Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Curso Gm 3D] Aula1: INICIANDO NO MODO 3D
+4
Neutral
CLT
irlansn
Mr.Brum
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Curso Gm 3D] Aula1: INICIANDO NO MODO 3D
ENGINE: Game Maker
NÍVEL: intermediário
TEMA: Game Maker, modo 3D .
PRÉVIA: Neste artigo eu pretendo abordar o tema , mas sem usar códigos, por enquanto, quero apenas passar os conceitos iniciais, para que nos próximos artigos da série ,vocês já tenham uma noção de como funciona o 3D no Game Maker..
INTRODUÇÃO
NÍVEL: intermediário
TEMA: Game Maker, modo 3D .
PRÉVIA: Neste artigo eu pretendo abordar o tema , mas sem usar códigos, por enquanto, quero apenas passar os conceitos iniciais, para que nos próximos artigos da série ,vocês já tenham uma noção de como funciona o 3D no Game Maker..
INTRODUÇÃO
Se você nunca teve experiência com 3D no Game Maker, poderá parecer um pouco complicado pra você,criar um jogo 3D nele.Mas depois de estudos e treinos , tudo se tornará bem claro,e intuitivo, e te tornará possível,fazer seu jogo sem complicações.
O Game Maker foi criado para fazer jogos, mas tendo total foco no 2D. A parte 3D é como que um bônus inserido de última hora pelo tio Overmars. Por isso muita gente diz que não dá pra se fazer bons jogos 3D nele, eu desminto,e digo que com um pouco de esforço você consegue sim fazer bons jogos nele.
A TERCEIRA DIMENSÃO
A terceira dimensão é indicada em muitos locais como o eixo Y,porém no Game Maker o eixo é representado por Z:
As coordenadas 2D do GM são representadas pelas variáveis x e y por padrão, porém quando iniciamos a programação 3D nele, a variável z não é criada automaticamente, temos que criá-la manualmente.E este é
um dos primeiros erros de muitos makers que iniciam o 3D no GM. Portanto é de essencial importância,que você esteje sempre atento para essa variável, assim como está para x e y nos seus jogos 2D.
Outro ponto importante a se considerar é que a coordenada y ficará invertida neste novo modo.
Em seus jogos 2D você poderá perceber que a origem do y(0,0) fica no canto esquerdo superior da sua tela,mas ao iniciar o modo 3D, esta origem vai passar para o canto esquerdo inferior, porém é uma coisa que às vezes passa batido por nós, já que a coordenada y,é que nos parece a nova coordenada.
A CÂMERA
A parte essencial dos jogo 3D com certeza é a câmera,no GM a câmera é chamada de projeção,e é através dessa projeção que será renderizado o seu jogo,caberá ao Maker configurá-la e adaptá-la ao seu jogo. Uma regra que ele não pode esquecer jamais, é que todos os objetos do jogo deverão ter depths menores que o da câmera. Isso é nescessário para que sejam vistos corretamente.Isso ocorre porque o depth irá definir a camada de desenho na tela, e quando mais de um objeto estiver alinhado na tela, somente o de menor depth será visto, portanto se seu objeto tiver um depth menor que o da câmera, isso garante que ele será visualizado corretamente.
POTENCIAL
Quando estamos em busca do aprendizado, uma coisa que nos estimula muito é ver o potencial que teremos ao fim dos estudos,portanto vou apresentar uma lista com as funções que o GM3D pode fazer:
Modelar formas básicas: ( Blocos,Elipsoids,Cones,Cilindros,Paredes,Solos.)
Modelar polígonos: (através de faces triangulares.)
Aplicar transformações: (rotação,posição,escala.)
Texturizar: (usa as backgrounds e até sprites para texturizar os modelos.)
Criar Neblina: (é um efeito visual que o GM usa para embaçar a visão mais distante.)
Criar iluminação: (criar efeitos de iluminação no jogo.)
Usar modelos: (criar,carregar e salvar modelos.)
Visão ortográfica: (é uma projeção 2D que pode ser usada para desenhar sprites ou texto na tela.)
REFERÊNCIAS
Então pra deixar você com água na boca,e ancioso pelos próximos artigos,aqui vai algumas screens,de jogos 3D feitos no Game Maker:
FONTE: http://mrbrumgames.blogspot.com/
Última edição por Mr.Brum em Sáb 21 Fev 2015, 00:59, editado 1 vez(es)
Re: [Curso Gm 3D] Aula1: INICIANDO NO MODO 3D
Muito bom seu tutorial! Parabéns!
Quando terá uma segunda aula?
Quando terá uma segunda aula?
irlansn- Games Ranking :
Notas recebidas : B+D
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
@IRLANSN vlw,que bom que gostou!
