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Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
+2
Guisão
Juliano Santos
6 participantes
Página 1 de 1
Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Deixa eu explicar melhor, estou inciando mais um projeto e não sei como fazer o inimigo desaparecer quando ele colide somente com a rede do bob espoja( ou seja quando o Bob esponja ergue a rede.
(obs:Seu colocar uma colisão de um objeto com o outro não vai importar se ele esta com a rede alevantada ou se ele esta pulando)
Tem que ser exatamente na rede!!Alguem pode me ajudar?
Deixa eu explicar melhor, estou inciando mais um projeto e não sei como fazer o inimigo desaparecer quando ele colide somente com a rede do bob espoja( ou seja quando o Bob esponja ergue a rede.
(obs:Seu colocar uma colisão de um objeto com o outro não vai importar se ele esta com a rede alevantada ou se ele esta pulando)
Tem que ser exatamente na rede!!Alguem pode me ajudar?
Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
não sou o melhor coder, mas um jeito meio"gambiarra" que eu consigui pensar é se voce dividir a sprite em dois objetos, um pro bob e um pra rede, acho que daria certo, ai voce poem a rede pra seguir o bob 32px a cima ou algo assim
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Simples, vá na sprite do bob esponja, e clique em Modify Mask.
Procure Algo escrito "Manual", e clique. Deixe o "precise" marcado. Clique na imagem do bob e deixe a parte da vara cinza.
Fazendo isso, só a vara tera esse objeto de colisão.
Procure Algo escrito "Manual", e clique. Deixe o "precise" marcado. Clique na imagem do bob e deixe a parte da vara cinza.
Fazendo isso, só a vara tera esse objeto de colisão.
Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
vitor_liminha123 escreveu:Simples, vá na sprite do bob esponja, e clique em Modify Mask.
Procure Algo escrito "Manual", e clique. Deixe o "precise" marcado. Clique na imagem do bob e deixe a parte da vara cinza.
Fazendo isso, só a vara tera esse objeto de colisão.
creio que assim se o bobsponja ficasse em cima de um chao ele ficaria atravessado no chao até a vara pq nao teria colisão entre chao e o pé dele, estou certo?
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
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Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
@Guisão:
Até seria uma boa ideia,mais vai ficar meio estranho ja que a rede ficaria flutuando!!
@vitor_liminha123:
Não deu certo por que não tem gravidade quando apertei enter ele trocou de sprite e ficou "atolado" no bloco do chão!!
edit:
@vitor_liminha123:
Não funcionou por que le não fica o tempo todo com a rede somente quando aperto enter!!
Até seria uma boa ideia,mais vai ficar meio estranho ja que a rede ficaria flutuando!!
@vitor_liminha123:
Não deu certo por que não tem gravidade quando apertei enter ele trocou de sprite e ficou "atolado" no bloco do chão!!
edit:
@vitor_liminha123:
vitor_liminha123 escreveu:Ah, entedni agora o que você quis dizer.
Faça assim:
Crie 2 objetos para o Bob, um que é o Bob, e o outro é a sua rede. Simples!
E no objeto da rede, coloque no seu Draw:
draw_sprite(sprite,-1,bob_esponja.x,bob_esponja.y)
x=bob_esponja.x
y=bob_esponja.y
Acho que AGORA vai funcionar! (espero )
Não funcionou por que le não fica o tempo todo com a rede somente quando aperto enter!!
Última edição por Juliano Santos em Sáb 18 Fev 2012, 12:54, editado 1 vez(es)
Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Entendo o que você quer dizer, caso ele esteja com a rede pra cima caso encoste na rede acontece algo, e não se encostar no corpo do bob esponja.
Para isso crie um objeto separado, mas não com a sprite da mão e da rede, crie um pequeno bloco preto ou algo do tipo do tamanho da rede, faça com que o objeto seja invisível e que siga o objeto (bob esponja), pode tentar fazer assim no objeto da rede:
Para isso crie um objeto separado, mas não com a sprite da mão e da rede, crie um pequeno bloco preto ou algo do tipo do tamanho da rede, faça com que o objeto seja invisível e que siga o objeto (bob esponja), pode tentar fazer assim no objeto da rede:
- Código:
x = obj_bob.x-8
y = obj_bob.y-16
Esse código só funciona se a sprite do Bob Esponja estiver centralizado, se não altere de acordo com a origem da sprite do Bob Esponja, qualquer duvida sobre o que eu disse só perguntar!
