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Mensagem por RAUL619 Sex 24 Fev 2012, 21:29

é podem me dizer q erro é esse

ERROR in
action number 3
of Key Press Event for Key
for object sonic_obj:

Error in expression:sond-pulo=false
position 1: Unknown variable sond


Última edição por RAUL619 em Dom 26 Fev 2012, 15:04, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Markituh Sex 24 Fev 2012, 21:38

"Variável sond desconhecida"

Simplesmente, você escreveu o nome da variável errado, ou ela simplesmente não existe. Sem falar que você também escreveu um traço ao invés de underline.
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Mensagem por Black Studio Sex 24 Fev 2012, 21:41

hmm, ele está detectando Duas variaveis

sond e pulo, se quiser usar um espaço, use o '_' Underline

Por exemplo
'sound_pulo'
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Mensagem por Super Maker Sex 24 Fev 2012, 22:08

Você mandou a máquina diminuir o valor da variável sond (que nem existe no seu projeto) pelo valor da variável pulo (que também pode não existir no seu projeto).
Acho que você queria criar uma variável com o nome sound_pulo que por sua vez seria responsavel pela reprodução do som do pulo.
Certo?
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Mensagem por RAUL619 Dom 26 Fev 2012, 15:11

eu acho q sim só q eu nao sei o que sinceramente vcs podem me achar um tonto mais eu não sei o q é variavel
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Mensagem por Markituh Dom 26 Fev 2012, 15:23

Oh noes! Variável é um meio para se armazenar dados, sejam texto, números ou qualquer outro tipo (no caso do GM, apenas texto e números).

Se você não sabe o que é variável, provavelmente pegaste algum código pronto e saiu distribuindo. Mas não se preocupe, o conceito de variáveis não é tão difícil de entender. Mas se eu for explicar tudo aqui pra você pode ficar um pouco grandinho, e isso é algo que se deve estudar bastante, pois a grande vantagem e o que faz o GM melhor que muitos makers é que você pode fazer tudo do zero.

No Game Maker, geralmente variáveis locais (que só podem ser acessadas pelo objeto) são declaradas no evento Create. Você sabe o que é um evento, não sabe? Espero que sim. Para usar uma variável, primeiro você deve atribuir um valor à ela:
Código:
variavel = valor
Usando essa sintaxe. A variável pode ser de qualquer nome, mas desde que comece com letras ou um "_"(underscore). É o tipo mais simples de variável para se trabalhar, então por enquanto se foque apenas nessa.

Existem 2 tipos de variáveis no Game Maker: números e string;
  • String:
    Termo usado na computação para representar uma cadeia de caracteres. Texto, em outras palavras.
  • Números
    Podem ser inteiros ou fracionaríos.


E finalmente! Já que o projeto é seu, você deve saber o que "sound_pulo" faz, né? Very Happy
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Mensagem por RAUL619 Qua 07 Mar 2012, 18:48

Sim hehe podem trancar o topico
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