GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial

2 participantes

Ir para baixo

[Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial Empty [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial

Mensagem por Mr.Rafael Sex 25 Nov 2011, 10:45

"Embora pareça, eu não quero criticar nada ou ninguém. Eu gostaria apenas de passar umas dicas pequenas com o intuito de melhorar a edição de alguns tutoriais.

É bem simples e acho que isso melhoraria muito a qualidade dos tutoriais, se fosse 'seguido'.
"

Dicas de como fazer um bom tutorial.
Por Mr.Rafael
-
• Introdução:

Embora eu não entre com muita frequência, estou sempre por aqui, de visitante, observando o fórum. Até que me deparo com a sessão de tutoriais e... bem, eu acho algo ótimo ver pessoas dedicando seu tempo para nos ensinar coisas novas e ajudar os novatos na criação de jogos.

No entanto, temos toneladas de tutoriais ensinando a criar um "primeiro jogo", ou "uma plataforma". Existem tutoriais que explicam quase a mesma coisa de outro que está a algumas simples colunas atrás. Alguns também não possuem uma boa formatação, fazendo com que não venhamos a entender com clareza o que está escrito. Esse é meu ponto.

#1 - Assunto do tutorial:

Eu sei que vários usuários daqui do fórum gostam de ajudar outras pessoas. Isso é bom, mas antes de ajudarmos em alguma coisa, vamos ver se mais alguém já não havia explicado antes.

Mesmo que não seja proibido, é bom não ter tantos tutoriais repetidos. Assim, a sessão fica mais limpa e consequentemente deixa outras lições mais visíveis. Não quero desmotivar ninguém a criar um tutorial, mas que possa "inovar" um pouco no conteúdo. (existem milhões de tutoriais de "como fazer um primeiro jogo". Você não necessariamente precisaria fazê-lo outra vez)

#2 - Parágrafos e tópicos:

Um tutorial bem organizado requer uma boa separação de linhas e tópicos (como o texto acima). Isso facilita a procura pelo procedimento desejado e o torna mais legível.

Você também pode usar o negrito e o itálico para destacar algumas partes. Pode não parecer muito útil, mas se usado corretamente, permite maior compreensão do texto, destacando palavras-chaves importantes. No caso deste tutorial, eu estou dando espaços em cada parágrafo, para separar melhor os textos. Com essa simples adição, você estará melhorando e muito a sua explicação.

#3 - Imagens:

Imagens são ótimas para ilustrar procedimentos avançados, e às vezes resume o que poderia ser dito com palavras. Isso não é uma coisa que se possa "ensinar a fazer", mesmo porque as imagens são feitas à escolha do usuário. Mas eu gostaria de dar umas pequenas dicas...

Imagens geralmente são mostradas afim de se representar o progresso do conteúdo envolvido. Então, às vezes, não é preciso colocar "sprites-exemplo", ou "um projeto vazio" para ilustrar. Eu recomendo usar imagens quando se estiver em um estado razoável do projeto.

Cheque também o tamanho das imagens e o lugar onde elas vão estar. Quanto melhor for visualizada pela página, mais limpo o seu tutorial fica.

#4 - Linhas de código e DnD:

Isso puxa mais para as dicas #2 e #3, então não há muito o que dizer a respeito. Basta usar a tag
Código:
"[i]Código aqui[/i]"
e para o DnD, imagens com comentários (o símbolo de exclamação) para separar os procedimentos.

O DnD muitas vezes não é tão bem compreendido por meio de imagens, então é uma boa explicar a lógica das funções e a organização delas. Quanto aos códigos, linhas de comentário para facilitar a função delas ajudam, embora eu ainda não veja total necessidade.

• Considerações finais:

Novamente, eu quero deixar claro que não pretendi criticar o ato de postar tutoriais, considero isso até bom para o fórum, pois mostra que temos bons usuários tentando explicar sobre como fazer diversas coisas. Quis apenas dar uns toques sobre como poder melhorar o conteúdo e organizá-lo para facilitar a compreensão.

Esse é um mini-tutorial, então não possui explicações tão bem detalhadas e coisas do tipo. Espero ter sido bem compreendido e ajudado em algum ponto. Rolling Eyes

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial Empty Re: [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial

Mensagem por GALAXY GAMES Qua 30 Nov 2011, 12:19

Bom o tutorial, isso vai ajudar com que mais tutoriais sejam aprovados!
GALAXY GAMES
GALAXY GAMES

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : D+E+E
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 439
Prêmios : [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos