, você coloca "nome=A1" e "nome=A2", um código em cada árvore. Daí, nas ações, você põe "if nome == A1" e "if nome == A2".
Outra forma é criar um segundo objeto pra controlar as árvores. Eu prefiro esse método, mas parece que você quer é evitar o segundo objeto, então deixei pra depois, mas vamos lá. Esse objeto cria as árvores usando um código do tipo:
Outra forma é criar um segundo objeto pra controlar as árvores. Eu prefiro esse método, mas parece que você quer é evitar o segundo objeto, então deixei pra depois, mas vamos lá. Esse objeto cria as árvores usando um código do tipo:
- Código:
A1 = instance_create(ladoEsquerdo, chão, árvore);
with(A1){
//define as variáveis exclusivas dessa árvore
}
A2 = instance_create(ladoDireito, chão, árvore);
with(A2){
//define as variáveis exclusivas dessa árvore
}
saim- Games Ranking :
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socorro
vc me disse pra por nome, mas o gm pro nao reconhece e variável nome!Sua ajuda nao valeu de nada, p favor, me ajudemsaim escreveu:Tem muitas formas de fazer isso. Uma delas é ir naquela tela de edição da room, apertar ctrl e clicar com o botão direito. Fazendo isso, você pode colocar um segundo create_event (na verdade, ele vai acontecer ANTES do create event do objeto em si). Nesse segundo create_event, você coloca "nome=A1" e "nome=A2", um código em cada árvore. Daí, nas ações, você põe "if nome == A1" e "if nome == A2".
Outra forma é criar um segundo objeto pra controlar as árvores. Eu prefiro esse método, mas parece que você quer é evitar o segundo objeto, então deixei pra depois, mas vamos lá. Esse objeto cria as árvores usando um código do tipo:Daí você administra todas as reações das árvores a partir desse objeto, que vai saber direitinho qual é a A1 e qual é a A2.
- Código:
A1 = instance_create(ladoEsquerdo, chão, árvore);
with(A1){
//define as variáveis exclusivas dessa árvore
}
A2 = instance_create(ladoDireito, chão, árvore);
with(A2){
//define as variáveis exclusivas dessa árvore
}
Maluko_012- Data de inscrição : 29/02/2012
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Re: como nomeiar um objeto.
o Saim escreveu
isso quer dizer que Você deve criar uma variável 'nome' e por o valor "A1", imagino.
não é isso?
,"nome=A1"
isso quer dizer que Você deve criar uma variável 'nome' e por o valor "A1", imagino.
não é isso?
Eudes - Hyo- Games Ranking :
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meu objetivo no topico.
Eudes - Hyo escreveu:o Saim escreveu,"nome=A1"
isso quer dizer que Você deve criar uma variável 'nome' e por o valor "A1", imagino.
não é isso?
Tudo o que eu quero é economizar o máximo de objetos possível.Daí entao a ideia de usar um so objeto pra ser árvore,pedra e etc.Renomeiando, eu mudaria eventos.Não consseguí das formas q me explicaram, quero outras.
Maluko_012- Data de inscrição : 29/02/2012
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Re: como nomeiar um objeto.
Tudo o que eu quero é economizar o máximo de objetos possível.Daí entao a ideia de usar um so objeto pra ser árvore,pedra e etc.Renomeiando, eu mudaria eventos.Não consseguí das formas q me explicaram, quero outras.
Acho que entendi oque vc quer. Quer que cada instancia (cópia) de um mesmo objeto tenha eventos diferentes das outras, é isso?
Se for, é bem simples. No editor de rooms, quando colocar o cursor do mouse sobre uma das instâncias, vai aparecer na parte de baixo do editor "id: xxxxx". Cada instância do objeto recebe um id diferente, assim é possível que instância do mesmo objeto realizem ações diferentes das demais.
Quando você for colocar uma ação que só será realizada por determinada instância, é só colocar:
- Código:
if (id == ID_DA_INSTANCIA)
{
acontece ação;
}
Neutral- Games Ranking :
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