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Duas duvidas sobre movimento em diagonal e ''OPÇAO CORRER"

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Mensagem por SoperNintendoWin Qui 19 Jan 2012, 14:48

Olá""!

Tenho duas duvidas sobre assuntos parecidos:

1º-Como fazer o personagem andar em diagonal presionando seta pra cima e seta pro lado ,ou seta pra baixo e seta pro lado desejado q quer ir. Mudando pro sprite em diagonal spr_diag_dir, esq ,baixo esquerda ,e baixo direita. Question
--
Ja fiz ele nas 4 direçoes retas, horizontal e vertical.


2ºComo ter a opçao "correr" no jogo presionando a tecla Z para ele ir mais rapido em todas as 8 direçoes em questao, presionando o Z ele mude pra spr_Correr_taldireçao e ande mais rapido que o padrao. Question
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Mensagem por mateus luz Qui 19 Jan 2012, 15:00

Bem, para mover na diagonal você pode checar se duas teclas estão sendo pressionadas, e em caso afirmativo usar coordenadas x e y pra fazer o movimento. Pra trocar de sprite tem a função sprite_index que faz isso. Fica mais ou menos assim:

Código:

if keyboard_check(vk_rigth) and keyboard_check(vk_up) // checa se estas duas teclas estão sendo precionadas
{
x+=5 //Move 5 pixel's pra direita
y+=5  //Move 5 pixel's pra cima, fazendo se mover em diagonal
}

Basta fazer o mesmo processo pras outras combinações, como baixo+esquerda e etc... E adaptar o codigo a isso.

Quanto a opção de correr pode fazer a mesma coisa. Checar se a tecla z esta sendo pressionada junto com as outras e com isso fazer ele ir mais rapido. Ficaria assim:

Código:


if keyboard_check(ord("Z")) and  keyboard_check(vk_right)
{
x+=10
}



Os valores pra x podem ser trocado a sua prefencia. Espero ter ajudado.
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Mensagem por Black Studio Qui 19 Jan 2012, 15:11

https://gmbr.forumeiros.com/t20323-fazendo-movimento-top-down-rpg-realistico#152559

Tente usar este tutorial, só que ele nao tem a opcao de correr, entao faca o seguinte.

Defina uma variavel no player chamada velocidade (deixe como 5)
Código:
velocidade=5

Agora onde tem este código :
Código:
friction=0.3
if speed>5 then speed=5
image_speed=speed/5
if speed=0 then image_index=0

Deixe deste jeito :
Código:
friction=0.3
if speed>velocidade then speed=velocidade
image_speed=speed/5
if speed=0 then image_index=0

Agora faca outro codigo assim para fazer ele correr :
Código:
if keyboard_check_pressed(ord('Z')) then velocidade=8
if keyboard_check_released(ord('Z')) then velocidade=5

Nao precisa de sprites especificas para correr, pois o codigo aumentara automaticamente a velocidade da animacao conforme sua velocidade. espero ter ajudado.
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Mensagem por SoperNintendoWin Qui 19 Jan 2012, 19:31

Obg vcs dois consegui resolver os problemas do game

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Mensagem por saim Qui 19 Jan 2012, 19:47

Como o tópico foi resolvido, está sendo trancado. Se quiser reabrir, entre em contato com a moderação.
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