Flw!
Flw!
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Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
gabrielsch escreveu:Entendo o que você quer dizer, caso ele esteja com a rede pra cima caso encoste na rede acontece algo, e não se encostar no corpo do bob esponja.
Para isso crie um objeto separado, mas não com a sprite da mão e da rede, crie um pequeno bloco preto ou algo do tipo do tamanho da rede, faça com que o objeto seja invisível e que siga o objeto (bob esponja), pode tentar fazer assim no objeto da rede:
- Código:
x = obj_bob.x-8
y = obj_bob.y-16Esse código só funciona se a sprite do Bob Esponja estiver centralizado, se não altere de acordo com a origem da sprite do Bob Esponja, qualquer duvida sobre o que eu disse só perguntar!
Flw!
boa idéia, nao tinha pensado nisso, melhor doque rachar a sprite :p dono do topico, siga esse aqui que vai dar certo
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Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Ah, entedni agora o que você quis dizer.
Faça assim:
Crie 2 objetos para o Bob, um que é o Bob, e o outro é a sua rede. Simples!
E no objeto da rede, coloque no seu Draw:
draw_sprite(sprite,-1,bob_esponja.x,bob_esponja.y)
x=bob_esponja.x
y=bob_esponja.y
Acho que AGORA vai funcionar! (espero )
Faça assim:
Crie 2 objetos para o Bob, um que é o Bob, e o outro é a sua rede. Simples!
E no objeto da rede, coloque no seu Draw:
draw_sprite(sprite,-1,bob_esponja.x,bob_esponja.y)
x=bob_esponja.x
y=bob_esponja.y
Acho que AGORA vai funcionar! (espero )
Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
O jeito é eu desistir da rede do Bob, nada deu certo !!
Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Juliano Santos escreveu:O jeito é eu desistir da rede do Bob, nada deu certo !!
Como assim não deu certo? Fale qual o problema que a gente ajuda!
Diga o que esta dando errado que nós achamos uma solução, alias sempre tem uma! o/
Flw!
Diga o que esta dando errado que nós achamos uma solução, alias sempre tem uma! o/
Flw!
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Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
No Step do inimigo:
Troque 32 pela posição desejada.
- Código:
if place_meeting(x,y-32,obj_bob)
with(other)
{
instance_destroy()
}
Troque 32 pela posição desejada.
Re: Tem como fazer um objeto colidir exatamente com um local isolado em uma sprite?
Entendi! Fale pro Bob esponja uma dessas duas coisas, talvaez funcione:
1º:Você pode usar a hotspot do objeto para ajudar na colissão com a "agua_viva" por exemplo.
Mas oque é hotspot?é o ponto do objeto, vá na sprite do bob e clique em algum lugar da imagem(se aparecer uma cruz semelhante ao sinal de adição(+)vc achou o hotspot)todo sprite tem, geralmente quando vc cria o hotspot está em x0,y0.
Conforme as imagens que vc colocou do bob-esponja, vc pode pôr a hotspot no topo da cabeça dele, então na colissão da água-viva com ele vc põe:
2º:Põe uma collissão do bob com a água viva com isso:
Epero que ajude!
1º:Você pode usar a hotspot do objeto para ajudar na colissão com a "agua_viva" por exemplo.
Mas oque é hotspot?é o ponto do objeto, vá na sprite do bob e clique em algum lugar da imagem(se aparecer uma cruz semelhante ao sinal de adição(+)vc achou o hotspot)todo sprite tem, geralmente quando vc cria o hotspot está em x0,y0.
Conforme as imagens que vc colocou do bob-esponja, vc pode pôr a hotspot no topo da cabeça dele, então na colissão da água-viva com ele vc põe:
- Código:
if y<other.y{instance_destroy()}else{with other{instance_change(obj_bobEletrecutado,false)}}// Se o hotspot.y do outro objeto for maior que o meu hotspot,eu sou destroido, se não o outro se transforma no obj_bobEletrecutado.
2º:Põe uma collissão do bob com a água viva com isso:
- Código:
if place_meeting(x,y-10<other.y,agua-viva){with other{instance_destroy()}else{instance_change(bob_eletrecutado,false}}
Epero que ajude!
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