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Tutorial - Linguagem GML
3 participantes
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Tutorial - Linguagem GML
Tutorial - Linguagem GML
a linguagem GML é bem simples e serve para simplificar o drag and drop(se não sabe oque é isso confira a proxima aula)
Onde usa essa coisa aí?
ao clicar irá aparecer uma janelinha amigável
1- clique para sair do code e continuar o projeto
2- abrir um code
3- salvar o code
4-imprimir
5- desfazer,fazer
6-recortar
7-copiar
8- colar
9- vai para linha de código que vc quer.
11- proucura codes e funçoes até palavras
12- Mostra o arquivo de ajudado GM.
13-Apllies Ta (aplicar em:
self: próprio objeto
other: objeto que esta encostando nesse
Object: escolhe um objeto existente.
14-mostra onde aplicar cada função
Cores
mas que diabos cores tem a ver com isso? vejamos:
Texto normal
Valores
Comentário
Constante
Variáveis
Funções
Nome de script
Nome de resource
variavéis
variaveis são qualquer grandeza que recebe um nome,e ela pode ser declarada em uma ação,contanto sempre vai ter que ser declarada também no create,exemplos:
- Código:
vida=1
municao=50
vida=1
bala=1
globais:
as globais serão "ouvidas" por todos os objetos da room,digamos você quer que quando você estiver com a vida=1(baixa) ele te ATAQUE ,você tera que usar global:
global.vida=1
todas as variaveis terão que ser declaradas no evento create ou no room start/game start
If e while
if=se
toda vez que for utilizar essa função lembre-se que ela significa "se",onde usala?
- Código:
se eu estiver com vida=0 eu morro
- Código:
if vida=0 {instance_destroy}//instance_destroy é uma função que destroi o objeto
while é quase igual a if só que quando para a ação ele para também...não entendeu?
while=enquanto
if=se
o jogo vai checando tudo a cada segundo
ao chegar no if vai fazer a ação idependente se ela já parou de ser iniciada,já com while não.
onde usar?
- Código:
enquanto o zumbi estiver pulando o player vai atirar
- Código:
while obj_zumbi.jump=true
{player.atirando=true}
Else
else=senão
onde usar?
- Código:
o player vai ficar no chão
senão
vai voar
- Código:
player.gravity=1//essa é a variavel da gravidade,quanto mais alto mais forte.
else
gravity=0
agora oque matematica tem a ver com isso?
TUDO
bala=1
agora vamos aprender esses simbolos=><*/
acho que já estudou isso.não é?
- Código:
if bala<=0//sea bala for abaixo de zero
{atirar=false}//não vai dar para atirar
- Código:
if moeda>=100//se a moeda for acima de 100
{vida+=1}//vai aumentar uma vida
Última edição por The Wizard em Dom 21 Out 2012, 13:17, editado 2 vez(es)
The Wizard- Games Ranking :
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Data de inscrição : 24/03/2010
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Re: Tutorial - Linguagem GML
O_O
O Conteúdo da sua aula é muito bom, me ajudou bastante na parte do While, eu tinha dúvida sobre sua função xD
O Conteúdo da sua aula é muito bom, me ajudou bastante na parte do While, eu tinha dúvida sobre sua função xD
Mundo Game Maker- Data de inscrição : 09/01/2012
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Re: Tutorial - Linguagem GML
realmente, o conteudo ta bom e ta muito bem explicado, ando acompanhando todas as aulas, nao desista no meio, ta ficando bom, tambem me tirou algumas duvida do while ;)
Guisão- Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 3
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