Ainda essa semana devo postar a segunda!
Ainda essa semana devo postar a segunda!
Excelente, quero ver a segunda parte, porque quero começar a aprender a criar jogos em 3D.
Aquele jogo ao estilo G.T.A. é seu?
Ótimo tutorial, parabéns!
Na verdade depende muito do software. O Blender por exemplo, também tem a terceira dimensão indicada pelo Z.
Na verdade trabalhar com o terceiro eixo no GM é um saco danado (xD), visto que mesmo o jogo sendo 3D, o desenvolvedor continua trabalhando em um espaço 2D (no caso o editor de rooms).
Pelo que sei, pelo menos a última screen é do Crime Life (mais especificamente o terceiro), um dos jogos mais famosos feitos no Game Maker. O jogo mostra que o GM também tem bastante potencial pra jogos 3D, apesar de não ser o foco da ferramenta.
Outro bom tutorial pra quem quer aprender a programar jogos 3D no GM é o tutorial oficial de FPS's da Yoyo Games, encontrado na lista de tutoriais da mesma: http://sandbox.yoyogames.com/make/tutorials
A terceira dimensão é indicada em muitos locais como o eixo Y,porém no Game Maker o eixo é representado por Z
Na verdade depende muito do software. O Blender por exemplo, também tem a terceira dimensão indicada pelo Z.
Na verdade trabalhar com o terceiro eixo no GM é um saco danado (xD), visto que mesmo o jogo sendo 3D, o desenvolvedor continua trabalhando em um espaço 2D (no caso o editor de rooms).
Pelo que sei, pelo menos a última screen é do Crime Life (mais especificamente o terceiro), um dos jogos mais famosos feitos no Game Maker. O jogo mostra que o GM também tem bastante potencial pra jogos 3D, apesar de não ser o foco da ferramenta.
Outro bom tutorial pra quem quer aprender a programar jogos 3D no GM é o tutorial oficial de FPS's da Yoyo Games, encontrado na lista de tutoriais da mesma: http://sandbox.yoyogames.com/make/tutorials
Neutral- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
Aqueles jogos tipo GTA, são respectivamente:Aquele jogo ao estilo G.T.A. é seu?
Crime Life 2 e 3.
Produzido pelo Sakisa da GMC, o Crime Life,é um jogo baseado no GTA,e só a versão 2 já tem mais de meio milhão de Plays na GMC,sendo considerado o melhor jogo independente feito no GM.
Quanto ao tutorial,a segunda parte sairá aqui na gmbr, logo,logo!
(Ainda essa semana!)
Tutorial aprovado
- Texto: OK!
Bem explicado, sem muita poluição de informação. - Formatação: OK!
Leve, bem destacada, sem exagero. - Ilustração: OK!
Além de ilustrar o plano cartesiano, também mostrou algumas referências de jogos. Gostei.
Bom tutorial Sr.Brum. Explicou de forma simples e direta o que demorei um certo tempo pra aprender Mas não vou trabalhar com 3D ainda, preciso aprimorar bastante meu 2D
Markituh- Games Ranking :
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
mrbrum22
muito bem explicado cara , quando eu começar a me aventurar com o 3d , vou procurar seus tutos , flw
muito bem explicado cara , quando eu começar a me aventurar com o 3d , vou procurar seus tutos , flw
ajudande de papai noel- Data de inscrição : 04/02/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
@COMMENT:
Com certeza, o Sakis 25 merece bastante reconhecimento pelo Crime Life, sem dúvida, o jogo 3D Mais bem trabalhado da GMC...
A, quem quiser dar uma olhada no blog do Criador de Crimelife, clique no link abaixo:
http://www.sakis25games.blogspot.com/
@TÓPICO:
Bom trabalho "mrbrum22", seu Tutorial está bem explicado, e, boa iniciativa de criá-lo, pois o 3D é uma das áreas mais complexas e que mais pessoas querem ajuda no GM...
Boa sorte com esse projeto...
flw...
Com certeza, o Sakis 25 merece bastante reconhecimento pelo Crime Life, sem dúvida, o jogo 3D Mais bem trabalhado da GMC...
A, quem quiser dar uma olhada no blog do Criador de Crimelife, clique no link abaixo:
http://www.sakis25games.blogspot.com/
@TÓPICO:
Bom trabalho "mrbrum22", seu Tutorial está bem explicado, e, boa iniciativa de criá-lo, pois o 3D é uma das áreas mais complexas e que mais pessoas querem ajuda no GM...
Boa sorte com esse projeto...
flw...
Itibere10- Data de inscrição : 01/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 86
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0