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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Platform Library
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Platform Library
Introdução:
A Platform Library é uma Lib que estou fazendo. Ela serve para os iniciantes que não tem a mínima noção de GML, criarem seu primeiro jogo de Plataforma.
Requerimentos:
Saber adicionar sprites e objetos no Game Maker
Tutorial:
Mesmo eu já tendo colocado o tutorial de como utilizar dentro do arquivo (*.RAR), colocarei aqui também:
Abrindo arquivos (*.RAR):
Para abrir arquivos (*.RAR), você precisa ter um programa chamado WinRAR. Você pode pegá-lo gratuitamente no Baixaki. Ele é trial, mas não expira. Apenas desabilita algumas funções.
Instalando Libs:
Antes de tudo, certifique-se de que seu Game Maker está fechado. Depois, vá na pasta onde você instalou seu Game Maker. Agora, abra a pasta "lib". Coloque a lib lá dentro. Pronto! Lib instalada!
Download:
Clique AQUI para baixar!
Versão 2.0:
Na próxima versão da Lib, pretendo colocar para inves de ele colidir com um objeto, colidir com um tile.
Créditos:
Baseado no Tutorial do Froidz
Criado por Eskyz
Powered by Yoyo Games - Library Maker
Abraços!
A Platform Library é uma Lib que estou fazendo. Ela serve para os iniciantes que não tem a mínima noção de GML, criarem seu primeiro jogo de Plataforma.
Requerimentos:
Saber adicionar sprites e objetos no Game Maker
Tutorial:
Mesmo eu já tendo colocado o tutorial de como utilizar dentro do arquivo (*.RAR), colocarei aqui também:
Tutorial Platform Library:
1 - Nomes:
Os nomes das sprites devem ser esses:
spr_parado - Sprite do personagem parado
spr_andando - Sprite do personagem andando
spr_pula_cai - Sprite do personagem caindo E pulando
spr_mascara - você tem que fazer um quadrado inves do personagem, nessa sprite. Lembre-se de nela, desmarcar a
opção: "Transparent".
spr_wall - isso será o sólido. O spr que ele vai colidir.
Nome dos objetos:
obj_Player - Objeto do personagem. Coloque como a mask dele, o spr_mascara. Coloque como sprite dele, o spr_parado.
obj_Bloco - Selecione nele a opção Solid e a sprite spr_wall.
2 - Utilizando:
Esse método utiliza apenas Drag and Drop. A função que tem a lâmpadazinha, você coloca no evento CREATE.
Onde tem os dois pés, coloca no Evento Step. O que tem as duas setinhas vermelhas, coloca no evento Colides > obj_Bloco.
A com um icone do teclado de fundo cinza, você coloca em: Keyboard <No Key>. A que tem fundo azul, coloque em:
Keyboard <Left>. E a que tem fundo vermelho, coloque em: Keyboard <Right>. Lembre-se que para funcionar direito,
o HotSpot das SPRs do personagem, devem estar no pé dele, e sempre no mesmo lugar. Quando eu falo dos SPRs do personagem,
isso também inclui o spr_mascara.
3 - Sobre:
Você pode ampliar as capacidades do seu jogo utilizando o GML. Isso é só o básico, para fazer o personagem se mecher.
Baseado no tutorial do Froidz.
Versão 1.0
By Eskyz
Abrindo arquivos (*.RAR):
Para abrir arquivos (*.RAR), você precisa ter um programa chamado WinRAR. Você pode pegá-lo gratuitamente no Baixaki. Ele é trial, mas não expira. Apenas desabilita algumas funções.
Instalando Libs:
Antes de tudo, certifique-se de que seu Game Maker está fechado. Depois, vá na pasta onde você instalou seu Game Maker. Agora, abra a pasta "lib". Coloque a lib lá dentro. Pronto! Lib instalada!
Download:
Clique AQUI para baixar!
Versão 2.0:
Na próxima versão da Lib, pretendo colocar para inves de ele colidir com um objeto, colidir com um tile.
Créditos:
Baseado no Tutorial do Froidz
Criado por Eskyz
Powered by Yoyo Games - Library Maker
Abraços!
Eskyz- Data de inscrição : 26/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
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