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como fazer um objeto pular? ( jogo em 3D )

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3Devolution
Adriel
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Mensagem por Adriel Seg 30 Jan 2012, 00:50

Seguinte : tô trabalhando num Mario Bros em 1ª pessoa, mas eu queria que, ao apertar espaço, ele pulasse! Como faz? E com a colisão com o chão também...

VLW!
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Mensagem por 3Devolution Seg 30 Jan 2012, 08:28

Cara eu também tenho a mesma dúvida.

Nunca consegui montar uma gravidade, no caso eu acho que não tem
Agente tem que improvisar...
"Nunca vi um tutorial do tipo aqui, já até pesquisei..."
Sempre quis fazer para que o personagem Pule e se agache, mas não consigo.

Se alguém souber, por favor nos ajude, acho que tem muita gente querendo saber. Ajudando a gente, você ajuda também os outros.
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Mensagem por God_of_war425 Seg 30 Jan 2012, 09:03

so colocar no youtuby Game Maker como fazer personagem pular la tem par de tutorial ja vi de agachar atirar de dar soco la tem monte tenta mais se n ajuda malz ae.
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Mensagem por CLT Seg 30 Jan 2012, 11:40

No Step:

Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if vspeed>15{vspeed=15}

E na tecla para pular:

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if !(place_free(x,y+15)){vspeed=-15}
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Mensagem por PedroX Seg 30 Jan 2012, 12:21

Você teria que aumentar o Z, depois diminuir até chegar ao Z do chão.

Supondo que o chão sempre esteja da mesma altura, você precisa saber o Z do chão.
Create
Código:
zspeed=0;

Você faria assim, ao pressionar a tecla de pulo:
Código:
if z==z_chao z+=40;

No Step:
Código:
if z-zspeed-1 > z_chao
zspeed+=1;

z-=zspeed;

if (z-z_chao) <=1 z=z_chao; 

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Thyago Seg 30 Jan 2012, 13:19

.Cara crie um objeto só para o pulo,coloque um chão,e coloque ele no chao,
coloque assim em step.
Código:
obj_player.z=-(ystart-y);

.Estou supondo que saiba fazer pular em 2d,ao apertar o botão de pular este objeto 2d pula e muda o z do outro objeto,fica perfeito
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