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[XCREATOR] [Source] Calc
3 participantes
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[XCREATOR] [Source] Calc
Nome | Calc |
Plataforma | C |
Genero | Utilitario |
Descricao | É um avaliador de expressões criado em C puro. Serve como laboratório para quem está aprendendo C e deseja saber sobre como criar um avaliador de expressões basico (que pode ser usado para criar linguagens de programação. |
Controles | Teclado |
- Código:
/****************************************************
@Author Vinians
@Contact vinians2006@yahoo.com.br
@Date 16/11/2011
@Version 1.0
Pode ser compilado em qualquer C compativel com ANSI
Agradecimento a Jack W. Crenshaw pelo seu excelente artigo
sobre criacao de compiladores. Veja em
http://compilers.iecc.com/crenshaw/
*****************************************************/
#include <stdio.h>
#include <stdarg.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
#include <string.h>
float term();
void init();
float expression();
float get_num();
void match(char c);
void skip_spaces();
void aborta(char *fmt, ...);
char isnum(char c);
void license(void);
char buff[255];
char look = 0;
int look_pos = 0;
int main(int argc, char **argv)
{
int i = 0;
if (argc <= 1)
{
("\bUsage:calc \"<expression>\" Operators:");
("[+ - x /]... add/subtract/multiply/divide");
("[#/() ]... Exponenciation/Parentesis");
("Copyright (C) 2011 - Vinians (XCreator)");
("Email-me at: vinians2006@yahoo.com.br");
("Digite calc --license pra ler a licensa");
exit(0);
}
if (strcmp("--license", argv[1]) == 0)
{
license();
exit(0);
}
for (i = 1; i < argc; i++)
{
strcat(buff, (char *) argv[i]);
strcat(buff, " ");
}
init();
/*printf("Expression:%s\n", buff);*/
printf("%5.2f\n", expression());
return 0;
}
void license(void)
{
("Este programa e distribuido de acordo com a GNU Public License");
("Este programa e distribuido 'como esta' sem nenhuma garantia");
("implicita ou explicita. Voce pode obter uma copia desta licensa");
("na internet no link http://www.gnu.org/licenses/licenses.html ou escrever para");
("Free Software Foundation, Inc. 675 Mass Ave, Cambridge, MA 02139, USA.");
}
void next_char()
{
look = buff[look_pos];
if (look != '\0')
look_pos ++;
}
void match(char c)
{
if (look != c)
{
aborta("\bExpected '%c' found '%c'", c, look);
}
next_char();
}
void skip_spaces()
{
while(look == 32 && look != '\0')
{
next_char();
}
}
float term()
{
float num = 0;
if (look == '(')
{
match('(');
num = expression();
match(')');
skip_spaces();
} else
num = get_num();
while ((look == 'x') || (look == '/') || (look == '#') || (look == 'g') || (look == 'l'))
{
switch(look)
{
case 'x':
match('x');
skip_spaces();
num = num * get_num();
break;
case '/':
match('/');
skip_spaces();
num = num / get_num();
break;
case '#':
match('#');
skip_spaces();
num = (float) pow((double) num, (double) get_num());
break;
case 'g':
match('g');
match('t');
skip_spaces();
num = num > get_num();
break;
case 'l':
match('l');
match('t');
skip_spaces();
num = num < get_num();
break;
case '(':
match('(');
num += expression();
match(')');
}
}
return num;
}
float get_num()
{
float num = 0;
char temp[12], i = 0;
if (!isnum(look)) aborta("Number expected");
while (isnum(look))
{
temp[i++] = look;
next_char();
}
temp[i] = '\0';
num = (float) atof(&temp[0]);
skip_spaces();
return num;
}
void init()
{
look = 0;
look_pos = 0;
next_char();
}
float expression()
{
float total = 0;
skip_spaces();
if (look == '-') total = 0; else total = term();
while (look != '\0' && look != ')')
{
switch(look)
{
case '+':
match('+');
skip_spaces();
total += term();
break;
case '-':
match('-');
skip_spaces();
total -= term();
break;
default:
aborta("+ or - expected\n");
}
}
return total;
}
void aborta(char *fmt, ...)
{
va_list argp;
va_start(argp, fmt);
vfprintf(stderr, fmt, argp);
va_end(argp);
fprintf(stderr, "\n");
exit(1);
}
char isnum(char c)
{
return (((c >= '0') && (c <= '9')) || c == '.');
}
Flws
Re: [XCREATOR] [Source] Calc
realmente é muito útil, o problema é que você não fez algo flexível ai, é muito difícil pegar seu código e criar uma função para poder usa-la, algo como
eval("5+5");
eval("5+5");
Re: [XCREATOR] [Source] Calc
Parece que o jeito é usar: expression('conta')
Ex:
Edit: Depois fui reparar que expression() não tem parametros. Realmente complicou.
Até mais!
Ex:
- Código:
float result = expression('1+2-3/(3-4)+5-8');
Edit: Depois fui reparar que expression() não tem parametros. Realmente complicou.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [XCREATOR] [Source] Calc
Jiraya escreveu:realmente é muito útil, o problema é que você não fez algo flexível ai, é muito difícil pegar seu código e criar uma função para poder usa-la, algo como
eval("5+5");
Pessoal esse programa deve ser usado em ambiente de linha de comando. Coloquei o fonte dele pois ele usa um sistema de avaliação de expressões que pode ser modificado pra você criar sua própria linguagem de script, ele realiza calculos simples. As vezes é mais rapido do que pegar a calculadora do windows quando vc já esta com o CMD aberto heheheehe.PedroX escreveu:Parece que o jeito é usar: expression('conta')
Ex:
- Código:
float result = expression('1+2-3/(3-4)+5-8');
Edit: Depois fui reparar que expression() não tem parametros. Realmente complicou.
Até mais!
Flws!
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