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[Tutorial]Mini Mapa
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Página 1 de 1
[Tutorial]Mini Mapa
.Depois de alguns testes venho trazer um modo bem prático de criar aqueles mapas que ficam no canto da tela.
.Para começar vamos criar o obj_mapa, crie uma sprite retangular,de preferência proporcional ao tamanho da room, por exemplo: largura da sprite dez vezes menor que a largura room e altura dez vezes menor que a altura da room, mas isso é só uma sugestão.
.Coloque a sprite retangular no obj_mapa, e crie os seguintes códigos no evento Draw do obj_mapa:
//O código abaixo faz o obj_mapa manter a mesma posição original na tela, mesmo movendo a //view
codigo no draw do obj_mapa:
//Como estamos usando o draw o obj_mapa, temos que desenhar sua sprite na tela para o sprite não //ficar invisivel
codigo no draw do obj_mapa:
//Vamos criar duas variáveis para sabermos as proporções horizontal e vertical que o mapa //vai representar, para isso dividimos o tamanho do mapa pelo da room.
codigo no draw do obj_mapa:
.Agora vamos fazer com que os personaens sejam representados no mini mapa, coloque esse codigo em cada objeto que aparecera no mini mapa:
codigos no create dos objetos que aparecerao no mini mapa:
codigo no draw do obj_mapa:
.Pronto, você pode mudar o tamanho da room, mudar o tamanho do mapa, mudar o local do mapa e ele sempre vai funcionar mantendo as proporções corretas.
até mais.
.Para começar vamos criar o obj_mapa, crie uma sprite retangular,de preferência proporcional ao tamanho da room, por exemplo: largura da sprite dez vezes menor que a largura room e altura dez vezes menor que a altura da room, mas isso é só uma sugestão.
.Coloque a sprite retangular no obj_mapa, e crie os seguintes códigos no evento Draw do obj_mapa:
//O código abaixo faz o obj_mapa manter a mesma posição original na tela, mesmo movendo a //view
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
x=view_xview[0]+xstart;
y=view_yview[0]+ystart;
//Como estamos usando o draw o obj_mapa, temos que desenhar sua sprite na tela para o sprite não //ficar invisivel
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,0,x,y)
//Vamos criar duas variáveis para sabermos as proporções horizontal e vertical que o mapa //vai representar, para isso dividimos o tamanho do mapa pelo da room.
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
hproporcao=sprite_width/room_width;
vproporcao=sprite_height/room_height;
.Agora vamos fazer com que os personaens sejam representados no mini mapa, coloque esse codigo em cada objeto que aparecera no mini mapa:
codigos no create dos objetos que aparecerao no mini mapa:
- Código:
mapa=true
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
with(all)
{
if(variable_local_exists('mapa'))
{
if(mapa=true)
{
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
}
}
}
.Pronto, você pode mudar o tamanho da room, mudar o tamanho do mapa, mudar o local do mapa e ele sempre vai funcionar mantendo as proporções corretas.
até mais.
Última edição por Thyago em Qui 02 Fev 2012, 14:46, editado 5 vez(es)
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
Ótimo tutorial, vou até usar.
Mas eu sugiro que mude o titulo para "Minimapa". Assim dá pra saber de primeira o que é.
Mas eu sugiro que mude o titulo para "Minimapa". Assim dá pra saber de primeira o que é.
Re: [Tutorial]Mini Mapa
,Tem razao,e ai voce testou?
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto pela parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.
Última edição por Battalion em Qui 19 Jan 2012, 15:15, editado 1 vez(es)
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
Battalion escreveu:Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto péla parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.
.Veja se consegue agora.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
Muito legal! Funcionou como eu queria!
Depoisa pouco edito, pois preciso sair agora.
Depoisa pouco edito, pois preciso sair agora.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
.Queria pedir que algué visse meu tutorial,para aprova-lo ou não,ja faz um tempinho que eu o fiz.
.Até mais;
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
tem cmo mostra tile tambm ?
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
.Nesse modelo,não,para o que você quer,tem que fazer duas views,a segunda,para ser o minni mapa ok.
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
nao sei o que fis de errado
segui passo a passo mas
aparece o seguinte erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj-map:
Error in code at line 12:
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
^
at position 39: Unknown variable obj_mapa
eu coloquei os codigos no mesmo code (diacordo com cada objeto)
segui passo a passo mas
aparece o seguinte erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj-map:
Error in code at line 12:
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
^
at position 39: Unknown variable obj_mapa
eu coloquei os codigos no mesmo code (diacordo com cada objeto)
Re: [Tutorial]Mini Mapa
o mapa não se chama obj_mapa, altere o nome...
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
Otimo tutorial manow!
Vou ver se uso ele num RPG que to pensando em fazer.
VLW por postar!
Vou ver se uso ele num RPG que to pensando em fazer.
VLW por postar!
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Re: [Tutorial]Mini Mapa
Esse tutorial ficou bom mesmo.
Conheço um jeito mais fácil e que funciona no GM Lite que é fazendo uma "brincadeira" com Views por GML.
De um jeito ou de outro,obrigado pelo tutorial.
Conheço um jeito mais fácil e que funciona no GM Lite que é fazendo uma "brincadeira" com Views por GML.
De um jeito ou de outro,obrigado pelo tutorial.
Re: [Tutorial]Mini Mapa
certo alterei o nome q provocava o erro como mandarão e agora veio um diferente e sobre o codico mapa=true
aparece a seginte mensagem :
FATAL ERROR in
action number 2
of Create Event
for object árvore:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
mapa=true
^
at position 5: Variable name expected.
aparece a seginte mensagem :
FATAL ERROR in
action number 2
of Create Event
for object árvore:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
mapa=true
^
at position 5: Variable name expected.
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