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Como botar healthbar visivel apenas em uma view?
3 participantes
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Como botar healthbar visivel apenas em uma view?
estou fazendo um jogo em que numa fase interagem 3 players, cada um jogando em uma parte do teclado, ou joystick. Cada player tem uma view propria, em uma port in screen propria, ou seja, tela dividia em 3 pedaços, do mesmo cenario, só q cada view vai se encarregar de mostrar os dados de seu respectivo player e a camera dela seguira ele. A parte da camera seguindo cada player consegui, porem...: Quero que apareça a barra de poder( estou usando healthbar) do player 1 apenas na view do player 1, uma barra de poder do player 2 apenas na view do player 2, e a do player 3 apenas na view do player 3. Acontece que se eu boto a draw_healthbar q sempre fique na posiçao fixa da view do player 2 por exemplo, ela esta visivel na do player 1 e na do 3, e isso eu nao quero( quero q mostre apenas na do player 2). E o mesmo com as outras barras dos outros players.
Como exemplo tem o topgear do SNES, onde no view do player de cima aparece so os dados dele (velocidade, velocimetro, posiçao do player, mapa priorizando o player1), e na view de baixo, aparece só dados do player 2.
se tiver como fazer pra checar em que view se está vendo a draw_health, e lá ele ser visivel, porem ser invisivel nas outras views, já resolve, mas nao to conseguindo nenhuma solução. Fiz uns testes usando view_current e view_xport q nao deu certo, ou aparece nas 3 ou some nas 3.
Como exemplo tem o topgear do SNES, onde no view do player de cima aparece so os dados dele (velocidade, velocimetro, posiçao do player, mapa priorizando o player1), e na view de baixo, aparece só dados do player 2.
se tiver como fazer pra checar em que view se está vendo a draw_health, e lá ele ser visivel, porem ser invisivel nas outras views, já resolve, mas nao to conseguindo nenhuma solução. Fiz uns testes usando view_current e view_xport q nao deu certo, ou aparece nas 3 ou some nas 3.
Última edição por Mannoroth em Qui 01 Mar 2012, 19:12, editado 1 vez(es)
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Re: Como botar healthbar visivel apenas em uma view?
Experimente usar as coordenadas window_get_x() + posição daquela hud na tela.
Não faço idéia se vai funcionar ou não, mas é algo a se tentar.
Outra tentativa seria usar view_current. if view_current == 0 {desenhe a hud}.
Acho essa opção mais provável de funcionar, por isso risquei a de cima.
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Re: Como botar healthbar visivel apenas em uma view?
como eu falei já havia tentado usar view_current assim, só que foi assim:
vlw mesmo saim, agora eu vou precisar disso pra outra coisa tbm (criar um objeto so na tela de determinado player), e já testei e deu certo tbm com sua ajuda. Eu nao conhecia as funções windows_get, e ainda bem q nao precisou usar entao rs.
Saim, eu preciso botar creditos pra vc no jogo?, afinal nao fosse sua ajuda taria empacado ainda.
outra coisa, qual a diferença entre == e =? acho q tem algo haver com precedência ou prioridade, não tenho certeza, pode não ser nada disso.
- Código:
if view_current=0 visible=true else visible=false
- Código:
if view_current=1 {draw_healthbar(view_xview[1]+20,340,view_xview[1]+120,355,global.poder0,c_green,
c_purple,c_purple,90,1,1)}
if view_current=0 {draw_healthbar(view_xview[0]+20,340,view_xview[0]+120,355,global.poder5,c_green,
c_purple,c_purple,90,1,1)}
vlw mesmo saim, agora eu vou precisar disso pra outra coisa tbm (criar um objeto so na tela de determinado player), e já testei e deu certo tbm com sua ajuda. Eu nao conhecia as funções windows_get, e ainda bem q nao precisou usar entao rs.
Saim, eu preciso botar creditos pra vc no jogo?, afinal nao fosse sua ajuda taria empacado ainda.
outra coisa, qual a diferença entre == e =? acho q tem algo haver com precedência ou prioridade, não tenho certeza, pode não ser nada disso.
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Re: Como botar healthbar visivel apenas em uma view?
outra coisa, qual a diferença entre == e =? acho q tem algo haver com precedência ou prioridade, não tenho certeza, pode não ser nada disso.
pelo que sei,em outras linguagens, não da pra usar o = numa condição, por que esse é o sinal de atribuição, ou seja, serve para atribuir um valor (normalmente a uma váriavel). Já == é o sinal de compração, e é o correto para usar na condição. Eu não sei pq no GML não da problema nenhum quando usa o = numa condição, mas o correto seria usar o == mesmo.
errado:
- Código:
if (x = 5)
{
y = 2;
}
corretp:
- Código:
if (x == 5)
{
y = 2;
}
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Re: Como botar healthbar visivel apenas em uma view?
Eu perdi essa parte da explicação (ainda bem, senão não teria pensado em usar view_current). Acho que mudar visible pra true/false faz é ativar/desativar o draw_event. Ou seja, DENTRO do draw_event, não teria efeito.Mannoroth escreveu:como eu falei já havia tentado usar view_current assim, só que foi assim:
- Código:
if view_current=0 visible=true else visible=false
Nah, esquece. Nem quando usam minhas engines eu faço questão de créditos, ainda mais por causa de uma dúvida.Mannoroth escreveu:Saim, eu preciso botar creditos pra vc no jogo?, afinal nao fosse sua ajuda taria empacado ainda.
É isso mesmo que o Neutral falou. Pra comparar, usa-se "==", pra atribuir, usa-se "=". Eu programo muito do lado de fora do game maker, apesar de usar só gml. Fico na esperança de que me acostumar às boas práticas vai me ajudar a aprender outras linguagens.Mannoroth escreveu:outra coisa, qual a diferença entre == e =? acho q tem algo haver com precedência ou prioridade, não tenho certeza, pode não ser nada disso.
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