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[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
+3
PedroX
joao truzzi
Lukbebalduke
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
Blocos unidos jamais seram vencidos !
Já se perguntaram por que todos os jogos de plataforma da GMBR tem sempre a mesma coisa quando se trata de blocos ? Então resolvi dar um pouco de ateção a eles e não a player dessa vez ! Então se quiser transformar esses blocos:
nesses blocos:
Continue lendo !
Requerimentos
Conhecimento do place_meeting
Dessas sprites:
- Código:
http://www.4shared.com/rar/A_K_mgxt/blocos.html
Ter o conhecimento do ! (not)
Começando
Crie o obj_bloco coloque qualquer sprite quadrada nele.
Ele vai ter muitos codigos no create, caso quera diminuir os codigos e as sprites é só ter um bom conhecimento de image_angle e adaptar o codigo. No create vamos começar chegando se tem alguem em volta em todas as faces e se não tem ninguem em todas as faces Para fazer o spr_a1 e spr_b1
Vamos começar com o a1
- Código:
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_a1)
}
Ai da para perceber que ele checa se não tem ninguem em todos os lados, ai ele muda a sprite
Agora o b1 é a mesma coisa só que sem os nots:
- Código:
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_b1)
}
Agora vamos checar se só tem uma face sem ninguem para fazer os cs (c no plural).
- Código:
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_c1)
}
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_c2)
}
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_c3)
}
Como vc viu eles usam os mesmo principios. Mas e o c4 ? (
Agora vamos programar os ds (d no plural), que vai checar se tem 2 faces com e 2 faces sem, mais sem serem opostas (a sem ser oposta a sem) pois isso é papel dos fs (f no plural):
- Código:
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_d1)
}
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_d2)
}
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_d3)
}
o d4 tbm é por sua conta. Agora vamos aos es (e no plural) que checa se só tem 1 face vazia:
- Código:
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e1)
}
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e2)
}
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e3)
}
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e4)
}
Não, não precisa fazer o e4. Agora vamos aos fs (f no plural) que checam se tem duas faces com e duas face sem. Mais opostas, a sem oposta a sem e a com oposta a com
Assim:
- Código:
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_f1)
}
Espero que goste do tutorial lembrando que se melhorar as sprites fica show !
Última edição por pinpi em Sáb 07 Jan 2012, 23:56, editado 3 vez(es)
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Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
cara, muito legal o seu tuto sobre os blocos o meu ficou igual ao seu,
vai ser muito util para jogos de plataforma ou labirinto entre outros,
ta de parabens
vai ser muito util para jogos de plataforma ou labirinto entre outros,
ta de parabens
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Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
Ficou bom o tutorial.
Aprovado.
No entanto, arrume os erros ortográficos no titulo:
Blocos unidos jamais serão vencidos
Aprovado.
No entanto, arrume os erros ortográficos no titulo:
Blocos unidos jamais serão vencidos
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
kk, eu ja fiz isso com os tiles do mario:
Antes
Depois
-edit-
ops, enviei sem querer =P
Legal seu tuto cara, mas dava pra explicar melhor.
flw
Antes
Depois
-edit-
ops, enviei sem querer =P
Legal seu tuto cara, mas dava pra explicar melhor.
flw
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Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
Pedro:
Já arrumei
Tedi:
Ficou muito legal seu exemplo !
Já arrumei
Tedi:
Ficou muito legal seu exemplo !
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Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
cara parabens pelo tutorial, por encrivel que pareça eu fiz o meu editor de mapas assim :https://gmbr.forumeiros.com/t27311-editor-de-fases-que-exporta-pra-mapamap
e juro que nao tinha visto seu post ate hoje, cara parabens o tutorial esta muito bom
e juro que nao tinha visto seu post ate hoje, cara parabens o tutorial esta muito bom
Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
bom tutorial mas eu acho que seria mais facil criar um obj_bloco transparente e usar tiles-set
glasdou- Data de inscrição : 21/11/2013
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Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
Ae mano parabéns o tutorial foi ótimo, e obrigado por compartilhar antes não sabia utilizar o comando "place_meeting" graças a você eu sei agora e vai ser muito útil para iniciantes na area. valew
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !
glasdou escreveu:bom tutorial mas eu acho que seria mais facil criar um obj_bloco transparente e usar tiles-set
Isso pode ser util no GMS Free onde você tem um número de tiles limitadas.
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